Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, Lição 8 do 2º Trimestre 2011




22 de Maio de 2011


O GENUÍNO CULTO PENTECOSTAL



TEXTO ÁUREO:
Que fareis pois irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vos tem salmo, tem doutrina, tem revelações, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14.26).

VERDADE PRÁTICA:
“O genuíno culto pentecostal é marcado pela reverência, ordem e profundo temor a Deus, proporcionando, assim, o contínuo derramamento do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo”.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
1 Co 14. 26 -33, 39,40.

LEITURA DIÁRIA:

Segunda-feira: Mt 4.10 “Adorar somente ao Senhor”
Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

Terça-feira: Sl 95.1,2 “Apresentemo-nos com júbilo ao Senhor”
Vinde, cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação!
Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos.

Quarta-feira: Sl 96. 7,8. “Dai a glória devida ao Senhor”
Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força.
Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios.

Quinta-feira: 1 Co 14.26 “A necessidade de ordem no culto'
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Sexta-feira: Jo 4.23 “Adorar a Deus em Espírito e em Verdade”
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Sábado: Sl 128 “A família que teme e adora ao Senhor”
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6 E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.


OBJETIVOS:

Conscientizar-se sobre o verdadeiro significado do culto.

Definir os elementos do genuíno culto pentecostal.

Saber que a Casa de Deus é lugar de adoração.




COMENTÁRIO



GLOSSÁRIO

Culto:
O termo “culto” tanto no Antigo (' ãbad) como no Novo Testamento (latreuõ), significa servir, serviço, referindo-se ao serviço sagrado oferecido a uma divindade (Ex 20.5; Mt 3.10).
"Reverência suprema que só é devida a Deus. Inclui adoração, louvor, ações de graça, confissão do pecado, imploração de graça e a consideração da vontade divina".( Dicionário da Bíblia de W.W. Rand)


Adoração:
É o momento em que a Igreja cultua ao Senhor em louvor, oração, respeito, admiração e temor, manifestando gratidão por suas bênçãos e proteção.


Liturgia:
O Conjunto de elementos que compõem o culto cristão (At 2.42-47;
1. Co 14.26-40; Cl 3.16).
A liturgia de um culto pentecostal compreende diversas partes do culto: -Oração (At 12.12;16.16).
-Cânticos (1 Co 14.26; Cl 3.16).
-Leitura e exposição da Palavra de Deus ( Rm 10.17; Hb 13.7).
-Ofertas ( 1 Co 16.1,2).
-Manifestações e operações do Espírito Santo ( 1 Co 14.26-32) e
-Bênção apostólica ( 2 Co 13.13; Nm 6.23-27).


Linguagem mântrica:
No hinduísmo, refere-se às fórmulas encantatórias que buscam, por meio da invocação, materializar uma divindade. Corresponde aos chavões, e linguagens de teor psicológico e espiritual que procuram emocionar a audiência e colocá-la em estado de transe.




Introdução:

O culto de adoração a Deus é a mais sacra reunião da Igreja, em gratidão ao Senhor por todas as bênçãos salvíficas (Sl 116.12,13). A pessoa principal do culto não é o pregador, o cantor, os conjuntos, os obreiros, mas o Senhor Jesus Cristo. “A Ele toda a glória!”(Ap 15.3,4). Portanto, devemos prestar o nosso culto a Deus, com ordem e decência (1 Co 14.40). Evitando o formalismo do ritual, da liturgia seca e mecânica, Que impede a ação do Espírito Santo, mas também, fugir da irracionalidade e do descomedimento, que escandaliza e impede a edificação coletiva (1 Co 14.26-40).


I. Adoração e Culto

O principal objetivo do culto cristão é a glorificação de Deus. Mas pra que este objetivo seja alcançado, é mister que o culto transcorra de acordo com os principios que encontramos nas Sagradas Escrituras. Tudo deve ser feito com decência ordem.
O culto é o momento em que a igreja adora ao Senhor em louvor, oração, manifestando gratidão por suas bênçãos e proteção. A fim de adorar ao Senhor, nós, seus servos, devemos nos prostrar diante dele com respeito, admiração e temor. Sem adoração, a vida pode ser tudo, menos cristã, pois vida cristã exige adoração ao Rei do Universo (Gn 24.26; Sl 42.4; 1 Cr 29.20).


Que é um Ato de Culto e Adoração?

Para poder adorar a Deus em espírito e em verdade é necessário ter clara idéia do que é um culto. O culto pode ser particular, familiar ou público. Quando é realizado com o devido espírito e em forma correta, o culto é uma entrevista com Deus. Quando não é particular ou familiar, geralmente constitui um serviço ou reunião de um grupo de cristãos celebrado num lugar destinado para isso, como uma capela, um templo, etc.
O Dicionário da Bíblia de W.W. Rand, ao explicar o que é o culto declara o seguinte: "Reverência suprema que só é devida a Deus. Inclui adoração, louvor, ações de graça, confissão do pecado, imploração de graça e a consideração da vontade divina".
Resumindo, podemos dizer que um ato de culto é uma reunião dedicada à adoração e ao louvor a Deus mediante o canto e testemunhos pessoais dos fiéis. É uma ocasião para falar com Deus por meio da oração e de ouvir a Deus pela exposição de Sua Palavra e pelas impressões do Espírito Santo. É uma oportunidade de estar em comunhão com Deus e dos fiéis entre si. É um meio para promover o crescimento espiritual.


  1. Composição do Culto Pentecostal

O Louvor:É nosso privilégio tributar louvor a nosso Deus. Os meios de louvar são principalmente o canto e a música. A pessoa que toca o instrumento deve aprender a acompanhar e não necessariamente a dirigir o canto da congregação.
Acerca do canto, cumpre mencionar que sempre devem ser escolhidos hinos adequados à ocasião e ao assunto que será apresentado no culto. O culto não é uma aula de canto, por isso devem ser escolhidos hinos conhecidos pela maioria dos adoradores[5]. É mister, no entanto, ensiná-los a cantar com entendimento, sentimento e reverência, em harmonia com o que disse Paulo: "Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente".(I Coríntios 14:15). Se houver diretores de música e de canto, estes devem ser pessoas que realmente o saibam dirigir, pois do contrário é melhor não tê-los. Se os houver, devem estar a serviço do pregador.
Para os cultos, o canto congregacional é o mais indicado. Por outro lado, reconhecemos que um bom coral pode proporcionar uma boa contribuição para o culto e os cantores devem ser pessoas de reconhecida consagração, que tenham um porte pessoal de acordo com as normas da igreja e que cantem a glória de Deus e benefício espiritual da congregação.
A Oração: Parte importantíssima do culto é a oração. De preferência, a oração deve ser feita de joelhos. Davi se achava inspirado quando disse: "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou". (Salmo 95.6). A oração pública, em geral, deve ser curta e proferida em voz alta para que todos possam ouvi-la e unir-se-lhe em espírito. Assim como Cristo ensinou Seus discípulos a orar, convém que o pastor ensine a seus colaboradores como devem ser as orações no culto público.
"A oração feita em público deve ser breve, e ir diretamente ao ponto. Deus não requer que tomemos fastidioso o período de culto, mediante longas petições. Há muitas orações enfadonhas, que parecem mais uma preleção feita ao Senhor, do que o apresentar-Lhe um pedido. (...) Não se exigem orações verbosas, com caráter de sermão, e que são fora de lugar em público. Uma oração breve, feita com fervor e fé, abrandará o coração dos ouvintes".
As Ofertas: O momento em que entregamos nossos dízimos e ofertas a Deus também constitui uma parte integrante do culto. Desde o princípio, o ato de dar, oferecer e sacrificar tem estado relacionado com o culto. Em Israel, as ofertas ou sacrifícios eram muitas vezes o próprio centro dos serviços de adoração.
Devolver a Deus algo do que Ele nos tem dado é ou deve ser também uma parte do culto na atualidade. Constitui uma expressão tangível de nosso amor e gratidão a Deus. Ao prover meios para a pregação do evangelho demonstramos que temos interesse na salvação de outros. O que Davi disse em seus dias também se destina a nós no tempo presente: "Tributai ao Senhor a glória devida ao Seu nome; trazei oferendas, e entrai nos Seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza de Sua santidade".(Salmo 96:8 e 9).
A Exposição da Palavra: A parte central do culto é a exposição da Palavra de Deus. Aquele que a expõe é e deve ser considerado um porta-voz de Deus, e a mensagem apresentada deve ser aceita como uma mensagem do Senhor. Toda exposição da Palavra, todo sermão pregado num culto, deve ser uma mensagem de Deus que supre alguma necessidade humana.
O pastor ou a pessoa encarregada de fazer a exposição da Palavra deve sempre preparar cabalmente sua mensagem por meio da oração, do estudo e da meditação. Seria uma falta grave apresentar-se perante a grei sem haver preparado devidamente o tema a ser apresentado. Muitas vezes Deus é desonrado e o culto perde grande parte de sua solenidade, dignidade e eficácia devido a sermões mal preparados e mal apresentados. É necessário melhorar consideravelmente este aspecto do culto. Acima de tudo, a exposição da Palavra deve caracterizar-se pela solenidade e reverência.


        III. MODISMOS LITÚRGICOS

O ser humano tem a propensão de aceitar toda e qualquer inovação. Tudo o que foge à normalidade, uma vez que não nos tire de nossa zona de conforto, parece exercer atração irrestrita. Infelizmente, até mesmo a Palavra de Deus é vilipendiada pela comunidade cristã que, ávida por mudanças, acaba reproduzindo a dinâmica da sociedade consumista, anticristã e ateísta. Entre outras, certas mudanças tem sido altamente prejudicial ao legítimo culto cristão, que deve ser de exclusividade de adoração ao Senhor. Eis alguns modismos litúrgicos doutrinários em voga em nossos dias:

        a) O restauracionismo:

Trata-se de uma inovação teológica que procura adaptar aos dias de hoje, os ensinos, ritos e costumes do Antigo Testamento. É o velho fermento dos fariseus e judaizantes (Mt 16.11; 1 Co 5.6,7; Gl 5.9). Entre outros os principais ensinos são: A guarda do sábado, o ritual da circuncisão e as festas de Israel.

        b) O evangelho da prosperidade material:

Os adeptos deste ensino acreditam que todo o crente deve ser rico e jamais adoecer. Caso contrário, o cristão está em pecado ou não tem fé. Esta falsa doutrina traz em seu bojo alguns conceitos heréticos, totalmente sem fundamento bíblico, provenientes de uma exegese equivocada. Para que o estudante tome conhecimento de tais apenas citaremos alguns:

  • Autoridade espiritual: Essa falsa doutrina afirma que o crente tem autoridade espiritual porque é a própria encarnação de Deus assim como Jesus o foi. Todavia a Bíblia nos afirma que a autoridade que Deus concede a seus servos deriva-se de sua Palavra.
  • Pobreza é maldição: Assim como a riqueza nem sempre é uma bênção (Mc 19.23; Pv 30.9), pobreza não é maldição (Mt 26.11; Mc 14.7; Dt 15.11; Jo 12.8).
  • Confissão positiva: Afirmam esses teólogos, se um crente disser que num prazo de um mês conseguirá um carro zero, isso terá de acontecer. Afirmam que para ser curado basta dizer que não aceita a doença. Devemos, no entanto, seguir o exemplo de Jesus (Lc 22.42).

Não há problemas em ser próspero. Na Bíblia, há várias promessas de prosperidade e saúde, e para tanto vejamos: a) Prosperidade espiritual ( Sl 112.3; 73.23-28). b) Prosperidade em tudo (condicionada à obediência e à submissão às Sagradas Escrituras) – Dt 28.1-14; Sl 1.1-3; Dt 29.29; Sl 37.5; Pv 30.7-9. O que há de falso é priorizar a busca pelas riquezas em prejuizo de uma vida espiritual íntegra e dedicada a servir a Deus.


         c) O ministério modernizado:

Hoje, em muitos lugares, há aqueles que pregam o evangelho, inserindo inovações e modismos contrários aos ensinos da Palavra de Deus. Tais pessoas tem até boas intenções. Todavia o que elas desejam é adequar o evangelho à cultura secular. Às vezes não percebem que estão a misturar o sagrado ao profano.

Devemos obedecer aos mandamentos das Escrituras de modo irrestrito, sem as muletas das inovações e dos modismos.




         d) O evangelho do entretenimento:

O evangelho de Cristo não é entretenimento carnal, mas o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). O “evangelho do entretenimento” exalta o homem e não a Deus. Prega-se o evangelho, mas sem a s suas exigências; ensina a graça, mas sem a cruz de Cristo (Sl 93.5).

        e) A liturgia no culto a Deus:

Através dos salmos de adoração a Deus aprendemos que a liturgia deve ser reverente e santa. Assevera-nos o salmista: “Adorai a Deus na beleza da santidade; tremei diante dele todos os moradores da terra” (Sl 96.9; 1 Cr 16.29; Sl 29.2). Devemos tomar cuidado com as inovações, pois o que a Igreja de Cristo realmente necessita é de uma constante renovação no pode do Espírito Santo.

        f) Valorização da forma ao invés do conteúdo:

Alegando “Atividade cultural” e “Folclórica”, há templos evangélicos em cujos pátios vê-se roda de capoeira e ensaio de bloco carnavalesco, enquanto no santuário, no chamado “lovourzão”, entram em cena os “trenzinhos” e outras abominações. A linguagem mântrica está sendo empregada pelos “animadores de culto” e até elementos do judaísmo aparecem em conjunto com a liturgia cristã. É a secularização do culto evangélico para agradar os que rejeitam os preceitos normativos de vida, revelados pelas Escrituras.



Conclusão:

O Culto, quando obedece às diretrizes da Bíblia é sempre uma grande bênção. Como diz o salmista: “alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. Que Deus nos ajude a praticá-lo com decência e ordem.


Pesquisa, adaptações e comentários adicionais:
João Q. Cavalheiro

Fontes de busca e pesquisa:
Lições Bíblicas da EBD, CPAD/RJ, 4º Trim/2005, pp 79.
Lições Bíblicas da EBD, CPAD/RJ, 2º Trim/2007, pp 71-77.
Lições Bíblicas da EBD, CPAD/RJ, 3º Trim/2006, pp 78-83.
Lições Bíblicas da EBD, CPAD/RJ, 4º Trim/1997, pp 58-63.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor querido irmão, amigo e pastor João Q.
    Os estudos postados no blog estão sendo uma benção em minha vida.
    Eu não poderia deixar de comentar sobre a excelente matéria que o amado irmão postou no dia 17/05/2011 CRISTÃOS ACOMETIDOS DE “ANOREXIA”.
    Ser cristão, sal da terra e luz do mundo. Não é p/ qualquer um.
    Temos presenciado nosso país apoiando o pecado através de leis sem fundamentos e totalmente contrárias a palavra de Deus, e o povo que se diz "crente" acha normal.
    Não quero ser crente, quero ser lavado e remido no sangue de Jesus Cristo. E andar na contramão de um mundo que caminha a passos largos p/ o abismo.
    Pastor, Deus continue a lhe usar como canal de benção p/ esta nação.
    Estarei orando pela vida do irmão e sua família, pois o inimigo de nossas almas tem tentado calar os homens e mulheres compromissados com a Verdade.

    Abrçs do irmão em Cristo Demétrius A. Silva

    ResponderExcluir
  2. Pr. João,
    A paz

    Debalde, procurei uma palavra para classificar este estudo. Em não encontrando, criei o termo "tremêndido" - algo próximo a tremendo + esplêndido.
    Parabéns pela excelência do post.
    Em Deus, ad eternum

    Ps.: Sua encomenda segue hoje pela EBCT

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...