Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (Histórico do Ensino através da Bíblia)

 
1ª Parte
A Escola Bíblica através dos tempos
I. Nos dias de Moisés
No princípio entre o Povo de Deus eram os próprios pais os responsáveis pelo ensino da revelação divina no lar. O lar era uma escola – Dt 6.7; 11.18,19. (19. e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”.)


  1. Na época dos sacerdotes:

Os sacerdotes além do culto divino tinham o encargo do ensino da lei – Dt 24.8; 1Sm 12.23; 2 Cr 15.3; Jr 18.18.. Os reis de Judá quando piedosos aliavam-se aos sacerdotes para a promoção do ensino bíblico. Ex. Josafá – 2 Cr 17.7-9.

  1. Durante o cativeiro Babilônico:

Nessa época os judeus privados do culto do templo instituíram as sinagogas . Elas eram usadas como casa de cultos, escola bíblica e escola pública, tanto para crianças como para adultos.


  1. No pós-cativeiro:

O grande avivamento espiritual entre os judeus nos dias de Neemias produziu a difusão da Palavra de Deus e do ensino bíblico. É dessa época que temos o relato do primeiro movimento de ensino bíblico metódico popular similar ao de nossa escola dominical de hoje..
O capítulo 8 de Neemias nos dá um relato de como era escola bíblica popular de então, ou Escola Dominical como chamamos hoje.

Esdras lê a Lei diante do povo”(Ne 8. 1-8).

1 E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se
ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e entendidos; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei.4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estavam em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, eMaaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana, e Zacarias, e Mesulão.5 E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e,
abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.6 E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém!?,
levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.
7 E Jesua, e Bani, e Serebias, e Jamim, e Acube, e Sabetai, e Hodias, e Maaséias, e Quelita, e Azarias, e Jozabade, e Hanã, e Pelaías, e os levitas ensinavam ao povo na Lei; e o povo estava no seu posto.8 E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.

  1. Esdras era o superintendente – V. 2
  2. O livro- texto: A Bíblia – V. 3.
  3. Os alunos: eram homens, mulheres e crianças: V. 3; 12.43.
  4. Treze auxiliares ajudavam Esdras na direção dos trabalhos: V. 4.
  5. Outros treze serviam como professores ministrando o ensino: vv. 7,8.
  6. O horário: da manhã ao meio dia – V. 3.
  7. Os professores liam a palavra e explicavam o sentido para que o povo entendesse. V. 8.


  1. Nos dias de Jesus:

  1. Jesus foi o Grande Mestre, glorificando assim a missão de ensinar. Das 90 vezes que alguém se dirigiu a Ele, nos Evangelhos, 60 vezes Ele é chamado de Mestre.. O Ministério de Jesus era tríplice. Ele pregava, curava e ensinava. Esse mesmo ministério Ele delegou aos seus - Mt 28.19; Mc 16.15,18.
  2. Seus apóstolas também ensinavam – Mc 6.30b; At 5.2.
  3. Aplicação: A Igreja de hoje deve dedicar-se mais ao ensino. Pecadores aos milhares se convertem, mas poucos permanecem porque lhes falta o apropriado ensino bíblico – Mt 13.6.
    jesus-ensinando
  1. Nos dias da Igreja:
  1. Após a ascensão de Jesus, os apóstolos e discípulos continuaram a ensinar. A Igreja do tempo primitivo dava muita ênfase ao ensino – At 5.41,42.
  2. Paulo, um grande mestre, foi maravilhosamente usado por Deus nesse mister.
  • Ele e Barnabé passaram um ano todo ensinando a Igreja em Antioquia: At 11.26.
  • Em Éfeso ficou três anos ensinando – At 20.20,31.
  • Em Corinto ficou um ano e seis meses – At 18.11.
  • Seus últimos dias em Roma foram ocupados com o ensino da Palavra – At 28.31
  1. Mais tarde vemos que a marcha do ensino bíblico na Igreja sofreu solução de continuidade e a Igreja entrou na era das densas trevas espirituais da Idade Média.
  2. Muitos séculos depois veio a reforma. Os líderes da Reforma dedicaram especial atenção ao preparo de livros de instrução religiosa, bem como reuniões destinadas a esse mister.
  3. Tanto o pregador como o professor usam a Palavra de Deus mas os ministério são diferentes. O pregador anuncia ou expõe o Evangelho, a Palavra de deus. Assim fazendo, ele lança a rede e as almas perdidas são ganhas por Jesus. Já o professor, sua missão é instruir, simplificar as verdades bíblicas, ilustrá-las, ilustrá-las, dissecar o texto até que compreendam o que se quer ensinar.
  4. A Igreja de hoje nunca deverá esquecer a amarga e desastrosa experiência resultante do descuido e abandono da instrução religiosa das crianças nos tempos que precederam a tenebrosa Idade Média.

Continua.....

Um comentário:

  1. Caro J Cavalheiro,

    A Paz do Senhor!

    Grato pela honrosa visita no Point Rhema. Já estou seguindo o seu excelente blog. Parabéns!
    Verifique que já está incluso no meu bloglist por lá!

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...