Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

EBD - LIDERANÇA EM TEMPO DE CRISE



SUBSÍDIOS À 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Lição 2 do 4º Trimestre 2011

 Liderança em tempo de crise
09 de Outubro de 2011



Texto Áureo

Então, lhes respondi e  disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte,nem justiça, nem memória em Jerusalém"  (Ne 2.20)".

Verdade Prática

Na expansão e consolidação do Reino de Deus, é imprescindível que ajamos com sabedoria, coragem, entusiasmo e fé

Leitura Bíblica em Classe 
Ne 2.11-18


Objetivos

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: 

Descrever as principais características da liderança de Neemias

Compreender os aspectos gerais da liderança de Neemias

Saber  que Neemias possuía um plano bem elaborado para reconstruir Jerusalém



LEGENDAS E VOCABULÁRIO: 





CRONOLOGIA DO RETORNO DO CATIVEIRO
  • 605 - 536 a.C. - período geral do cativeiro.-
  • 536 a.C. - Decreto do rei Ciro, autorizando o retorno de 49.897 judeus paraJerusalém, sob a liderança de Zorobabel.
  • 536 - 535 a.C. - início da reconstrução do Templo. No entanto, foram obrigados a interromper a reconstrução por mais ou menos 10 anos. Os oponentes conseguiram isso devido à morte do rei Ciro (530 a.C.) e da desinformação dos novos governantes.-
  • 520 a.C. - ministério de Ageu e Zacarias-
  • 516 a.C. - O Templo é concluído.-
  • 458 a.C. - Retorno de Esdras para Jerusalém, com uma segunda parte do povo.- 446 a.C. - retorno de Neemias para Jerusalém Tereceira parte  do povo.-
  • 445 a.C. - Neemias reconstrói o muro.






ESBOÇO:


INTRODUÇÃO


I.  AS CARACTERÍSTICAS DO LÍDER NEEMIAS  
    1. Um  líder corajoso

    2. Um líder prudente

    3. Um líder que sabia lidar com a oposição
    
II. ASPECTOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS
    1.  Neemias motiva seus liderados

   2. Neemias estabelece parcerias

   3. Neemias prima pela organização
   
III. É HORA DE RECONSTRUIR 
    1.  Uma cidade destruída

    2. Dedicação total ao trabalho

    3. A divisão do trabalho


CONCLUSÃO


COMENTÁRIO




INTRODUÇÃO



O         O retorno a terra prometida ocorreu em três fases, compreendendo os judeus de Judá, as dez tribos do norte se dispersaram, sendo mais tarde conhecidos como os judeus, da dáspora ou dispersão. O primeiro retorno deu-se em 536 a.C., dois anos depois da ascensão de Ciro. Sob a liderança de Zorobabel, 42.360 judeus voltaram para a sua terra. A tarefa de Zorobabel era conduzir os exilados a lançar os fundamentos do novo templo, que levou vinte anos para ser concluido. A demora pode ser atribuída aos samaritanos, que tiverem recusado o pedido de ajudar na construção do templo, tecendo assim toda sorte de intrigas e dificuldades para que  a construção não tivesse êxito. Passados oitenta anos desde a subida de Zorobabel, Esdras que era sacerdote e hábil escriba da lei, faz a Segunda incursão, levando consigo a tarefa de estabelecer as novas bases do judaismo, reforçando o princípio de obediência a Lei de Deus, haja visto que a situação dos irmãos de Jerusalém não era nada boa, O progresso da obra tinha sido impedido, Esdras parece não ser mais o governador de Jerusalém e o povo, voltara para seus antigos pecados. O terceiro e último regresso deu-se com Neemias (Era judeu por descendência, nascido enquanto seu povo era cativo nas terras babilônicas, mas jamais havia visto Jerusalém, contemporâneo de Buda, Confúcio e Sócrates) . 

Neemias estava profundamente interessado na sorte dos compatriotas que haviam conseguido voltar anos antes, sob a liderança de Zorobabel e Esdras. Quando ouviu as notícias desesperadoras, trazidas por Hanani, que voltara de Jerusalém, seu coração encheu-se de tristeza. Neemias levou seu sentimento a Deus, em confissão e súplica.  Desfrutando de prestígio na corte de Artaxerxes, conseguiu permissão e ajuda para subir a Jerusalém, construir os seus muros e tomar outras providências que a situação requeria, no intuito de assegurar a independencia, no presente e futuro da Cidade Santa.





I.  AS CARACTERÍSTICAS DO LÍDER NEEMIAS

    
    1. Um  líder corajoso




Neemias é informado da situação de miséria e desprezo pelo qual o povo passava. Ao se apresentar um dia diante do rei para servi-lo, o rei pergunta o porquê de sua tristeza. Ele conta a situação do seu povo e pede autorização para ir até Judá. Consegue permissão para ir e atuar como comissário da reconstrução. Também não era do interesse do rei que uma de suas províncias estivesse vulnerável, desprotegida, mesmo porque o corredor palestino era uma região estratégica, esse talvez seja um motivo pelo qual Neemias conseguiu rapidamente a autorização para a viagem. Viaja equipado com cartas, exército, e madeiras para as portas. Isso prova que Judá ainda não era uma província autônoma, não havia ninguém responsável só por Judá.
Chegou lá em 432. Ao verem a movimentação, alguns governadores locais se opõem ao restabelecimento e prosperidade do povo. Já tinham havido situações semelhantes no Primeiro Regresso, nos tempos de Xerxes (485), oposições por parte dos samaritanos, e agora eram novamente eles que incomodavam. Sambalate e Tobias eram os principais nomes , o primeiro governador e o segundo um funcionário da administração da província de Samaria. Em um documento encontrado em Elefantina, datado de 408, que cita os “filhos de Sambalate, governador de Samaria”.
Neemias 2:17-20 é uma palavra relacionada à reconstrução dos muros de Jerusalém. Os líderes dos Moabitas e Amonitas zombavam e menosprezavam os filhos de Israel e perguntavam se eles estavam se rebelando contra o rei ao fazer aquilo (v. 19). Neemias lhes respondeu dizendo, "O Deus dos céus é quem nos fará prosperar; então nós, seus servos, nos disporemos e reedifica-remos. Mas vocês não têm parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém" (v. 20). Esta resposta indica que Neemias era muito agressivo. Ele seguramente não era covarde. Qualquer um que é covarde não pode ser um servo de Deus. 




Cronologia do Retorno do Cativeiro 

  • 605 - 536 a.C. - período geral do cativeiro: desde o início do reinado de Nabucobonozor, até a saída da 1ª leva com Zorobabel. 
  • 536 a.C. - Por decreto do rei persa Ciro, que derrotara a Babilônia, é permitido o retorno de 49.897 judeus para Jerusalém, sob a liderança de Zorobabel. 
  • 536 - 535 a.C. - início da reconstrução do Templo. No entanto, por denúncias mentirosas, feitas pelos inimigos dos judeus aos persas, foram obrigados a parar a reconstrução por mais ou menos 10 anos. Esses inimigos conseguiram esse feito, devido à morte do rei Ciro
  •  (530 a.C.) e da desinformação dos novos governantes.
  •  520 a.C. - ministério de Ageu e Zacarias 
  • 516 a.C. - o Templo é finalmente terminado e dedicado. 458 a.C. - retorno de Esdras para Jerusalém (2ª leva do povo). Após mais de 50 anos da construção do Templo, seus maiores problemas foram : o abandono do Templo e as práticas (condenadas por Deus) dos casamentos mistos, até no meio dos sacerdotes. 
  • 446 a.C. - retorno de Neemias para Jerusalém (3ª leva do povo). 
  • 445 a.C. - Neemias reconstrói o muro. Nota : Neemias é contemporâneo de Buda, Confúcio e Sócrates. 



    2. Um líder prudente

Após três dias de sua chegada Neemias sai pela cidade, em silêncio, sem revelar suas intenções, com poucos homens, vai ver como estava a cidade, queimada, destruída, não consegue nem passar com seu cavalo em um lugar devido à grande desordem. Inicia a reconstrução dos muros, tinha autorização para cortar madeira para a obra, anima o povo e com isso muitos tomam uma posição. Neemias teve o cuidado de conhecer em pormenores os problemas locais. Não chegou fazendo alarde e apregoando uma ampla revolução. Depois de alguns dias de silenciosa avaliação, Neemias envolveu o povo com sua proposta e lhes deu um desafio ao alcance de suas possibilidades, apresentando o seu projeto como algo que despertava o interesse de todos, então o povo percebeu que Neemias não estava buscando satisfazer interesses próprios. Ele veio para cumprir os propósitos de Deus que era a restauração do povo de Israel e sua terra.


    3. Um líder que sabia lidar com a oposição

          A reconstrução das muralhas começou no Norte da cidade, e continuou em sentido anti-horário na direção oeste e sul, terminando onde tinha começado, cerca de 2,5 km de muralha.
         O povo tinha vontade de trabalhar, e possuía um bom líder, no entanto, tiveram que enfrentar diversas oposições de inimigos poderosos como: Sambalate e os samaritanos, que moravam ao norte, povos da Arábia, a sudeste; Amon, a leste, e Asdode, a oeste. Mas Neemias colocou guardas em vários lugares e mandou que todos os construtores sempre carregassem armas. Acima de tudo, porém, ele sabia que Deus iria lutar pelo seu povo.
         Alguns judeus estavam explorando os seus compatriotas e vendendo-os como escravos para estrangeiros. Neemias tomou medidas enérgicas para corrigir isto.
         Os inimigos de Neemias continuaram a fazer planos para prejudicá-lo. Mas, depois de 150 anos em ruínas, as muralhas de Jerusalém foram outra vez construídas. O trabalho levou 52 dias e foi feito na época mais quente do ano. 



II. ASPECTOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS

    1.  Neemias motiva seus liderados


 Métodos e Meios Empregados 


a) Inspeção - Ne 2.11-16 
b) Exortação - Ne 2.17-18 
c) Organização do Trabalho - Cap. 3 
d) Distribuição do Trabalho - Cap. 3 
4. Dificuldades Encontradas: 
a) Oposição dos de Fora - povos vizinhos, inimigos dos Judeus - Cap. 4 
b) Desânimo e Desunião dos de Dentro - problemas sociais, com nobres aproveitando-se dos pobres - Cap. 5 


   2. Neemias estabelece parcerias

Somente com a união de esforços o trabalho foi completamente realizado.

Neemias conseguiu através de sua liderança com que todos, sem distinções sociais, econômicas ou culturais participassem da reconstrução dos muros. Sua postura humilde contribuiu para o avivamento espiritual do povo de Jerusalém, este avivamento era fundamental para a continuidade dos projetos de Neemias. De ânimo redobrado, o povo permaneceu fiel a Neemias para repatriar outros irmãos, consagrar os muros da cidade, e consolidar o ministério no Templo. Depois de um bom trabalho de base que durou 52 dias, Neemias pôde, com sucesso, governar a província durante 12 anos (Ne 5:14- 13:6). Logo de início, ele designou que houvesse porteiros, cantores e outros que serviam no santuário, além de estabelecer seu irmão, Hanani, como prefeito da cidade. Então passou a tratar os problemas econômicos da província.


   3. Neemias prima pela organização

           São expulsos todos os elementos estranhos e nocivos ao restabelecimento do povo como nos antigos e gloriosos dias. A marca principal agora não se baseava só na descendência das pessoas que tinham formado o antigo Israel, vigorava um fator de submissão e obediência às leis de Deus. Aqui se dá o nascimento do verdadeiro Judaísmo. Os judeus tinham como esperanças a restauração e a vinda do Messias. De volta a Jerusalém as coisas melhoraram, mas ainda ficava a desejar a nova situação. Desaparecem os profetas e eles se voltam para suas leis, fechando-se no seu nacionalismo, cuidando com extremo zelo da religião, que  segundo algumas opiniões foi aperfeiçoada por motivo do cativeiro. Surgiram novas escolas (sinagogas), formas de ensino (farisaísmo), rejeição à idolatria, novos livros e salmos foram escritos, houve um reavivamento do patriotismo .O orgulho de um povo se estabelece, proclamavam sua força ao apresentarem ao mundo seu templo, sua cidade e seu povo reconstruído com labor e coragem.
           Dentre as principais reformas sociais ele ordena uma anistia geral, devolve várias terras que haviam sido vendidas por troca de subsistência, resolve questões populares, problema da fome, desigualdades sociais que haviam crescido são amenizadas e várias questões religiosas são resolvidas, fazendo o povo agir com solidariedade com os mais necessitados.
É com Neemias que Judá passa a ser uma província autônoma ao lado de Samaria. Ele mesmo torna-se governador, pois toma medidas que ultrapassam os poderes de um simples comissário. Os governadores antes dele haviam oprimido o povo.  Encontrou-se peças como jarras, selos, moedas com o nome Judá, oficializando-a como província Persa, além do documento datado de 408, já citado, que reconhece Neemias como  governador de Judá.(achado em Elefantina). Após sua missão Neemias precisou voltar para a corte, sua permissão era por um tempo. Depois de algum tempo voltou para Jerusalém.
Com a restauração de Judá e Jerusalém, realizou-se uma redefinição da grandeza Israel, que havia se tornado indistinta e difusa. Nos tempos de Salomão e de outros reis posteriores a ele, haviam imagens de deuses estrangeiros. No segundo templo não havia nenhuma. Foram levadas para a Babilônia e parece que não houve interesse em trazê-los de volta. Nenhuma pintura, escultura, baixo-relevo após o cativeiro.



III. É HORA DE RECONSTRUIR 

   
 1.  Uma cidade destruída


A Obra a Ser Realizada 


A situação em que se encontravam tanto os judeus, quanto Jerusalém, reportada por Hanani, irmão de Neemias, era DEPLORÁVEL! Isto pode ser explicado, pelos efeitos duradouros da devastação promovida por Nabucodonozor, líder dos Babilônios, que derrotou Jerusalém em 586 a.C.(140 anos antes da época de Neemias). Depois disto, por muito tempo, a capital (arrasada) de Judá ficou sendo uma "terra de ninguém", onde quem mandava eram os bandidos. Os saques e massacres tornaram-se regulares na região. Infelizmente, não havia perspectiva de êxito. Zorobabel, Ageu, Zacarias e Esdras, todos, haviam estado ali e prestado um bom serviço. Mas não houve um progresso que resolvesse definitivamente a situação. O povo estava desanimado e sem esperanças. Precisavam da reconstrução da cidade, mas só conseguiriam isso, através de uma liderança firme, recursos, e muitos milagres.
Recentes trabalhos arqueológicos confirmam as descrições dos muros e portas, dando conta de como foi feita essa reconstrução. As pedras usadas não foram devidamente trabalhadas e em alguns casos por falta de tempo, usaram apenas pedaços de pedra que foram usados para tapar os buracos abertos nas muralhas.Pode-se reparar em alguns trechos do muro as diferenças de construções, comprovações de trabalhos exaustivos de pedreiros além de remendos usados para cobrir as fendas ocasionadas pelas invasões, além de novos trechos que precisaram ser construídos terem suas datações confirmadas pela arqueologia. As portas são levantadas, porteiros colocados, levitas, cantores, guardas, mas a cidade é grande para o pouco população que havia.




    2. Dedicação total ao trabalho



Porta a porta é edificada. Cada  porta tinha um nome e um significado para a cidade. A construção foi rápida porque o povo realmente se dispôs a trabalhar para ver logo a cidade protegida. Os adversários intencionam matá-los para que a obra parasse. Neemias arma todo o povo com espadas, lanças e arcos. 

Os Judeus oraram ao seu Deus e sob a direção e instrução de Neemias colocaram guarda contra o inimigo dia e noite, prontos a lutar com armas sob o encorajamento de Neemias que os ensinou a lembrar do Senhor grande e temível e lutai pelas vossas famílias. A metade dos servos de Neemias trabalhava na obra, e a metade deles segurava armas, prontos para lutar. Alguns edificavam os muros e os carregadores, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma. Aquele que soaria a trombeta estava ao lado de Neemias, juntando-os a lutar, confiando que o seu Deus lutaria por eles. Isto indica que, como comandante supremo, Neemias tomou a dianteira para vigiar. Assim, eles trabalhavam; a metade empunhavam lanças desde o amanhecer até que as estrelas saírem, e Neemias e os seus irmãos, seus servos e os homens da guarda, nenhum deles tiravam suas roupas. Cada um tinha a arma à sua direita (vv. 9-23).



    3. A divisão do trabalho


Divide-os para a vigilância e para a continuidade da obra. Após várias tentativas de retardamento por parte dos seus adversários, o empreendimento termina com apenas 52 dias de trabalho, o que não resultou em uma obra completa e acabada, mas que permitiu haver maior tranqüilidade. O término da obra é comemorado com uma grande festa.
Neemias recebeu ajuda de Deus para levar a cabo um grande sucesso na obra de reconstrução do muro da cidade de Jerusalém. Certamente é valioso para nós hoje, especialmente os responsáveis nas igrejas, considerar seu exemplo.


CONCLUSÃO

Algumas lições práticas:

1) Os problemas aparentemente insolúveis têm solução, quando homens comprometidos com Deus se levantam na força de Deus para agir.
2) Os homens mais eficazes na obra de Deus são aqueles que têm coração quebrantado e conhecem a intimidade de Deus pelo jejum e a oração.
3) Deus pode levantar você e usar você poderosamente se você tiver coragem de fazer perguntas e sair da sua zona de conforto.
4) Neemias é um líder digno de ser imitado em mui6tas de suas atitudes:
  • Um homem temente a Deus, 
  • conhecedor das Escrituras, 
  • prudente no falar e no agir. 
  • Um homem que estuda antes de apresentar e executar suas idéias, 
  • que transmite confiança nas horas difíceis, 
  • usa estatísticas para conhecer o que houve no passado para agir melhor nas ações futuras.
  • Um homem ousado em  fazer mudanças e em exigir a obediência à Palavra de Deus.
  • Um homem que soube exercer uma função pública com eficácia e firmeza de caráter sem se dobrar à corrupção administrativa.


Pesquisa/Organização:
Prof. João Q. Cavalheiro





FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...