Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

LAODICÉIA: UMA IGREJA NO RAIO “X” DE DEUS



UMA IGREJA ENFERMA
Ap 3. 14-18
Sl 139. 1-7

Introdução

A cidade de Laodicéia, que significa "juizo ou julgamento do povo",  foi construida no século III a.C. por Antíoco II que deu lhe esse nome em homenagem à sua esposa. Distava 80 Km de Filadélfia e 160 Km de Éfeso. A cidade de Laodicéia envaidecia-se de sua riqueza, era uma das cidades mais ricas e prósperas da Ásia Menor. Conta-se que no ano 60 AD foi vitimada por um terremoto que se abateu sobre a cidade destruindo-a quase por completo, mas recusou a ajuda oferecida pelo Império Romano. Estava localizada no encontro de três estradas importantes, levando-a tornar-se um importante Centro comercial e bancário .
Detentora de indústria bastante avançada, produzindo lã preta e uma indústria farmacêutica que fabricava colírio de boa qualidade. As suas águas termais tinham qualidades medicinais e eram usadas como terapia (Bíblia de Estudo Shedd; Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal; Atlas Histórico e  Geográfico da Bíblia-Paul Lawrence) .
A Igreja de Laodicéia, conforme seus próprios olhos, pelas riquezas da cidade, também era rica financeiramente, não lhe faltava nada, estava farta de bens; mas vinha apresentando alguns sinais característicos de quem nào estava bem de saúde espiritual. 

Vejamos o que o Senhor da Igreja encontrou em Laodicéia:

A Igreja no Raio “X” de Deus

Na carta do Senhor endereçada à Igreja de Laodicéia por intermédio do Apóstolo João (Ap 3.14-22) notifica-a que foi achada em falta, ela estava enferma.  No Raio X  de Deus nesta igreja observamos o que diz a Palavra no Salmo 139. 1-7: Senhor, tu me sondas me conheces (v. 1); de longe conheces os meus pensamentos (v.2); esquadrinhas o meu andar (v.3); conhece meu exterior e meu interior; conheces o meu perfil (vv.4,5); sabes para onde eu vou e de onde venho (v.3,7). 


Deus esquadrinhou Laodicéia, porque "Deus não vê como o homem que somente vê o exterior, mas Deus vê o coração (1 Sm 16.7); Ele vê a amargura que mata e pode estar no coração (At 8.22,23) e até mesmo seus intentos (At 5.1-11). Continuando no exame minucioso, Deus com seu olhar penetrante pode ver a alma da Igreja e vê que ela está em desespero e aflição (Lc 22.61,62). 
Diante de tal exposição ao R-X de Deus, assim como um paciente verificado nas máquinas mais modernas da tecnoligia médica de hoje, como tomografia e ressonância magnética, toda anomalia que existia é trazida à luz.

O Senhor estabelece o diagnóstico:

Assim Jesus decidiu por aplicar-lhe um tratamento radical e começou por mostrar que, apesar de ela aparentar uma saúde exemplar, alguns sintomas que não estavam à vista precisavam ser tratados com urgência, caso contrário ela estaria destinada à morte fatal. Os sintomas que Deus via nela não eram animadores. Conforme o verso 18,  aos olhos de Deus a igreja de Laodicéia estava: 

        - Infeliz: Sorridente, acomodada, satisfeita, cheia de sonhos, mas infeliz. Infeliz diante do futuro que era-lhe reservado. A felicidade está no perdão da iniquidade, os pecados apagados; numa comunhão plena com Deus; na certeza da Salvação. "Como é feliz aquele que tem as transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia - Sl 32.1,2-NVI".

       - Miserável: Possuia ouro, mas ouro que não valia nada "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam - Mt 6.19,20" Vejam ainda Lc 12.21.

       - Pobre: Seu saldo bancário estava recheado, mas estava  falida "....Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; por que a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui - Lc 12.15".  "Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus - Lc 12.20,21".

       - Nú: Seu estado, embora abrigado com vestimentas de boa qualidade, não cobria nudez espiritual que se observava diante das lentes penetrantes de Deus. Sua nudez se deixava transparecer diante de seus atos e comportamento em relação aos valores espirituais. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”. (Hebreus 4:13) “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”. (Apocalipse 16:15)


       - Cega: Estando em comodismo e  aparente estabilidade suas obras não deixavam dúvida que estava com a visão comprometida, pois à luz da Palavra que mostrava o caminho a ser trilhado, andava errante em seus atos,  não enxergando a cegueira espiritual que lhe afetava."Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" Pv 14.12. Jesus disse  "Por isso, lhes falo por parábolas; por que, vendo, não vêem;..." Mt 13.13.
Disse ainda em João 9.39: .... "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam......".

Mediante os dados obtidos dos exames o diagnóstico não era animador. Concluiu-se que a igreja de Laodicéia vinha sofrendo de hipotermia espiritual.. "Conheço as tuas obras, que nem és quente, nem frio" (3.15). Por não ser fria, ela não estava morta, mas não vivia na temperatura quente que seria desejável, mas estava morna - hipotermia espiritual. E esse estado não era saudável, frente aos sintomas que produzia: infelicidade, miséria, pobreza, nudez e cegueira.

O tratamento oferecido por Deus:

Uma prescrição à Igreja de Laodicéia

Diante ao diagnóstico apresentado o Senhor prescreve: Aconselho-te que de mim compres – v. 18
           
           - Ouro refinado pelo fogo para que te enriqueças. A Igreja de Laodicéia julgava-se rica pelos muitos bens que possuia. Nada lhe faltava, mas o seu ouro era de péssima qualidade; nada valia perante Deus. A verdadeira riqueza é aquela pode ser acumulada no céu, que não está sujeita a danos, permanece e é eterna (Mt 6.19,20; Lc 12.21)

           - Vestiduras brancas para que te vistas e não seja descoberta a vergonha de tua nudez. As indústrias de Laodicéia produziam tecidos de boa qualidade, especialmente lã preta, embora parecesse estar devida e finamente vestida, a sua aparência perante Deus era de nudez vergonhosa. As verdadeiras vestimentas são aqueles fornecidas pelo Senhor e que são os atos de justiça dos santos - Ap 16.15; 19.8;  Ap 3.5.

           - Colírio para ungires os teus olhos a fim de que vejas. A cidade orgulhava-se do famoso colírio, chamado colírio de Frigia, de sua Universidade. Seu colírio era de excelente qualidade e por isso as pessoas que o usavam na cidade detinham uma boa visão, mas diante de Deus a igreja estava cega pois não conseguia ver a sua decadência espiritual. O conselho do médico dos médicos era para a igreja adquirisse o colírio que lhe abriria a visão - v. 18. Orando a Deus ele pode abrir e ampliar a visão para além dos montes como fez com jovem auxiliar do profeta Eliseu - 2 Rs 6.17,18.

Vinde às compras!!!

Aqui se estabeleceu um paradoxo. Quando Deus desqualifica tudo o que a igreja possuia como de valor nenhum, agora prescreve os antídotos necessários para a cura espiritual de Laodicéia. Como adquirir? Sem recursos? Sem dinheiro? Exatamente: sem dinheiro e sem preço. Sem dinheiro por que o dinheiro não vale nada e, sem preço por que está acima de qualquer avaliação humana. "...sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço..." Is 55.1. Ele está abrindo um crediário a todo aquele que aceitar a sua proposta. Basta: Querer e ouvir.


Se quiserdes e ouvirdes comereis o melhor desta terra - Is 1.19.

Foi extamente isto que a Igreja de Laodicéia fez: quis e ouviu. Adquiriu os bens oferecidos por Deus, corrigiu a sua rota, encontrou o caminho, enriqueceu espiritualmente, e cobriu-se das vestes que justificam; sua nudez não foi mais vista e sua miséria e pobreza ficou para trás. Converteu-se ao Senhor e tornou-se uma igreja, florescente. Sua mornidão (hipotermia espiritual) foi curada e tornou-se uma igreja quente. Conforme alguns historiadores neo-testamentários do terceiro século d.C. o testemunho desta igreja fez com que fosse perseguida pelos governantes da época e até mesmo mártires foram feitos de alguns de seus membros.

Conclusão

A nossa oração é no sentido de que cada um que ler ou ouvir essa mensagem e que se for achado na condição da Igreja de Laodicéia, aceite a exortação do Senhor, ouça o convite e tome sua decisão em favor de uma vida em busca de valores reais, que são aqueles que o Senhor oferece - Mt 11.28-30. Assim passe a viver numa novidade de Vida. Deus vos abençoe!!!!

                                                                                Ministrada na Cong. São João/Ctba/PR, 16.11.14.
                                     Fonte/imagens: https://www.google.com.br/search?q=imagens+da+igreja+de+laodiceia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...