Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A AUTODESTRUIÇÃO DE UM LÍDER....




As relações de Dominação e Manipulação em nossas igrejas locais

..... O tipo Pastor-Rei detém o poder absoluto e, na obtusa ótica, a igreja é um Estado Monárquico e ele tem o poder supremo, sendo, por assim dizer, um absolutista investido de poderes absolutos.

       Ele não conhece limite algum, e exerce de fato e de direito os poderes de sua Soberania, como se fosse o próprio Deus, fazendo-se de onipotente em seus domínios, ou seja, na "sua igreja".

      É possível observar que esse tipo de líder dominador nas igrejas, quando flagrado a cometer falhas prejudiciais à Unidade entre os cristãos guiados espiritualmente por ele, diz-se incompreendido e até perseguido por irmãos que, inconformados, se queixam e contestam sua conduta manipuladora.

     Ele não admitirá nunca, de forma intransigente, que venha a ser o principal responsável pelo afastamento de membros ou pela deserção das pessoas que não aceitam as atitudes antibíblicas da sua "estranha soberania".

      As razões pessoais daquele líder, entendidas por ele como bíblicas, são as únicas convincentes e estarão sempre prevalecendo, a ponto de bloquear a capacidade de argumentação de uma ovelha faltosa.

     Arrazoar não é de seu feitio, pois sua presunção não o deixa admitir ter cometido erros e, muito menos, ser corrigido por quem quer que seja.

     Quem está em erro foge da lucidez alheia, porque esta representa a própria lucidez que está sim afogada, mas viva. Portanto, quem está em erro (pecado) precisa sempre estar agredindo, como no caso do líder, personagem citado por Flores - o Pastor rei.

     Deixem-me apresentá-lo: Pastor rei é uma referência àqueles presbíteros, aos quais se destina a primeira carta de Pedro que roga e clama por boa vontade, pelo não constrangimento e dominação sobre os que lhe foram confiados ( 1 Pe 5:1/3). Ele é exatamente o inverso, o antípoda, o contrário e totalmente oposto ao Rei dos Pastores, o nosso Senhor Jesus Cristo.

       Já há algum tempo, as relações de dominação nas igrejas tem-se constituído padrões confusos e enganosos de relacionamentos interpessoais que originam sérios conflitos no convívio dos crentes.

       Ninguém como líder desconhece que Jesus Cristo é a cabeça da igreja.

      Assim mesmo, muitos pesquisadores bíblicos estão empenhados em saber como as pessoas irão se libertar do domínio de muitos daqueles líderes espirituais que professam o "Pastorcentrismo" (uma segunda cabeça), à procura de uma nova forma de pensar os relacionamentos interpessoais na sociedade evangélica contemporânea.

     Muitas igrejas locais, com um número reduzido de membros, conseguiram transformar, através da conduta despótica de seus líderes espirituais, a "ciência do senhor" criada há quase três mil anos pelo célebre filósofo grego Aristóteles em modelos que estão  perpetuando, nestas igrejas, os laços de dominação/submissão entre pastor e ovelhas.

     Isto vem acontecendo mediante práticas autoritárias (de líderes) e o receio/temor (das ovelhas) de perder bênçãos, unção ou até a própria Salvação.

    É lamentável observarmos a desolação dessas igrejas. A Bíblia fala da estupidez dos seus líderes por terem os seus rebanhos dispersos (Jr 10.21).


(p.p.71/72)

Seletivo leitor! Gostou? Quer ver a conclusão desse texto, bem como de outros excelentes capítulos da obra que trata de um assunto tão empolgante, e como nunca tão atual, pois todos os dias observamos lideranças equivocadas que apoiadas em preceitos e modelos errôneos estão a maltratar o rebanho de Cristo, sem escrúpulos e peso de consciência julgam-se donos da Igreja do Senhor. Não pretendo estender-me em comentários que, por mais esforçadamente queira fazer jamais chegarei a retratar a qualidade e o discurso da obra literária que você, que gosta de boa literatura, deve tê-la em sua biblioteca. Estou falando do livro estampado no início desta postagem, de cujas páginas foi extraído o excelente texto acima transcrito:
 " Vinde a mim, Jesus NÃO disse: IDE após seus líderes"

O autor é Alberto Couto Filho, e nos tornamos conhecidos e grandes amigos através da blogosfera, é escritor, dono de uma mente arguta e pena aguçada de bem elaborados comentários (como o leitor poderá tomar conhecimento ao acessar seu blog http://albertocoutofilho.bnoslogspot.com/ ),  administrador, teólogo apologeta, palestrante de seminários de liderança e psicologia de administração. Para melhor conhecê-lo somente lendo sua excelente obra.

Adquira o livro " Vinde a mim, Jesus NÃO disse: IDE após seus líderes"  e certamente fará uma boa leitura. Contate com meu irmão e amigo Alberto Couto Filho acessando o seu website e terá muitos e bons motivos para ficar satisfeito: http://albertocoutofilho.bnoslogspot.com/.

Pr. João Q. Cavalheiro

Um comentário:

  1. Egrégio pastor João
    Paz
    Roguei ao amigo por um singelo adminículo e eis que enalteces minha pena, adornando a medalha que me veio pelas mãos do Senhor, nobilitando-me.
    Não posso negar meu constrangimento ao ler pluralizada com lisonjas e encômios esta sua ajuda. Não te espantes, sou assim: o amor de Deus sempre me constrange e costumo dizer aos amigos que o Altíssimo exagera em minha vida.
    Receba, em retribuição, todo o meu ouro e a minha prata: o Senhor Jesus, representado pelo penhor da minha gratidão e orações pela sua vida e dos seus familiares.
    Abençoe-te o Supremo Pastor.
    Alberto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...