Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

“KAIROS” - O TEMPO DE DEUS NA HISTÓRIA


Kairos é uma palavra grega que significa um tempo decisivo ou especial. Aparece 86 vezes no Novo Testamento e cerca de vinte vezes refere-se à primeira ou segunda vinda de Cristo.

Para a primeira vinda de Cristo, todo o Universo de Deus foi preparado: as profecias do Antigo Testamento sobre a sua vinda chegavam a uma conclusão: a Estrela de Belém apareceu na hora certa; os gregos difundiram a língua que serviu para ser escrito o Novo Testamento e os romanos estabeleceram uma rede de trabalho e um governo mundial que os apóstolos usaram para espalhar o Evangelho pela Ásia, África e Europa.

Coordenação Perfeita

Durante a sua vinda, Jesus realizou inúmeros milagres, ensinou multidões e discipulou os seus seguidores. Porém no meio desta atividade, disse: “O meu tempo (Kairos) não está cumprido”. Somente no final de sua vida, ao encarar a cruz, foi que afirmou: “O meu tempo está próximo”. Estava absolutamente ciente da importância singular de sua morte e ressurreição.

Este sentido de exatidão de tempo está em todas as atividades do Senhor e, especialmente, em referência à sua morte, Paulo disse que “Cristo morreu a seu tempo (Kairos) pelos ímpios”. Jesus veio para morrer. As descrições de sua vida, o treinamento dos discípulos, a preparação das massas, tudo foi secundário em relação à sua morte.

A cruz é o ponto central da história. Desde o jardim do Éden, toda a história foi preparação para a cruz. E desde a cruz a história tem sido um campo para se por em prática os efeitos da morte de Cristo. A nossa compreensão da história não será exata a não ser que interpretemos os eventos à luz da centralidade da cruz. Na cruz todo o pecado foi pago. Aqueles que morreram na fé antes da morte de Cristo, estavam no seio de Abraão esperando ser proclamada a completa previsão da salvação.

Esta compreensão da coordenação perfeita de Deus escolhendo a entrada de Jesus no tempo e espaço; da dádiva divina; da salvação que temos; o controle soberano de Deus sobre os homens e nações adaptando-se aos seus planos, tudo isto deve afetar profundamente as nossas vidas, trazendo a alegria a cada dia, tornando-nos corajosos no anúncio do glorioso Evangelho daquele que mantém vitorioso, sem recearmos o futuro, pois todos estes benefícios são nossos porque Cristo morreu no tempo certo.

Kairos” diz ainda mais. Jesus voltará. Ele disse que não esperaríamos muito. Está aguardando apenas o tempo próprio para vir novamente, trazendo a vitória final. Como você vê estes fatos? Ao olhar o que acontece no mundo, sente-se chocado com o poder de satanás e com as tribulações desta época? Ou se alegra por estar apto a ser mensageiro da luz e vida ao mundo que está morrendo? Seu olhar tem-se dirigido aos homens e ou está direcionado para Jesus? É Ele quem tem toda a autoridade no céu e na terra.

Todos temos o privilégio de escolher viver esta vida à luz da eternidade. Podemos ver o mesmo grandioso poder que elevou Jesus da morte, atuando hoje em nossas vidas. Esse mesmo poder transformará o mundo. Para ter qualquer outra visão desta vida, que não seja a determinada por Deus, é necessário mover a cruz do centro da história.

Steve Clinton, em “O Obreiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...