Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EBD- O COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

Lições Bíblicas CPAD - 4º Trimestre de 2011

SUBSÍDIOS À 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Lição 8 do 4º Trimestre  2011

 O Compromisso com a Palavra de Deus 
 20 de Novembro de 2011


Texto Áureo
“Firmemente aderiram [....] de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos  e os seus estatutos"(Ne 10. 29)

Verdade Prática
O compromisso com a Bíblia é o requisito  imprescindível para a Igreja de Cristo seguir vitoriosa




Leitura Bíblica em Classe 
Ne 10. 28 - 33




Objetivos
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: 

- Compreender que a Bíblia é o guia para que tenhamos uma vida vitoriosa e abundante

Conscientizar-se  de que o crente não pode casar-se com idólatras .

Estabelecer  um dia da semana para adorar ao Senhor.


DEFINIÇÕES:

Netineus:

Existem algumas passagens bíblicas que se referem a um grupo especial chamado "Netineus" na RC e "guardas do templo" na RA.
No hebraico, a palavra "Nethinin" parece indicar uma tradução como "aquele que dá" ou "aquele que serve".


Ano Sabático:
Todo sétimo ano. Propósito: a terra ficava sem cultivo por um ano a cada seis de produção para descansar e readquirir fertilidade. 

Pães da Proposição:

O historiador Josefo, indica que o pão era sem fermento. Este pão às vezes é chamado de 'pão da preposição', porque seu significado literal é 'pão da face', isto é, pão partido diante da face ou presença de Deus. 
Eram 12, pequenos e achatados e redondos, postos em ordem, para serem exibidos. Lv 24:5-6 " Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de duas dízimas de um efa. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR."





COMENTÁRIO



INTRODUÇÃO

Após a reconstrução dos muros caídos da cidade de Jerusalém Neemias e Esdras fizeram a leitura ao povo do Livro da Lei de Deus, durante um exaustivo tempo diário e por uma semana, o povo de Deus foi tomado de um extraordinário avivamento. Avivamento este que causou um impacto no povo que alterou os conceitos de adoração e culto a Deus. Israel assume um compromisso com a Lei de Deus. Esdras e Neemias, mediante a Palavra da Lei, levaram o povo a mudar os costumes com respeito aos casamentos mistos, ao dízimo e ofertas para manutenção do templo, a Casa de Deus. Neste estudo estaremos analisando as consequências deste genuíno avivamento direcionadas a assuntos como:
(1) casamento misto com pagãos;
(2) profanação do sábado;
(3) pagamento do imposto do Templo;
Essas necessidades deveriam ser atendidas através do pagamento de dízimos e da contribuição ao Templo por meio de todas as primícias de suas terras, e dos primogênitos dos filhos de todos os animais. Tanto em Esdras como em Neemias está evidente a necessidade de insistir na lei contra o casamento misto com os pagãos. Podemos entender que também havia muita negligência em relação ao sábado, à manutenção dos serviços no templo, e àqueles que ali ministravam.  Neemias (12.44-47; 13.10-12,15-22).



I. DEUS RENOVA A ALIANÇA COM SEU POVO

Depois do término das obras do muro, o povo voluntariamente pede a Esdras que leia o Livro da Lei, dando sinais de que estavam começando a viver uma reforma verdadeira, como resultado da ação e disciplina do Senhor.
A leitura da Lei resultou uma tristeza nos judeus por não estarem vivendo de acordo com aquele livro. Mas os levitas, que também ensinavam a Lei, exortaram a todos que se alegrassem, pois a alegria do Senhor seria a força deles. Perceba que eles estavam relacionando a Lei de Moisés com a alegria de Deus, o que espanta muitas pessoas hoje, inclusive cristãos, que a consideram pesada e difícil, as vezes até mesmo desumana.
Sobre esse assunto devemos citar o salmo 119 e os seus muitos versículos dedicados a Lei, sendo uma verdadeira carta de amor aos seus ensinos, como podemos perceber em alguns versículos:

“Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.” (v.16)
“Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros ” (v.24)
“Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.” (v.27)
“Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.” (v.40)

 O motivo de muitos considerarem a Lei de Moisés dessa forma é em razão de suas muitas regras que deviam ser observadas e a dificuldade que devia gerar nos crentes daquela época em guardarem todos os juízos, tendo a necessidade de rituais e outras formas pré-estabelecidas de adoração.
Na verdade, a nossa geração, principalmente os ocidentais, que não estão acostumados à uma vida regrada é que possui essa distorcida visão da Lei, pois, na verdade, dentre os povos da época era o conjunto de regras mais justo e mais preocupado com a reconciliação do que com a punição ao pecador.

O jornalista Philip Yancey, no livro “a Bíblia que Jesus lia” diz que:

“... os hebreus viviam em tempos selvagens e bárbaros. Suas leis, que a nós podem parecer severas, são na verdade bastante brandas se comparadas à dos povos vizinhos. Eles estabeleceram regras básicas sobre a guerra e introduziram nas leis o respeito pelos pobres e o cuidado com o meio ambiente. Impuseram limites à violência e estabeleceram cidades de refúgio... nos escritos desse período estava a semente, mas tão-só a semente da graça divina.”

 Outro aspecto a ser ressaltado desse texto é a atitude de arrependimento e confissão de pecado que os hebreus tiveram durante três horas, depois de três horas de leitura da Lei de Moisés. O conteúdo da confissão envolvia o reconhecimento de Deus como Senhor e Suas obras maravilhosas, bem como a rebeldia dos ascendentes das gerações anteriores.
A renovação da aliança levou o povo a se comprometer com a terra, não somente repovoando-a, mas se comprometendo em levar o dízimo e dar a oferta para o templo. Neemias teve que retornar a Pérsia, pediu demissão e foi morar em Jerusalém. De volta a terra prometida percebeu que os hebreus haviam esfriado, o templo estava abandonado e muitos tinham se casado com estrangeiras.
Com isso, a atitude de Neemias foi enérgica, inclusive com violência física, para mostrar ao povo que um “leve” desvio colocava em risco todo um projeto de reforma, principalmente na questão do casamento com mulheres de outros povos, o mesmo pecado que Salomão cometeu.
Essa forma enérgica de Neemias agir não deve ser repetida nos dias atuais, pois devemos lembrar que ele possuia um cargo de autoridade sobre os judeus e sua principal função era infundir a lei na mente deles. No caso de alguma pessoa se afastar temos as instruções claras de nosso Mestre quando ele dá o seguinte caminho para uma exortação a outro crente:

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” (Mt 18.15-17).

E no caso de alguém pecar de tal forma que até mesmo os incrédulos se escandalizem, o apóstolo Paulo dá as seguintes instruções:

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.” (I Co 5.1-5).

Ser entregue a Satanás significa deixar a pessoa de fora da comunhão da igreja. É necessário retirar a pessoa que comete um pecado escandaloso e que não demonstra sinais de arrependimento, mas isso deve ser feito para o bem dela, com o objetivo de salvá-la. Neemias agiu assim com o objetivo de purificar a nação e não com o propósito de demonstrar força.

II. TERMOS DO COMPROMISSO

O capítulo 10 que estamos estudando é um relato do cuidado que o povo acordou para ter com respeito ao que a lei do Senhor recomenda e o cuidado detalhado para com a casa de Deus refletindo, assim, o amor, o reconhecimento e a gratidão por tudo que o Senhor representava para seu povo.
Vejamos algumas posturas restauradoras tomadas pelo povo:
1-Todo o povo se comprometeu em guardar a Lei de Deus. (v.29)
2-Não haveria mais casamento do povo de Deus com os ímpios. (v.30)
3-O dia reservado para o serviço do Senhor seria guardado só para Deus. (v.31)
4-Se comprometeram em não deixar faltar nada para o bom serviço da casa de Deus. (v.33)
5-O compromisso era familiar, todas as famílias seriam escolhidas por sorte para terem o privilégio de participarem. (v.34)
6-As primícias dos frutos retornariam a ser consagradas ao Senhor. (v.35)
7-Os filhos primogênitos seriam consagrados ao Senhor e resgatados lembrando o livramento dos primogênitos no Egito. (v.36) e (Ex.13.15-16).
8-Os dízimos não seriam esquecidos para que a casa de Deus estivesse sempre bem suprida. (v.37)
O genuíno avivamento sempre refletirá em cuidado abundante na casa de Deus. Hoje, nós povo de Deus somos o tabernáculo ambulante de Deus na terra; mas também nos reunimos numa casa maior que Jesus chamou de casa de oração, onde ele demonstrou seu zelo. Que nossa vida reflita esse mesmo zelo e carinho que Jesus e o povo na época de Neemias tiveram e que devemos ter também.


CONCLUSÃO:

     O retorno a Deus deve começar com a adoração e com a preocupação em observar a Lei maravilhosa de Deus. Por isso, o ministério de Esdras aconteceu primeiro do que o de Neemias. Normalmente nos preocuparíamos com a segurança em primeiro lugar, razão de reconstruírem o muro, mas para o Senhor a adoração ocupa um papel central na vida daqueles que o seguem.
   Cada pessoa dentro da História que Deus constrói tem uma função. Esdras ensinou a Lei, enquanto Neemias se preocupou com a administração dos hebreus. Mas ambos tinham o mesmo objetivo, transformar o coração da nação separada. Não importa o dom que temos, seja para funções eclesiásticas ou para serviços “seculares”, o objetivo deve ser o mesmo: mostrar a Beleza de Cristo por meio de nossas ocupações e incendiar com paixão a Deus o coração das pessoas a nossa volta.
    A transformação em nossos corações deve acontecer de dentro para fora, como o povo que se voluntariamente pediu para a Lei de Deus ser anunciada. Os momentos mais íntimos que temos com Deus são aqueles que nos dispusemos voluntariamente para estarmos mais perto Dele, sem pensarmos nisso como uma mera obrigação. 


Pesquisa/Organização e comentários adicionais:
Prof. João Q. Cavalheiro



Fontes:










2 comentários:

  1. A paz do Senhor amigo e pr. João Q.
    Devido alguns problemas com internet, TCC, tempo, etc.; estive ausente das redes sociais. Resolvido grande parte dos mesmos, estou retornando as atividades no Ciência e o Criador.
    Não poderia deixar de apreciar os excelentes textos que o sr. meu caro amigo, vem publicando.
    A história de Neemias e Esdras são uma benção e estão inteiramente ligada entre si.
    Quero lhe desejar meu querido irmão e amigo em Cristo Jesus, um ótimo final de semana. Que as ricas bençãos do Nosso Senhor sejam derramadas sobre sua família.
    Muita paz e saúde.
    Abrçs do fiel seguidor e irmão na fé.
    Demétrius A. Silva
    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor irmão e amigo Demétrius!

    Tenho assiduamente acompanhado suas postagens e devo dizer-lhe que continuam sendo sempre edificantes, muito proveitosas. Obrigado por seu motivador comentário. Desejo-lhe também uma excelente e produtiva semana de trabalho.

    Aceite um abraço do amigo....

    João Q. Cavalheiro
    www.aramasi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...