Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - Lição 6 / 2º Trimestre / 2011





08 de Maio de 2011

                               DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS


Texto Áureo: 



Assim também vós, como desejais dons Espirituais, não procurai sobejar neles, para a edificação da Igreja"(1 Co 14.12).









Objetivos:


Relacionar  os dons do Espírito Santo conforme 1 Co 12.8-10.
Explicar o que é o dom da palavra de sabedoria, palavra de ciência e discernimento de espíritos.
Compreender a importância de estarmos atentos e munidos  dos dons espirituais.



INTRODUÇÃO:

Quando Paulo iniciou o décimo segundo capítulo da carta aos Coríntios, tinha uma preocupação quanto à ignorância dos cristãos daquela cidade sobre os dons espirituais. ?Não quero, irmãos, que sejais ignorantes a respeito dos dons espirituais?. (I Co. 12:1). Ainda hoje a Igreja do Senhor continua em dificuldades a respeito deste assunto tão polêmico. Em algumas igrejas o assunto é esquecido e proibido falar, enquanto em outras , o excesso ultrapassa até o ensino bíblico. Como a carta não foi direcionada a uma pessoa em particular, mas para a igreja de Corinto na sua totalidade, o conhecimento dos dons espirituais faz parte do crescimento espiritual do Corpo de Cristo. Assim como os cincos sentidos do homem Olfato, paladar, visão, audição e tato o fazem entrar em contato com o mundo ao seu redor, os nove dons espirituais faz o cristão entrar em contado com o mundo espiritual. Uma pessoa sem um dos sentidos é conhecida como deficiente físico, uma igreja sem os dons é conhecida como deficiente espiritual. Paulo faz uma lista de nove dons colocados em três grupos, mas inseparáveis





1º) Dons de Revelação ou Conhecimento - São três que revelam algo :
a) Dom da Palavra de Sabedoria;
b) Dom da Palavra do Conhecimento;
c) Dom de discernimento de Espíritos.
 




2º) Dons de Expressão Vocal ou Falar - São três que dizem algo:
a) Dom de Profecia;
b) Dom de variedades de línguas;
c) Dom de interpretações de línguas.
 




3º) Dons de Realizar ou Poder - São três que fazem algo;
a) Dom da fé;
b) Dom de operações de milagres;
c) Dons de curar. (Não existe o dom da cura). Este dom está no plural.

Os dons de Sabedoria, Revelação ou Saber são três:
1. a Palavra da sabedoria, 
2. a Palavra da Ciência e 
3. o Discernimento de Espíritos. 
Esses três dons revelam a sabedoria de Deus de modo sobrenatural. São habilidades concedidas pelo Espírito para compreender a essência e propósito das coisas, e para discernir as circunstâncias, relacionamentos e pessoas. Cada um desses dons merece um estudo em particular.




DOM DA PALAVRA DE SABEDORIA


Definição: 

O Espírito Santo revela de modo sobrenatural o plano e qual o propósito de Deus ao individuo para o futuro , através de uma Palavra de sabedoria. É uma palavra somente, e não toda a sabedoria de Deus, pois é impossível para o ser humano ter toda a sabedoria. Devemos entender que não se trata da sabedoria natural que o homem utiliza para o dia a dia, pois essa Tiago 1:5 diz que podemos pedir que Deus dá a todos liberalmente. A Bíblia fala de três tipos de sabedoria :

 l) Aquela que chamamos de Sabedoria humana para as questões da nossa vida; 
2) A sabedoria Satânica usada para o mal e 
3) A Sabedoria de Deus que usamos para engrandecer o Criador. De acordo com a Palavra de Deus esse dom atua em conjunto com o dom do conhecimento. (Atos: 9:10-16, 11:28-30; )Sabemos que nos últimos dias o dom da palavra de Sabedoria estará atuando grandemente no seio da Igreja do Senhor.

"A um pelo Espírito é dada a Palavra de Sabedoria- 1 Co 12.8". Na exposição de Paulo quanto aos dons sobrenaturais, eles não são dados indiscriminadamente a todos os membros da Igreja, mas àqueles a quem o Espírito escolhe, com quem os distribui.
O Dom aqui estudado diz respeito mais especificamente a um fragmento da sabedoria de Deus, dada por meios sobrenaturais. Indubitavelmente, todos os servos de Deus, todos os servos de Deus necessitam da "Palavra de Sabedoria", porém, os que tem responsabilidade de liderança da Igreja de Deus tem mais necessidade deste dom divino.. OM exercício deste dom é indispensável para o êxito no governo da Igreja e na solução de problemas eclesiásticos ( At 6.3,10; Lc 12.11,12).



DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO



Definição: 

É uma revelação sobrenatural do Espírito Santo ao ser humano de fatos e informações que seriam impossíveis de serem conhecidos se não fossem liberados da mente de Deus e pode envolver pessoas, lugares e objetos.É uma palavra de conhecimento do presente ou de alguma coisa do passado que Deus quer revelar, para que seu nome seja engrandecido e glorificado. Observe que é palavra, não todo conhecimento. Deus só quer revelar uma pequena porção, por isso é chamado de palavra do conhecimento. Só Deus possue todo conhecimento e através desse dom traz a luz aos seus filhos aquilo que Ele deseja que saibamos. (Atos 10:9-20; João 4).
Não pode ser confundido com o conhecimento que obtemos através de habilidades naturais, estudos ou experiências, pois é unicamente ?manifestação do Espírito?. (I Co. 12:7).
"E a outro , pelo mesmo Espírito, a Palavra da ciência ( 1 C0 12.8)".. A definição da "Palavra do Conhecimento" ou da Ciência, envolve uma implicação natural de fatos que, no momento, nenhum indivíduo, poderia compreender por meios naturais. É a revelação de uma série de ações e se baseia no perfeito conhecimento de Deus e tem o sentido de "fragmento do conhecimento divino".
A semelhança da Palavra da Sabedoria, este dom tem a origem na onisciência de Deus. Eliseu no Antigo Testamento ( 2 Rs 6.12), bem como o Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento (Lc 5.8-10; Jo 1.42,47; 2.25), são dois entre tantos exemplos de pessoas que evidenciaram este dom no cumprimento de seus respectivos ministérios.





DOM DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS


Definição: 

Habilidade conferida pelo Espírito Santo para reconhecer a identidade dos espíritos que estão envolvidos nas atividades terrenas, bons ou maus É um dom que traz clareza a igreja do Senhor, traz a luz as confusões e orienta. Tem como propósito proteger, guardar, guiar e alimentar os Filhos de Deus. (Atos 16:16-18). Hoje estamos passando por manifestações sobrenaturais e muitas vezes o povo de Deus não sabe de onde vem, se de Deus ou do diabo. Nem todo milagre está vindo de Deus pois Satanás também é um espírito sobrenatural. Este dom não é liberado para julgamento do próximo,(Mt. 7:1), nem para achar falhas de caráter nas pessoas, mas unicamente para discernir os espíritos. Não se engane, quem possue esse dom não fica a tentar conhecer as pessoas interiormente. É uma farsa! Este dom é acompanhado pela habilidade divina para resistir aos espíritos e sair vencedor.
O dom de Discernimento de Espíritos é habilidade divina sobrenatural que permite a identificação da natureza e do caráter dos espíritos. Existem o Espírito Santo, o espírito humano e os espirítos demoníacos, todos, obviamente, distintos uns dos outros.
O Dom de discernimento de espíritos é evidente nos seguintes casos: 
a) Na repreensão de Paulo ao espírito de adivinhação que operava numa jovem na cidade de Filipos, At 16.16-18; 
b) No desmascaramento de Ananias por intermédio do Apóstolo Pedro, At 5.1-5; 
c) Na repreensão de Pedro a Simão, o mágico, astuto enganador dos samaritanos, At 8.10-13.
Ainda hoje Deus provê à sua Igreja com este importante dom, especialmente os seus ministros, visando manter, visando manter os crentes a salvo da influência enganadora dos falsos mestres.




CONCLUSÃO:

Deus tem posto "governo" na igreja, e aqueles a quem conferiu  tal autoridade necessitam do Dom da Palavra de Sabedoria mais que qualquer outro dom. A importância da Palavra de Sabedoria no governo da Igreja tornou-se evidente logo cedo na igreja primitiva. Quando surgiu o problema da distribuição entre as viúvas helenistas, os apóstolos imediatamente decidiram: "Escolhei dentre vós sete homens  de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de Sabedoria, os quais encarregaremos deste serviço (At 6.3)".
Estêvão, um dos sete diáconos, revelou-se grande pregador e líder na Igreja Primitiva. Lemos a seu respeito: "Não podiam sobrepor-se à sabedoria e ao Espírito com que ele falava (At 6.10)"
Frequentemente, o pastor da Igreja assume a posição de juiz em casos mais difíceis de resolver do que o problema enfrentado por Salomão, quando teve de decidir quem realmente era a mãe da criança sobrevivente ( 1 Rs 3.26).
Jesus prometeu aos seus discípulos o dom da Palavra de Sabedoria ao dizer: "Quando vos levarem às sinagogas e perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar. Porque o Espírito Santo vos ensinará naquela mesma hora as coisas que deveis dizer ( Lc 12.11,12)".
A Igreja atual sem a operação do dons em sua vida é como um motor sem combustível. Por isso, negar a sua evidência e operosidade é tornar a Igreja incapaz de cumprir a sua missão na Terra.

Pesquisa, organização e comentários:
Pr. João Q. Cavalheiro

Fontes de Pesquisa e/ou Recomendada:


Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD/RJ, 1995, pp 1756,1757.
O que a Bíblia diz sobre o ESPÍRITO SANTO, Stanley M. Horton, CPAD/RJ, 1993, pp 294-300.
Pr Lineas Domiciano em: http://www.ifamilia.com.br/index/index.php?
option=com_content&view=article&id=70:dons-espirituais&catid=68:espirito-santo&Itemid=61
Lições Bíblicas, CPAD/RJ, 1º Trim 2001, pp78,79.
Lições Bíblicas, CPAD/RJ, Nº 20, 4º Trim 1989, pp 30,31,33,34.






































2 comentários:

  1. Graça e Paz! Nossa gratidão pela visita e comentário no blog. Benção de Deus sobre ti!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pastor pelo estudo.
    Quantas igrejas estão sendo conduzidas pelo homem, sem a orientação do Espírito Santo. Deficiência espiritual é o que temos visto.
    “Errais em não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.”
    “O meu povo perece por falta de conhecimento.”
    Deus lhe abençoe pr. João.
    Abrçs.
    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...