Encontramos em 1 Rs 17.8-16 que uma certa viúva e seu filho que estavam a morrer pela fome por ocasião de uma grande seca em Israel. Deus enviou o Profeta Elias para a casa dela e multiplicou o azeite e a farinha daquele lar até que a chuva veio e a terra voltou a produzir ( 1 Rs 17.8-16). Em outra ocasião Deus ordenou que corvos trouxessem alimento ao profeta (1 Rs 17.5,6).
O Profeta Eliseu também usado por Deus multiplicou o azeite de uma viúva e seus filhos que estavam ameaçados de serem vendidos como escravos em pagamento de dívidas contraídas que o pai não tinha podido quitá-las, e quando morreu deixou a família em dificuldades. Era costume naquele tempo que quando alguém não pudesse pagar suas dívidas, o credor teria o direito de tomar o devedor ou tantos membros da família para trabalhar como seus escravos até que a dívida fosse saldada. Aquela família estava correndo risco. Deus, porém, dirigiu o profeta Eliseu para aquela casa, o qual tomando um pouquinho de azeite que ainda restava multiplicou de tal maneira que a viúva pode vendê-lo, quitar a sua dívida e viver folgadamente com o restante ( 2 Rs 4.1-7).
Ouvi contar de uma senhora idosa e muito pobre que não tinha alimento nenhum em sua casa. Ela orou a Deus pedindo pão. Enquanto orava com persistência e fé a sua voz foi se elevando até que alguém que passava pela rua próxima ouviu, e pretendendo zombar da pobre mulher comentou com seu companheiro - "Olha, a velhinha está orando, pedindo pão a Deus. Ela pensa que Deus vai trazer pão para ela. Vamos comprar alguns pães e colocar pelo buraco da chaminé e depois veremos o que ela vai dizer. Assim fizeram e quando aquela anciã começou a agradecer a Deus pela providência eles apareceram e começaram a gracejar dizendo: “Pensa que foi Deus que veio trazer pão para a senhora? Fomos nós que fizemos isso, e não há motivos para agradecer a Deus” Ela respondeu: “Eu estava com fome, não tinha o que comer, orei a Deus pedindo pão e Ele me enviou o que pedi. Não importa por quem e de que maneira Ele enviou, o certo é que Ele atendeu o meu pedido. Graças a Deus! Após isto, aqueles homens saíram envergonhados. Deus usa até mesmo os “corvos” para trazer alimento aos fiéis. Você crê nisto? Tudo é possível ao que crer.
Certo irmão que passava por dificuldades e não tinha o pão para a família. Ao sair para o trabalho recomendou à esposa que procurasse certa pessoa e pedisse emprestado um determinado valor para ir ao mercado. Antes porém da esposa sair, alguém bateu à sua porta e ela foi atender. Era uma pessoa que lhes devia certo valor, e que já não esperavam receber. Ali estava ele com aquela quantia, que, não por coincidência como poderia imaginar um cético, era exatamente a quantia que iriam pedir emprestado; porque todas as coisas estão dentro do plano de Deus. Aleluia! Louvado seja Deus que não permite que seus filhos venham a perecer “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta". Sl 34.10. Veja ainda Is 41.17; Tg 2.5.
Aos servos, humildes e necessitados que se colocarem nas mãos de Deus, Ele provisiona sempre na hora oportuna o socorro às suas necessidades. É claro que estas passagens aqui mencionadas não servem de desculpa para alguém deixar de trabalhar ou endividar-se sem perspectiva de poder pagar e esperar que Deus providencie o pagamento. Deus não tem compromisso com pessoas preguiçosas ou descuidadas e não pagará dívidas de ninguém. Ele manda vigiarmos. Vivamos conforme nossas possibilidades e pelo nosso próprio trabalho e esforços, então Deus providenciará o que vier a nos faltar, basta termos fé, Ele prometeu e Ele cumprirá.
Amado Pr. e servo,
ResponderExcluirObrigado por seu comentário no meu espaço. É sempre uma alegria e incentivo receber sua visita e poder retribuir da mesma forma.
Nos últimos dias da igreja, é cada vez mais raro a manifestação de homens de fé como os profetas Elias e Eliseu. Parece que a fé dos atuais profetas, tem sido para pedir e nunca para ajudar, principalmente as viúvas, os órfãos e muito menos aos estrangeiros (não cristão), ou seja, esfria-se no amor e aumenta a ganância de alguns dirigentes de igrejas, os quais visam o crescimento financeiro de suas instituições em detrimento de um pastoreio espiritual em concordância com os ensinos neotestamentários.
Paz Seja contigo,
J.C.de Araújo Jorge
Paz amado Pastor JCavalheiro,
ResponderExcluirEstou retribuindo a visita e afirmando que sou enriquecida com os seus comentários, pois o irmão em suas palavras sempre exala o perfume de Jesus, transmitindo-nos o AMOR de DEUS como um verdadeiro PASTOR chamado para apascentar as ovelhas de CRISTO, o Senhor da Igreja.
Em Cristo,
***Lucy***