Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DEUS DE PROVISÕES


 

                Encontramos em 1 Rs 17.8-16 que uma certa viúva e seu filho que estavam a morrer pela fome por ocasião de uma grande seca em Israel. Deus enviou o Profeta Elias para a casa dela e multiplicou o azeite e a farinha daquele lar até que a chuva veio e a terra voltou a produzir ( 1 Rs 17.8-16). Em outra ocasião Deus ordenou que corvos trouxessem alimento ao profeta (1 Rs 17.5,6).

O Profeta Eliseu também usado por Deus multiplicou o azeite de uma viúva e seus filhos que estavam ameaçados de serem vendidos como escravos em pagamento de dívidas contraídas que o pai não tinha podido quitá-las, e quando morreu deixou a família em dificuldades. Era costume naquele tempo que quando alguém não pudesse pagar suas dívidas, o credor teria o direito de tomar o devedor ou tantos membros da família para trabalhar como seus escravos até que a dívida fosse saldada. Aquela família estava correndo risco. Deus, porém, dirigiu o profeta Eliseu para aquela casa, o qual tomando um pouquinho de azeite que ainda restava  multiplicou de tal maneira que a viúva pode vendê-lo, quitar a sua dívida e viver folgadamente com o restante ( 2 Rs 4.1-7). 

Ouvi contar de uma senhora idosa e muito pobre que não tinha alimento nenhum em sua casa. Ela orou a Deus pedindo pão. Enquanto orava com persistência e fé a sua voz foi se elevando até que alguém que passava pela rua próxima ouviu, e pretendendo zombar da pobre mulher comentou com seu companheiro - "Olha, a velhinha está orando, pedindo pão a Deus. Ela pensa que Deus vai trazer pão para ela. Vamos comprar alguns pães e colocar pelo buraco da chaminé e depois veremos o que ela vai dizer. Assim fizeram e quando aquela anciã começou a agradecer a Deus pela providência eles apareceram e começaram a gracejar dizendo: “Pensa que foi Deus que veio trazer pão para a senhora? Fomos nós que fizemos isso, e não há motivos para agradecer a Deus” Ela respondeu: “Eu estava com fome, não tinha o que comer, orei a Deus pedindo pão e Ele me enviou o que pedi. Não importa por quem e de que maneira Ele enviou, o certo é que Ele atendeu o meu pedido. Graças a Deus! Após isto, aqueles homens saíram envergonhados. Deus usa até mesmo os “corvos” para trazer alimento aos fiéis. Você crê nisto? Tudo é possível ao que crer.

Certo irmão que passava por dificuldades e não tinha o pão para a família. Ao sair para o trabalho recomendou à esposa que procurasse certa pessoa e pedisse emprestado um determinado valor  para ir ao mercado. Antes porém da esposa sair, alguém bateu à sua porta e ela foi atender. Era uma pessoa que lhes devia certo valor, e que já não esperavam receber. Ali estava ele com aquela quantia, que, não por coincidência como poderia imaginar um cético, era exatamente a quantia que iriam pedir emprestado; porque todas as coisas estão dentro do plano de Deus. Aleluia! Louvado seja Deus que não permite que seus filhos venham a perecer “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta". Sl 34.10. Veja ainda Is 41.17; Tg 2.5.

Aos servos, humildes e necessitados que se colocarem nas mãos de Deus, Ele provisiona sempre na hora oportuna o socorro às suas necessidades. É claro que estas passagens aqui mencionadas não servem de desculpa para alguém deixar de trabalhar ou endividar-se sem perspectiva de poder pagar e esperar que Deus providencie o pagamento. Deus não tem compromisso com pessoas preguiçosas ou descuidadas e não pagará dívidas de ninguém. Ele manda vigiarmos. Vivamos conforme nossas possibilidades e pelo nosso próprio trabalho e esforços, então Deus providenciará o que vier a nos faltar, basta termos fé, Ele prometeu e Ele cumprirá.


Pr. João Q. Cavalheiro


2 comentários:

  1. Amado Pr. e servo,

    Obrigado por seu comentário no meu espaço. É sempre uma alegria e incentivo receber sua visita e poder retribuir da mesma forma.

    Nos últimos dias da igreja, é cada vez mais raro a manifestação de homens de fé como os profetas Elias e Eliseu. Parece que a fé dos atuais profetas, tem sido para pedir e nunca para ajudar, principalmente as viúvas, os órfãos e muito menos aos estrangeiros (não cristão), ou seja, esfria-se no amor e aumenta a ganância de alguns dirigentes de igrejas, os quais visam o crescimento financeiro de suas instituições em detrimento de um pastoreio espiritual em concordância com os ensinos neotestamentários.

    Paz Seja contigo,
    J.C.de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  2. Paz amado Pastor JCavalheiro,

    Estou retribuindo a visita e afirmando que sou enriquecida com os seus comentários, pois o irmão em suas palavras sempre exala o perfume de Jesus, transmitindo-nos o AMOR de DEUS como um verdadeiro PASTOR chamado para apascentar as ovelhas de CRISTO, o Senhor da Igreja.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...