PROGRAMA DE AULA
Como repartir o tempo:
Adultos e crianças
Adultos Crianças
5 min – abertura 5 min - abertura
2 min - oração 2 min - oração
45 min – Exposição 10 min – Período missionário
8 min – Fixação 4 min - Visitantes
9 min - Cânticos
20 min – Lição Bíblica
10 min – Fixação
ORAÇÃO
“Orai sem cessar” – 1 Ts 5.17.
A – Propósito
- Reconhecer a presença de Deus
- Buscar as suas bênçãos
- Ensinar as crianças a orar
B – Preparo
Converse com as crianças:
- O que é
- Porque fechar os olhos
- O que falar
- Orar em nome de Jesus – Jo 16.24.
- Formar atitude de respeito.
C- Anotações
- Período de oração: breve.
- Linguagem simples / Pedir coisas concretas.
- Com repetição/ deixe a criança a vontade
- Pedir para criança já salva(crente) orar.
D – Disciplina
- Insista na atenção e reverência.
- Use tom baixo e solene
- Se houver desordem na sala, para restabelecer a ordem.
CÂNTICOS
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras” Sl 96.1.
A – O valor
- É bíblico – Sl 33.1-3; Sl 92.1.
- Prepara o coração.
- Ensina verdades bíblicas.
- Leva a mensagem de salvação.
B – Sua escolha
- Alvo: relacionado com a lição, tema, revista, etc.
- Letras fáceis.
- Mensagem espiritual.
- Música própria para a idade
- Ambiente.
C – Anotações
- Visualizar
- Cantar uma vez sozinho/ frase por frase.
- Explicar palavras difíceis
- Observar a pronúncia correta
- Fazer gestos
D – Observações
- Não arraste
- Evite “competições” ou “apresentações”.
MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS
A – Razões
- O exemplo de Jesus - Mt 4.4,7,10; Jo 6.4,5.
- Para estar equipado – 2 Tm 3.16,17.
- Porque é a Palavra de Deus - 2 Pe 1.20,21.
- O Espírito poderá usar quando lhe aprouver – hb 4.12.
B – Como ter a Palavra no coração? Sl 119.11.
- O segredo é repetir, repetir, repetir.
- Repetir em voz alta.
- Orar ao repetir
- Memorizar por parte, com referência.
- Usar em ocasiões possíveis.
- Falar dele com outras pessoas.
- Fazer lembretes.
C – Como ensinar
- Ler na Bíblia.
- Explicar palavras difíceis/ ensino.
- Repetir referência.
D - Utilizar métodos variados
- Quadro-negro/ flanelógrafo.
- Cartazes
- Musicados / quebra-cabeças
- Varal/figuras/diferentes
E - Anotações
- Incentivos (concursos/prêmios).
- Escolha versículo relacionado com a lição
- Leia diretamente na Bíblia
- Exija perfeição
- Recorde versículos já memorizados.
A paz do Senhor querido irmão e amigo pr. João Q.
ResponderExcluirPela graça do Senhor, sou professor da classe de jovens em minha igreja, e confesso ser um grande desafio repartir o tempo de maneira adequada.
Que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo lhe conceda uma ótima semana.
Abrçs do irmão e amigo Demétrius
http://ciencia-religiao.blogspot.com/