Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

EBD - A Conspiração dos inimigos contra Neemias




SUBSÍDIOS À Lições Bíblicas CPAD - 4º Trimestre de 2011
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Lição 5 do 4º Trimestre  2011

A Conspiração dos inimigos contra Neemias 
 30 de Outubro de 2011


Texto Áureo

“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco" (Ne  6.3b)


Verdade Prática

 O discernimento espiritual é indispensável na condução e execução da Obra de Deus, pois as adversidades são muitas e sutis.

Leitura Bíblica em Classe 
Ne 6. 1 - 9


Objetivos

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: 


Compreender  que todo o líder precisa de discernimento para não ser enganado pelo inimigo.

Descrever algumas das estratégias do inimigo para prejudicar Neemias

Conscientizar-se de que apesar das muitas investidas do inimigo, Neemias foi um  líder vitorioso.


LEGENDAS E VOCABULÁRIO: 




ESBOÇO:

INTRODUÇÃO

I.  A FALSIDADE DOS ADVERSÁRIOS
    1. Os muros foram levantados
    2.A  resposta sábia e firme de Neemias
II. SUBORNO E FALSA PROFECIA
    1. Profeta a serviço do inimigo
   2.  Nobres aposição ao culto a Deus
   3.  Os falsos profetas de hoje
III. A CONCLUSÃO DA OBRA
    1.  Termina a construção do muro
    2. Os inimigos temeram
    3. Não desista
    
CONCLUSÃO

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Neste estudo estaremos vendo as artimanhas dos históricos adversários da obra de Deus. Anteriormente já vimos a acirrada oposição destes personagens buscando paralisar a obra de reconstrução dos muros da cidade.
Oposição e conspiração estas foram duas armas utilizadas pelos adversários. Fazendo exaustivo uso da primeira e não obtendo resultados tomaram a segunda e passaram a conspirar contra Neemias. Não podendo paralisar a obra por intimidação, ameaças e falsas acusações, agora partem à busca de um  "acordo" com Neemias para tratar de supostos assuntos, que diziam, respeito à idoneidade do homem de Deus. Neemias, mais uma vez, não se deixou ludibriar, pois sabiamente conheceu quais eram os verdadeiros intentos de seus adversários.

I.  A FALSIDADE DOS ADVERSÁRIOS


1. Os muros foram levantados

O povo se dedicou cordialmente ao trabalho, chegando até à metade da altura do muro. Os inimigos Sambalate e Tobias, bem como os arábios e os amonitas, eram informados do progresso que ia sendo feito. Ao saber que os reparos tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos.
A obra quase concluída, os muros estavam em pé, para eles urgia mudar os métodos de ação. Usando de subterfúgios e falsas acusações convidaram Neemias para discutir a respeito de certas acusações que,  segundo eles, ouviam a respeito dele.
O inimigo é muito astuto, usa de várias estratégias, muitos truques sujos, para nos afastar da obra do Senhor, precisamos de sabedoria vinda de Deus para podermos enfrentar o inimigo, precisamos estar preparados         (I Pedro 5:8-9).
- O vale de Ono ficava a aproximadamente uns 32 Km de Jerusalém, a intenção de Sambalá e seus amigos era a de afastar Neemias da obra, para que na sua ausência atacassem a cidade e até mesmo com a intenção de matá-lo no vale.
O inimigo não cessa nunca suas investidas contra a obra de Deus. Embora em certos momentos parecer que as lutas cessaram, ele apenas está mudando suas estratégias. Não confie no final das lutas e nem nas calmarias, fica vigilante.

    2.A  resposta sábia e firme de Neemias

Diante das acusações infundadas dos inimigos e das propostas de acordos Neemias viu quais eram as verdadeiras intenções de seus adversários. O verdadeiro objetivo deles era eliminá-lo por meio de emboscadas e com isto de uma vez por todas cessar o progresso da obra. A resposta de Neemias ao estranho convite de Sambalate foi de uma profunda sabedoria sem, no entanto, atacá-lo: "Não posso descer. Em descendo para pactuar convosco a obra paralisaria". Em outras palavras: "Por que perder tempo com conversas?   (Ne 6.3,4).
De acordo com o relato quatro vezes o mesmo pedido quatro vezes a mesma resposta.
Neemias considerava a sua obra mais importante que qualquer outra coisa, e ele não queria jogar seu precioso tempo fora.
Tiramos deste propósito de Neemias uma sábia lição: Não devemos dar ouvidos às propostas do inimigo. Temos um objetivo em nossa caminhada e não podemos mudar ou perder este alvo. Muitos cristãos já fracassaram em seus objetivos ao perderem o alvo durante o caminho. Fracassaram pelas astutas ciladas do inimigo. Têm corrido atrás milagreiros, profetadas, lucros, etc. Não importando que para isso tenha de empenhar a própria salvação. 


II. SUBORNO E FALSA PROFECIA


1. Profeta a serviço do inimigo

Os inimigos da obra usaram um artifício espiritual, alugando um falso profeta, pensando com isto envolver o homem de Deus    (Ne 6.10-14).
O profeta diz a Neemias: Deus me revelou que os inimigos vão tentar te matar ainda esta noite, vamos pois ao templo e nos escondamos lá.
Neemias conhecia seu Deus e sabia que Ele não iria dar uma profecia que contrariasse a lei de Moisés, que impedia que um leigo entrasse no templo.
Quando alguém está andando com Deus e conhecendo a sua Palavra ele não vai dar ouvidos a falsos profetas e a falsas doutrinas (Heb. 4:12 & 5:14).
Vemos Neemias na posição de quem conhece a rota que lhe foi traçada pelo Senhor, sem deixar-se envolver pelas insinuações malévolas da falsa profecia, uma arma perigosa que tem levado muitos líderes ao fracasso, por faltar-lhe o discernimento. Aliás, esta é uma das qualidades de quem exerce a verdadeira liderança.



 2.  Nobres ao lado do adversário

Não sendo suficiente a oposição dos tradicionais inimigos da obra, Sambalate, Tobias e Gesém, Neemias agora passa a enfrentar oposição e traição dentre os próprios judeus, os quais deviam regozijar-se pelo progresso da obra, mas passaram para as fileiras dos inimigos do povo judeu. De uma maneira traiçoeira opunham-se aos atos de Neemias, espionando-o e mantendo informados os adversários (Ne 6.17).
Certamente que um líder sempre terá de confrontar-se com irmãos, liderados ou companheiros, que por trás dos bastidores fazem oposição, ou por inveja ou por convicção. Enquanto o líder enfrenta a ira dos adversários, isto não lhe causa estranheza, mas quando começa a enfrentar os próprios de dentro da casa isto causa um grande desconforto e dor. Mas um líder bem preparado, revestido da graça de Deus saberá agir com tais elementos.


   3.  Os falsos profetas de hoje

Assim como Neemias recebeu falsas profecias, hoje ainda brota dentro da Seara do Senhor certos profetas e visionários que, por meio de falsas profecias, sonhos ou visões, procuram desviar o rebanho ou interferir na direção do líder.
São adversários que, não contentes com o progresso da obra de Deus, ficam proferindo palavras proféticas encomendadas ou de sua própria lavra, opondo-se muitas vezas à genuina Palavra de Deus. Interferem nas famílias, na vida sentimental e até mesmo proferem mentiras desestruturando famílias, quando não congregações inteiras.
O líder precisa, em momento destes, estar bem alicerçado na Doutrina da Palavra e ter visão Divina para desmascarar estes "profetas da mentira" para manter sadio o rebanho do Senhor.


III. A CONCLUSÃO DA OBRA


     1.  Termina a construção do muro

Apesar de toda adversidade e marcação cerrada da oposição a obra foi concluída em apenas 52 dias. Por que a obra realizou-se em tão curto período? Certamente que foi em consequência de uma administração sábia, incentivadora e pela unidade do grupo.
A Igreja e seus líderes devem espelhar-se nessa passagem bíblica para agir no campo do crescimento, evangelização e no área missionária.
Muitas igrejas estão estagnadas quando não em decadência, especialmente por falta de motivação de seus líderes. Deve haver sincronia entre liderança e  liderados para que os objetivos da obra sejam alcançados. Objetivos comuns, resultados comuns. Qualquer coisa diferente disto significa desvio de rumo.
Quando Neemias e seus liderados deram início às obras de reconstrução eles tinham consciência da magnitude das  dificuldades da obra, porém estavam firmes em seus objetivos e disposição, de outro modo a obra não teria chegado ao seu final e muito menos em tempo recorde.



2. Os inimigos temeram

Uma vez acabados os muros e vendo os inimigos que não prosperaram em seus intentos, temeram a Deus (6:16). A igreja vivendo como igreja tem um reino aqui na terra, pois foi chamada para reinar. As portas do inferno não prevalecem contra ela. Mas, o contrário, é um povo que anda em círculos, não estabelece seu reino. Quantos cristãos têm o respeito dos de fora, dos colegas de trabalho, vizinhos, familiares? Quantos podem pregar a Cristo de boca fechada, apenas refletindo a sua pessoa, a sua vida? Quantos são referência para que os de sua casa sirvam a Cristo com zelo e sinceridade? O mundo não respeita os hipócritas e aqueles que usufruem de seus bens e valores. Gosta deles, é claro, mas não os respeita. 


3. Não desista

Neemias não desistiu, nem parou o trabalho. Antes, se armou. Quantos cristãos voltam atrás em suas posturas diante do Senhor por causa das pressões. Param, tornam-se infrutíferos, distraídos, vão cuidar dos seus próprios interesses. Quantos homens começam a obra de edificação da igreja e após param para lutar contra o inimigo, desviam o tempo para se ocuparem com os cuidados da vida, que muitas vezes são demasiadamente agravados por satanás para nos distrair. Deus quer homens que edifiquem armados. As armas são espirituais e o Senhor as dispõe a quem se dispõe a servi-lo. 

    
CONCLUSÃO

Assim em meio a zombaria, ataques, calúnia e traição a obra foi concluída em 52 dias.
b. Não se preocupe se ao tentar consertar sua vida você sofrer ataques.
c. Lembre-se esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja.
d. Tenha sempre em mente esta grande verdade: “Deus dos céus é quem nos dará bom êxito.”





Pesquisa/Organização/adaptação de textos e comentários adicionais:
Prof. João Q. Cavalheiro

Fontes:
Lições Bíblicas para a ED, 3º Trimestre-1984, CPAD/RJ, pp 76
Lições Bíblicas-Maturidade Cristã, 3º Trimestre/93,CPAD/RJ, pp 20,21.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...