Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HERBERT NORDLUND: UMA VIDA A SERVIÇO DE DEUS

Há 62 anos com apenas trinta e sete anos de idade e muito serviço prestado à causa de Cristo, passava para o Senhor, na cidade de Porto Alegre-RS, em 25 de outubro de 1949, o missionário Herbert Nordlund, amado e conhecido obreiro do Senhor no Estado gaúcho. Teve uma vida curta, mas toda ela dedicada ao serviço de Deus.

Nascido na Suécia no dia 2 de setembro de 1912, em agosto de 1922 embarcou com sua família para os Estados Unidos, indo residir em Nova Iorque. No navio em que viajavam, encontraram a família Vingren que regressava, via Estados Unidos, para o Brasil.  Herbert Nordlund, o menino Nordlund, cuidou dos dois filhos mais novos do casal Vingren, que tinham 3 e 4 anos respectivamente. Esse contato com a família do missionário Vingren foi altamente proveitoso para Herbert Nordlund, pois naquele mesmo ano, na cidade de Nova Iorque, ele aceitou a Cristo como Salvador.
No ano seguinte veio com seus pais para o Brasil. Antes de fixar-se no Rio Grande do Sul, morou oito meses em Belém do Pará.. Chegando à capital gaúcha em 2 de fevereiro de 1924, passou pelas águas do batismo no dia 19 de outubro do mesmo ano, recebendo o batismo no Espírito Santo em 1935. Neste mesmo ano recebeu a chamada definitiva para o trabalho na seara do Senhor. Cristo o chamava para pregar o seu Evangelho de fogo, poder e glória.

Um obreiro forte e valente

Foi obediente à visão celestial, e isso deu-lhe forças para jamais recuar ante as tempestuosas situações que normalmente acompanham aqueles que labutam nas milícias do Mestre. Foi soldado da primeira linha, estando em todos os lugares. Incansavelmente viajava por todo o Estado, pregando a mensagem de Boas Novas, que tem poder para transformar qualquer vida. Com o mesmo entusiasmo que pregava, dirigia estudos bíblicos, aconselhando e estimulando a outros. Era um homem que sentia-se bem em qualquer lugar; considerava-se igual a qualquer irmão que visitasse, tendo um lema muito comum aos humildes: viver para servir. E servindo, obtinha de Deus amor suficiente para distribuir com todos.

Devido às mutações da época em que viveu, e vendo as constantes ameaças do mundo, veio-lhe a inspiração do maravilhoso poema “Jesus voltará”, cuja letra foi transformada em hino e recebeu o número 401 da nossa Harpa Cristã: “Breve virá, breve virá; breve jesus voltará!” diz o coro dessa maravilhosa mensagem. Herbert Nordlund dedicou toda a sua vida ao serviço do Mestre amado. Seus pais viram o querido filho partir para a Glória, ficando eles em plena atividade no Estado gaúcho. É possível que a dor dessa separação nunca tenha se extinguido no íntimo dos velhos Gustavo e Elizabeth Nordlund.

Sabemos que muito do que acontece na terra só a eternidade revelará. Assim aqueles que conheceram Herbert Nordlund e tem indagado porque Deus o levou tão moço e cheio de vida, só obterão a resposta quando estiverem na presença do mesmo Senhor que tomou aquele valoroso moço para Si!

Eliezer Cohen, em “O Obreiro”.

Adaptação de:
João Q. Cavalheiro

4 comentários:

  1. Boa Tarde,

    Herbert Nordlundo faleceu em função do que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor!
      Caro amigo Edson! Obrigado por sua visita e comentario neste humilde blog! Ser'a sempre bem-vindo aqui.
      Quanto `a sua pergunta devo dizer-lhe que embora tenha procurado nao obtive sucesso para poder responde-la. Fico a dever-lhe uma resposta, mas em obtendo esta informacao prometo que levarei ao seu conhecimento.
      Desde ja agrade'co por vossa provavel compreensao. Abra'cos e um Feliz Natal e ano 2014 ao amigo e a sua familia...
      Att. Joao Q.Cavalheiro

      Excluir
    2. A Paz do Senhor,
      Explico como cheguei no seu blog: Estava justamente procurando informações sobre Herbert Nordlund, e realmente é muito complicado encontrar. Estou concluindo meu TCC de História e resolvi aplicar como tema as relações entre a Igreja Assembleia de Deus a nível de país, de estado e no município de Cruz Alta-RS. Fazendo estas interconexões cheguei a Herbert Nordlund ao analisar o primeiro Livro-Ata da Igreja em Cruz Alta. O termo de abertura é assinado por ele em 1 de agosto de 1938 e a partir daí pensei pesquisar alguma coisa sobre sua vida. Acredito que seu blog é o que mais informações sobre ele relata. Mas a impressão que eu tenho é que muita coisa acerca dos pioneiros em solo gaúcho, exceto de Nils Taranger sobre o qual existem muitos subsídios, pela falta de literatura disponível não é possível traçar uma linha de pesquisa firme ou que possa ser provada. Há muitas especulações onde não temos certeza se as mesmas procedem. Também há poucas testemunhas vivas daquele período. Se o irmão encontrar algo referente a esta informação, por favor agradeço se me informar para que eu possa realizar o aprofundamento científico-historiográfico provando a veracidade. Meu TCC está pronto, apresento entre o dia 5 e 15 de janeiro, mas estou sendo aconselhado por meus orientadores na universidade e por irmãos da Igreja a aprofundar a questão. Quem sabe trabalhando a História da igreja no RS possamos entender o porque da realidade da Igreja hoje. O pai de Herbert, Gustavo Nordlund sofreu muito com determinadas pressões que ainda hoje é pouco entendido os reais motivos das mesmas. Em função disto entregou o comando da Igreja no estado a Nils Taranger que conseguiu pacificá-la. Meu endereço de e-mail: edsonjunior.rs@gmail.com. Lhe aguardo. Um abraço, que Deus lhe abençoe com um Feliz Natal e um próspero ano novo repleto das bênçãos do Senhor.

      Excluir
    3. A Paz do Senhor irmão Edson!

      Muito alegrou-me de que a informação fornecida neste texto serviu de subsídio para enriquecer seu trabalho de TCC. Senti por não fornecer-lhe todas as informações necessárias. Conforme expresso já, em tendo os dados solicitados serei imediato em informar-lhe, caso não o possa conseguir peço, desde já, desculpas. Faço votos de sucessos em seu trabalho, que por abordar assunto tão interessante, mas pouco explorado, enriquecerá a literatura biográfica da IEAD, e, por que não, a literatura brasileira.
      Abraços....
      Att. Joào Q. Cavalheiro

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...