Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

JESUS ENSINA A ORAR


Parte IV


Independente do tipo, do lugar ou da posição, Deus sempre ouve nossas orações, quando partirem de um coração sincero, sem reservas. Se o crente estiver com sua comunhão com Deus em perfeita harmonia, Deus sempre estará pronto a atender suas orações. 

Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis”. Mc 11.24.

 Em uma única oração poderão estarem envolvidas mais de uma ou todas as suas características, evidenciando uma riqueza de maneiras, mas para Deus o que interessa mesmo é a sinceridade do coração que se prostra em reverência a seu nome.

   Um missionário, a serviço de Deus encontrou-se em dificuldades na fronteira de um país comunista. Ele levava em seu veículo uma grande quantidade de Bíblias, quando esta espécie de literatura era expressamente proibida naqueles países da então chamada “Cortina de Ferro”. As Bíblias estavam bem expostas, não havia como escondê-las, e nem era essa a intenção daquele homem de Deus, foi quando, numa oração relâmpago, ele pediu a Deus:


Senhor, não deixe que os guardas vejam e impeçam de eu levar a tua Palavra a quantos necessitados estão aguardando, famintos por ela”. 

Os guardas examinaram a bagagem, nada viram, e assim ele pode levar a Bíblia Sagrada aos seus irmãos que ansiosos aguardavam. Deus está pronto a ouvir nossas orações.

Deus tem diversas maneiras de responder nossas orações. Precisamos ter entendimento para compreendermos a resposta de Deus. Li há poucos dias em uma revista (secular) de grande circulação nacional a respeito de um irmão cuja esposa ficou enferma de uma doença fatal. Ele pediu a Deus para que a curasse com muita insistência, mesmo assim ela veio a falecer. Certamente o desespero e a dúvida tomou conta daquele homem. 

Em momentos de meditação ele começou a pensar porque Deus não havia atendido a sua petição, aí ele entendeu que Deus havia lhe respondido. Não com a resposta que ele desejava receber naquele momento, mas que mais tarde ele pode ver que apesar de sua esposa vir a falecer a resposta de Deus foi no sentido de eles terem vivido uma experiência de comunhão com Deus a qual nunca tinham experimentado. Viveram situações inusitadas. A comunhão familiar passou a ser mais intensa. O amor por seus semelhantes passou a ter uma nova dimensão, de modo que aquela família nunca mais foi a mesma em seu fervor espiritual.

Em um país distante no continente africano vivia um missionário em permanente trabalho de evangelização e condução de almas para Cristo. Numa certa noite em uma cidade norte americana um irmão foi despertado no meio da noite com uma preocupação, e uma voz lhe dizia e insistia para que orasse por este missionário. Este irmão foi obediente à voz do Senhor e pôs-se de joelhos e com grande fé orou ao Senhor. Enquanto naquelas longínquas terras o servo do Senhor dormia foi também despertado e tinha uma certa preocupação de que algo estava errado, mas ficou em vigilância. Foi quando observou no telhado de sua choupana algo que se movimentou em sua direção. Era uma enorme e venenosa serpente que estava apenas esperando o momento para atacar o homem de Deus.


Mais tarde de volta a seu país, quando testemunhava em uma Igreja um irmão lhe procurou e perguntou-lhe a que horas havia acontecido isto, o missionário respondeu e aquele irmão disse: Pois foi exatamente nesta hora que Deus despertou-me para que orasse em seu favor”. Foi indescritível a alegria daqueles irmãos. Deus ouviu a oração de seu servo e acrescentou-lhes ainda mais a fé. Ele ouve também a sua oração.

Creio que o leitor também é portador de testemunhos de orações semelhantes a essas que tenham acontecido consigo mesmo ou com outros. Sempre Deus movendo-se em atenção à oração dos fiéis.
Tiago nos fala de uma situação em que Deus não atende a oração. Vejamos: Tg 4.3 

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 

 Esperamos que não seja esta a situação do amado leitor, senão procura consertar este erro para estar em condição de chegar-se a Deus com toda a autoridade concedida por sua palavra. A Jeremias disse: 

Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” Jr 33.3. Veja ainda: Jr 29.13,14 “Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.

Se oramos e não recebemos, mesmo estando em comunhão plena com Deus, é por que a resposta que queremos não está na vontade de Deus ou não é para o momento. Como Ele conhece os corações, sabe que ao atender segundo o que buscamos nos trará no futuro prejuízos espirituais que Deus quer evitar para nosso próprio bem.

Deus mantém a sua Palavra, a sua promessa ainda está viva e vale para nossos dias, precisamos isto sim buscá-la e estarmos no direito de alcançarmos.

Pr.  João Q. Cavalheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...