Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EBD - A prosperidade no Antigo Testamento



Lições Bíblicas CPAD - 1º Trimestre de 2012
SUBSÍDIOS À ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Lição 2: A prosperidade no Antigo Testamento
Data: 8 de Janeiro de 2012

TEXTO ÁUREO


Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele e 
que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em sua mão(Gn 39.3).

VERDADE PRÁTICA


A prosperidade no Antigo Testamento está diretamente 
relacionada à obediência à Palavra de Deus e à dedicação ao trabalho.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Deuteronômio 8.11-18.

OBJETIVOS


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
  • Conceituar a prosperidade no Antigo Testamento.
  • Identificar as fontes da prosperidade no Antigo Pacto.
  • Compreender os princípios veterotestamentários que dão base para a prosperidade.

VOCABULÁRIO

Prosperidade: Estado daquele que é próspero, bem sucedido, feliz ou afortunado.
Aludir: Fazer alusão; referir-se; mencionar.
Expectativa: Esperança fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.
Resvalar: Fazer escorregar ou cair; fazer incidir; lançar.


introdução

INTRODUÇÃO: 
No Antigo Testamento a palavra hebraica para prosperidade é tsālēach. Esse termo é usado em relação ao sucesso que o Eterno deu a José (Gn 39.2,3,33) e a Uzias (2 Cr 26.5). O vocábulo significa “ter sucesso”, “dar bom resultado”, “experimentar abundância” e “fecundidade”. No contexto bíblico, a verdadeira prosperidade material ou espiritual é resultado da obediência, temor e reverência do homem a Deus.

COMENTÁRIO


I. A DOUTRINA BÍBLICA DA PROSPERIDADE

1. O que a Palavra de Deus diz sobre prosperidade? Mesmo sendo um assunto presente em toda a Bíblia, vamos apenas citar alguns exemplos para a fundamentação do nosso argumento.
No Salmo 1, seriam bem-aventurados não apenas aqueles que não fossem influenciados pelo ‘sindicato da maldade’ (v.1), mas também os que tivessem o seu prazer na lei do Senhor e, por ela, moldassem à sua maneira de pensar e de viver. O resultado seria uma vida frutífera, uma existência profundamente significativa, uma alegria de viver contagiante e, sobretudo, a promessa de que tudo quanto fizesse seria bem-sucedido (v.3). Tudo - no grego, no hebraico, e também aqui no português - quer dizer exatamente TUDO! Inclui negócios, projetos, relacionamentos, tudo, enfim. Isso é sucesso na acepção do termo! Isso é inegavelmente prosperidade!
Quando Deus falou a Josué com o intuito de animá-lo para a árdua tarefa de comandar o povo de Israel na conquista da terra de Canaã, Ele recomendou que tivesse coragem de fazer o que estava escrito na Lei. Deus também o animou a falar do livro da Lei e a meditar na sua Palavra de dia e de noite, e o incentivou novamente a fazer tudo quanto estava escrito no livro da Lei”.

II. O SIGNIFICADO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE

1. Deus é o nosso Supremo Bem. O salmista Asafe afirma que reversamente aos ímpios, ele está de contínuo com Deus por quem é permanentemente guiado, para, ao fim, ser por Ele recebido em glória (Sl 73.23-28). Haverá maior riqueza do que esta? Afirma ele: “tu me seguraste pela mão direita”, e não pela mão esquerda, afirmando com esta figura de linguagem que Deus sempre nos conduz de maneira certa e pelos lugares certos (Sl 23.1-3).
O versículo 25 expressa a verdadeira prosperidade do homem: Deus como o seu Supremo Bem, assim como o seu mais sublime desejo. É o mesmo anseio de Davi (Sl 42.1,2) e de outros fiéis da história que se sentiram inquietos pela necessidade da presença do Deus vivo! Que outro bem maior pode o homem ter além de Deus?
2. Deus é a fonte da verdadeira prosperidade (v.26). Tudo começa e termina em Deus, pois fomos criados para a sua glória! Tudo pode faltar, a vida esvair-se, mas Deus é a nossa herança para sempre (vv.26-28). Ele é a fonte da verdadeira prosperidade!
Assim, tudo o que temos precisa constituir-se em motivo para que o nome de Deus seja exaltado (1 Co 10.31). Este é o verdadeiro foco. Deus acima de todas as coisas. Podemos até desfrutar das riquezas materiais como fruto da capacidade que Deus dá a todos para administração da sua vida, mas tudo se restringirá às coisas terrenas (Dt 8.18).

III. COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE

1. O Antigo Testamento e a verdadeira prosperidade. O Antigo Testamento contém muitas promessas relacionadas à prosperidade material de pessoas específicas e também do povo de Israel como nação (Gn 13.2; 39.2-5; Js 22.8; 1 Rs 2.3). Os conceitos que elas expressam permanecem válidos ainda hoje como verdades espirituais, mas isso não quer dizer que possuir riquezas materiais seja sinal de espiritualidade ou que estas sejam objeto de fé, como ensinam os arautos da falsa doutrina da prosperidade material.

2. Vivendo a verdadeira prosperidade. Assim, a verdadeira prosperidade não é essa que vem sendo ultimamente apregoada como a grande conquista do Evangelho. Mas se os bens materiais não são o cerne da mensagem evangélica e nem a meta de vida do crente, pode ele possuir riquezas, sem que isso signifique pecado? É possível prosperar materialmente, mediante o uso da capacidade que Deus nos deu sob suas bênçãos, e desfrutar do bem desta terra?
A Bíblia fala de pessoas ricas no meio da igreja, mas adverte a que não ponham nas riquezas a sua confiança, sejam ricas em boas obras, generosas e prontas a repartir, tendo como sua verdadeira meta entesourar para a vida eterna (1 Tm 6.17-19).


CONCLUSÃO

O homem verdadeiramente próspero é como a “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará” (Sl 1.3).
O termo hebraico traduzido pela palavra "prosperar" é tsālēach, isto é, “ter sucesso”, “dar bom resultado”, “experimentar abundância” e “fecundidade”. A última frase do versículo pode ser traduzida como: “...tudo quanto fizer terá sucesso... terá em abundância... terá bom resultado”.
A verdadeira prosperidade é uma conseqüência da obediência do homem a Deus. O crente próspero, segundo o salmista, é alguém que não se compraz com a companhia dos ímpios, mas tem satisfação em obedecer a Escritura. Portanto, abandone o pecado e afaste-se do ímpio. Ame incondicionalmente as Sagradas Escrituras. Obedeça os ditames da Palavra do Senhor, e terás cumprido os primeiros passos à verdadeira prosperidade.
Alcançamos, portanto, a verdadeira felicidade quando Deus é o nosso Supremo Bem, “pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28).

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA


MAXWELL, J. Atitude vencedora: sua chave para o sucesso pessoal. RJ: CPAD, 2004.
SOUZA, B. As chaves do sucesso financeiro: a prosperidade à luz da Bíblia. RJ: CPAD, 2001, p.165,6.


Fontes: 

http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2007/2007-04-07.htm

Lições Bíblicas CPAD,Jovens e Adultos, 4ºTrimestre de 2007,Lição 7de 18.11.2007 








4 comentários:

  1. Irmão vim fazer uma visita ao seu blog, li algumas coisas, e dou graças a Deus pelo seu empenho em proclamar a bendita Palavra. Quero porém deixar algo mais do que um simples comentário. Quero deixar estas palavras: Que escreva sempre com humildade, de todo o coração, e com muito amor, escreva principalmente as verdades vividas na sua vida, porque eu creio que o seu alvo e o meu é sermos úteis, e atingirmos o coração dos que lêem. Aproveito para fazer um convite. gostaria de te-lo como meu amigo virtual na Verdade que Liberta. As minhas saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor irmão Antonio!

    Obrigado por sua visita em meu humilde blog, traz-me grande satisfação; obrigado por suas sinceras palavras às quais procurarei sempre dar atenção! Já estive também visitando seu blog e achei-o de grande importância, com verdades que são interessantes a serem publicadas. O querido irmão tem total liberdade a seguir meu blog, comentar ou como propôs tornar-se amigo virtual. Deus continue a abençoá-lo em seu ministério!
    Aceite um abraço de seu irmão e amigo...

    João Q. Cavalheiro

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE TEXTO SOBRE PROSPERIDADE. LOUVO A DEUS PELA SABEDORIA DESSAS PALAVRAS. QUERO DEIXAR TBM MAIS UM TEXTO DAS ESCRITURAS SAGRADAS QUE NOS MOSTRA QUAL É A VERDADEIRA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE.

    E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

    E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;
    Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
    Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
    Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

    Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
    O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
    O SENHOR mandará que a bênção {esteja}) contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.

    O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.
    E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.
    E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.
    O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

    E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

    E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.

    Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

    Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo.
    Maldito o teu cesto e a tua amassadeira.

    Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas.

    Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
    O SENHOR mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.
    Deuteronômio 28:1-20

    ABRAÇOS FRATERNOS

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor Miss. Cleusa!

    Obrigado por sua visita e comentário neste meu modesto e humilde blog! Obrigado por suas palavras. Desejo também à estimado irmã muitas bênçãos, sucesso e prosperidade (Sl 1.1-3) em seu profícuo Ministério.

    Abraços de vosso irmão em Cristo...

    Pr. João Q.C.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...