Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - Lição 4 / 2º Trimestre / 2011


24 de  Abril de 2011








ESPÍRITO SANTO - AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS





Texto Áureo: 



E eis que sobre vós envio a promessa de


 meu Pai; ficai porém, na cidade de 


jerusalém, até que do alto sejais 


"revestidos de poder" (Lc 24.49).









Objetivos: 
Conhecer  a atuação do Espírito Santo  na humanidade
Compreender que não podemos viver sem a presença do Espírito Santo
Conscientizar-se de que o batismo com o Espírito Santo capacita o crente no serviço do Reino.


ESPÍRITO SANTO – AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS

INTRODUÇÃO:

Desde o dia de Pentecostes, vemos o Espírito Santo operando na Igreja – no ensino, nos milagres, nas plenitudes, nos batismos, mas, acima de tudo, na disseminação do evangelho e no estabelecimento da Igreja.
A primeira evidencia da obra do Espírito Santo foi a capacitação dos apóstolos a fazer discípulos, verdadeiros estudantes, dos 3.000 que se converteram. Esse discipulado foi desenvolvido mediante vários tipos de experiências: conhecimento da doutrina dos apóstolos, comunhão, partir do pão e orações (At 2.42).
O movimento pentecostal crê que a efusão do Espírito foi concedida à Igreja, a fim de que essa cumpra a grande comissão no poder e autoridade do Espírito Santo (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.40; At 1.8; 2.1-4).
No contexto de Atos dos Apóstolos é o Espírito Santo, o responsável direto pela expansão e multiplicação da Igreja atual. O Espírito Santo, por exemplo capacita (At 2.4; 1.8), escolhe (At v13.2), impede (At 16.7). Os resultados da ação do Espírito atestam o crescimento e sucesso da Igreja Primitiva em Jerusalém (At 6.7), na Palestina (At 9.31), na Asia Menor (At 16.5), na Europa (At 19.20) e Roma (28.31). A Igreja Cristã Primitiva cumpriu cabalmente a sua missão evangelística. A Expansão da Igreja nas cinco regiões (Jerusalém, Palestina, Ásia Menor, Europa e Roma) é resultado da ação do Espírito na mesma. Atentemos para o fato de que as condições de transportes daqueles dias não se comparam com os dias atuais. E, no entanto em menos de 40 anos o cristianismo havia chegado a todo o império Romano oriental.


O MOVER DO ESPÍRITO LEVA AO CRESCIMENTO

Crescimento natural quer dizer que agora não são mais as estratégias em si mesmas que forçam a igreja a movimentar-se, mas é o Espírito Santo que se move através das estratégias para levá-la a crescer sem artifícios. O crente pode ter amplo conhecimento sobre os métodos mais eficazes para atrair o pecador mas se não estiver movido pelo Espírito Santo de nada adiantará, pois ficará só na teoria. Se a evangelização dependesse só de projetos, o mundo já teria sido alcançado pela mensagem de Cristo. Muitos deles, no entanto, ficam apenas no papel porque falta a força impulsionadora para a ação: o mover do Espírito (At 2.1-4)


O ESPÍRITO SANTO E O REVESTIMENTO DE PODER

Quem não deseja ser revestido de poder espiritual para fazer a obra de Deus? Mas o que se entende por revestimento de poder?
Normalmente definimos esse revestimento de poder como a manifestação do Espírito Santo, o Poder do alto – Lc 24.49.

O revestimento vem através do dom do Espírito que é identificado com o batismo no Espírito Santo.

O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A IGREJA ATRAVÉS DOS DONS ESPIRITUAIS

O dom do Espírito Santo é uma necessidade individual de cada crente que deseja servir melhor ao Senhor.
Os dons operados pelo Espírito Santo são manifestações especiais na vida da Igreja local que capacitam seus membros em particular para as obras que Ele quer realizar através de cada crente.
Através dos dons espirituais, a Igreja de Cristo conhece, fala e age de maneira sobrenatural. Foi o que Paulo deixou claro aos irmãos de Corinto: 


“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1 Co 12.6,7).

Os dons espirituais auxiliam a Igreja a cumprir sua missão e a manifestar a glória de Deus. É uma das facetas mais eficientes do Ministério do Espírito Santo na atual dispensação.


O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A IGREJA LEVANTANDO PREGADORES PODEROSOS

É através do Espírito Santo que os pregadores alcançam as mais profundas revelações da Palavra e descrevem as realidades do Evangelho de tal maneira que os ouvintes se surpreendem, se convencem e se decidem como se Cristo pessoalmente estivesse entre eles. Assim ocorreu inicialmente com Pedro, no Dia de Pentecostes, e os fatos se repetem através dos tempos.
O segredo do êxito, em cruzadas evangelísticas, é buscar em oração, a assistência do Consolador. Tomando como base as campanhas realizadas pela igreja primitiva, vemos o que acontece quando se prega a Palavra de Deus, no Poder do Espírito Santo:

a) Salvação de almas (At 2.41; 4.4);
b) Sinais miraculosos (At 8.6,7);
c) Grande alegria (At 8.8) e


  • d) Batismo no Espírito Santo (At 8.14,17).






  • O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A IGREJA NO CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO

    Na vida da Igreja, o Espírito Santo vem atuando desde a sua fundação, no Dia de Pentecostes, e só há de encerrar a sua a sua missão com respeito aos santos dessa dispensação por ocasião do arrebatamento. 


    O Espírito Santo, como o Consolador enviado por Cristo, assiste a Igreja em todas as necessidades desta. O Espírito Santo orientou a Igreja em todas suas investidas missionárias. Haja vista o comissionamento de Barnabé e Paulo:

    Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado” (At 13.1,2).

    Em todos os passos de Paulo o Espírito Santo se fez presente, orientando e resguardando os servos de Cristo. E, assim, o Evangelho chegou aos mais distantes recantos do Império Romano.

    O Espírito Santo reveste-nos, para realizarmos a obra de Deus. O que faremos sem o poder do Espírito? Nada! Precisamos dele para termos coragem e disposição, a fim de realizarmos a obra de Deus. Os discípulos de Jesus, enquanto não receberam o poder do Espírito Santo, eram medrosos. Mas, quando foram cheios do Espírito Santo, suas vidas tornaram-se atuantes (Lc 24.49).
    Em Atos 13 vemos como a assistência do Espírito Santo é imprescindível à obra missionária:

    a) Escolha: Em Antioquia havia havia cinco profetas e doutores, e o Espírito de Deus escolheu o primeiro e o último da lista: Barnabé e Saulo (vv 1,2). Por que não o primeiro e o segundo? Porque a chamada é um ato soberano dEle (Hb 5.4).

    b) Envio: Eles foram também enviados pelo Espírito (vv 3,4).. A Igreja apenas os despediu, pois é Ele quem escolhe e envia (Mc 3.13,14).

    c) Capacitação: Paulo e Barnabé manejavam bem a Palavra de Deus (vv 16-44), eram cheios do Espírito Santo, de ousadia (v 46) e tinham autoridade divina para repreender aqueles que se lhes opunham (vv. 5-12; At 4.31).

    d) Direção: Guiados pelo Consolador, eles faziam discípulos numa cidade e partiam para outra (vv. 46-51. Graças à direção e providência do Espírito, o Evangelho tendo alcançado a Europa (At 16.6-10), chegou também à América do Norte, de onde vieram o missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, pioneiros do Movimento Pentecostal no Brasil.


    CONCLUSÃO:

    No decorrer deste estudo observamos que a Igreja somente existe porque tem a operação sobrenatural do Espírito Santo. Por esse motivo os discípulos de Jesus tendo recebido toda instrução necessária para a disseminação do Evangelho e para a inauguração da Igreja, foram instruidos ainda a aguardarem o recebimento do poder, sem o qual essa nova organização não passaria de uma nova religião ou seita do século I, como muitas outras que surgiram naqueles dias e por ali findaram. Essa nova Igreja seria portadora de uma mensagem que moveria os alicerces do inferno e este não lograria êxito contra ela:" (....), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16,18)".
    Assim os primeiros discípulos naquele dia memorável receberam o revestimento necessário, e o poder do qual foram foram envolvidos fez com que a novel igreja tivesse suas bases assentadas, crescesse, se propagasse e alcançasse nossos dias e seguirá até o dia da Glória.


    Pesquisa, comentários e organização
    Pr. João Q. Cavalheiro

    Fontes:
    O que a Bíblia diz sobre o ESPÍRITO SANTO, Stanley M. Horton, CPAD/RJ, 1993.
    Lições Bíblicas-Maturidade Cristã/33/CPAD/RJ – 1º Trim. 1993
    Lições Bíblicas/Doutrinas Bíblicas/CPAD/RJ, 1º Trim. 2001
    Lições Bíblicas/CPAD/RJ, 4º Trim 1976.
    Lições Bíblicas/CPAD/RJ, 4º Trim. 1997.
    Lições Bíblicas/CPAD/RJ, 1º Trim.1994
    Lições Bíblicas/CPAD/RJ, 3º Trim.2006.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...