Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

QUEM ERA A ESPOSA DE CAIM?



         Os céticos em relação à Bíblia usaram uma vez após outra a mulher de Caim para tentar desacreditar o livro de Gênesis como registro histórico verdadeiro. Infelizmente, a maioria dos cristãos não responde de forma adequada a essa questão. Por conseguinte, o mundo acha que os cristãos não são capazes de defender a autoridade da Escritura e, portanto, nem a fé cristã.

        Quem foi Caim?
Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva registrado na Escritura (Gn 4.1). Ele e seus irmãos Abel (Gn 4.2) e Sete (Gn 4.25) fizeram parte da primeira geração de crianças nascidas nesta Terra. Embora estes três filhos homens sejam especificamente mencionados, Adão e Eva tiveram outros filhos.

          Irmãos e irmãs de Caim
Em Gênesis 5.4, lemos a declaração que resume a vida de Adão e Eva: "E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas".

Adão e Eva, durante a sua vida, tiveram vários filhos homens e mulheres. Na verdade, Josefo, historiador judeu, escreveu: "Segundo a antiga tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas".

A Escritura não nos diz quantos filhos Adão e Eva tiveram, mas considerando seu longo período de vida (Adão viveu por 930 anos - Gn 5.5), pareceria lógico sugerir que tiveram muitos filhos. Lembre-se que eles receberam a ordem: "Frutificai, e multiplicai-vos" Gn 1.28).

         A Esposa
Um olhar mais atento à palavra usada em Gênesis para esposa" revela algo que os leitores podem perder na tradução. Ela deixa mais óbvio para os que falam hebraico que a esposa de Caim era provavelmente sua irmã (Há uma tênue possibilidade de que ela fosse sua sobrinha, mas, de todo o jeito, irmão e irmã teriam de se casar no início). A palavra hebraica usada em Gênesis 4.17 para "esposa" (primeira menção à esposa de Caim é ishshah e quer dizer "mulher/esposa/fêmea/varoa". A palavra ishshah é o termo para "mulher" e quer dizer "vinda do homem". Ela deriva das palavras hebraicas iysh eesh e enowsh, ambas com o sentido de "homem". Observamos isto em Gênesis 2.23, passagem em que o nome varoa (ishshah) é dado a alguém que nasceu de Adão.

Assim, a esposa de Caim é descendente de Adão/homem. Portanto, ela tinha de ser irmã (ou provavelmente sobrinha) de Caim. Os que leem em hebraico têm mais facilidade de fazer essa conexão, que perde-se muito na tradução.

        Caim e a terra de Node
Alguns afirmam que a passagem de Gênesis 4.16,17 quer dizer que Caim foi para a terra de Node e encontrou uma esposa. Por essa razão, eles concluem que tinha de haver outra raça de pessoas na terra que não eram descendentes de Adão, da qual se originou a esposa de Caim.

A partir do que foi afirmado acima, fica claro que todos os seres humanos, entre eles a esposa de Caim, são descendentes de Adão. Todavia, essa passagem não diz que Caim foi para a terra de Node e encontrou uma esposa. João Calvino, ao comentar esses versículos , lembra que "a partir do contexto, podemos deduzir que Caim se casou antes de matar a seu irmão; do contrário, Moisés, agora relataria algo a respeito do casamento dele".

Caim casou-se antes de ir para a terra de Node. O texto não diz que ele encontrou uma esposa lá, mas que teve filhos quando "conheceu" (teve relação sexual com) sua esposa quando estava lá.

Isso faz sentido também à luz do que Node é. Node quer dizer "vaguear" em hebraico. Assim, Caim, quando foi para a terra de Node, estava literalmente indo para uma terra de afastamento, não para um lugar cheio de gente.


Fonte: Texto de Ken Ham, no Mensageiro da Paz/CPAD, 1528, pp 17, Setembro de 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=oO9L88PGW-Q
           Imagem:  http://www.tumblr.com/tagged/maos-dadas

Um comentário:

  1. Amados irmãos e irmãs. Graça e paz!

    Estive ausente por algum tempo para priorizar o cuidado com minha saude e alguns afazers pessoais. Estamos de volta, a saudade é grande e por isso, quero abraçar a todos com muito carinho. Estou asniosa para saber das novidades, o que me contam? Para marcar esse meu retorno, eu quero deixar uma meditação para vcs. Deus vos abençoe ricamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...