Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FORTALEZA DO NECESSITADO E DO CONTRITO





Sodoma e Gomorra, eram duas cidades cananéias, no tempo dos patriarcas Abraão e Ló, ficavam às margens do Mar Morto, terras das peregrinações. Deus concedeu uma oportunidade a estas cidades, para que escapassem do juízo que iminentemente haveria de vir sobre elas, enviou dois anjos até eles, mas aquele povo não quis reconhecer seus pecados e assim desapareceram debaixo de uma chuva de fogo e enxofre – Gn 19.1-23. Escavações arqueológicas têm dado conta que as ruínas destas cidades estão soterradas pelas águas salgadas do mar.


Deus ordenou a Jonas que fosse à cidade de Nínive e profetizasse contra ela, contra as maldades e pecados dela. Caso não se arrependessem o Senhor viria contra a cidade e a destruiria pois seus pecados eram numerosos. O povo arrependeu-se, colocou-se em sacrifício, desde o menor ao maior, até o rei; até seus animais, e assim Deus retirou o castigo - Jn 3.1-10, porque Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas quer que ele venha ao arrependimento – 2Pe 3.9. Veja ainda: Sl 34.18; Jr 3.22; At 2.38

O ímpio age perversamente. Seus atos são maldosos e procuram desencaminhar, lograr lucros indevidos ou obter algo imerecido por meio de subterfúgios e engano.

Muitas pessoas que se dizem cristãs, também agem desta maneira, enganando seu próximo e mesmo seus irmãos; mentindo em seus negócios; afirmando ser de boa qualidade o que não presta; retendo o pagamento, explorando ou deixando de pagar o trabalhador, e muitos até se dizem servos de Deus.

A Palavra de Deus diz:

Tudo o que o homem semear também ceifará – Gl 6.7.

Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o SENHOR; porei em salvo aquele para quem eles assopram. “ Sl 12.5

Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro”. Is 25.4.

Há pessoas que estão sempre dispostas a batalharem por seus direitos, que lhe são sagrados, mas nem sempre são tão dispostos a reconhecer os direitos de seus semelhantes “...néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Rm 1.31”. Com este Deus terá uma conta a acertar. “Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos – Tg 5.4.


Tais cristãos não obtêm vitória. O que conseguem o “lobo devorador” consome. Pode até no momento parecer vantajoso tais procedimentos, porém sempre resultará em bancarrota. Há um motivo, sempre há um motivo, para o fracasso material ou espiritual. Ao povo de Israel o profeta Ageu falou – Ag 1.6-11. Aos nossos contemporâneos Deus também quer falar. Ouça a voz do Senhor. Dá ouvidos à sua Palavra.

Aos pobres, humildes e arrependidos que se colocarem nas mão de Deus, Ele provisiona sempre na hora oportuna o socorro às suas necessidades. 


A uma viúva que com seu filho estavam à morte pela fome por ocasião de uma grande seca em Israel Deus dirigiu o Profeta Elias para lá e multiplicou o azeite e a farinha daquela família necessitada até que a chuva viesse e a terra voltasse a produzir ( 1 Rs 17.8-16). Ao próprio profeta em outra ocasião Deus ordenou que corvos lhe trouxessem alimento (1 Rs 17.5,6).


O Profeta Eliseu também usado por Deus multiplicou o azeite de uma viúva que com seus filhos estavam ameaçados de serem tomados como escravos em pagamento de dívidas contraídas quando o pai ainda vivia e, por sua dedicação ao trabalho na obra de Deus não tinha podido quitá-las, vindo a morrer posteriormente sem tê-las pagas, e deixou a família em dificuldades. Era costume naquele tempo que quando alguém não pudesse pagar suas dívidas, o credor teria o direito de tomar o próprio ou tantos membros da família para trabalhar como seu escravo até que a dívida fosse saldada, aquela senhora estava correndo risco. Deus, porém, dirigiu o profeta Eliseu para aquela casa, o qual tomando um pouquinho de azeite que ainda lhes restava o multiplicou de tal maneira que a viúva pode vendê-lo, quitar a sua dívida e viver folgadamente com o restante ( 2 Rs 4.1-7). 


É claro que estas passagens aqui mencionadas não servem de desculpa para alguém endividar-se sem perspectiva de poder pagar e esperar que Deus providencie o pagamento. Deus não tem compromisso com pessoas descuidadas e não pagará dívidas de ninguém. Ele manda vigiarmos. Vivamos conforme nossas possibilidades e pelo nosso próprio trabalho e esforços, então Deus providenciará o que vier a nos faltar, basta termos fé, Ele prometeu e Ele cumprirá.


Ouvi contar de uma senhora idosa que não tinha alimento em sua casa e nem recursos para obtê-lo. Ela começou a orar rogando a Deus que lhe enviasse pão. Enquanto orava com persistência e fé a sua voz foi se elevando até que alguém que passava pela rua próxima ouviu, e pretendendo zombar da pobre mulher comentou com seu companheiro - Olha, a velhinha está orando, pedindo pão a Deus. Ela pensa que Deus vai trazer pão para ela. Vamos comprar alguns pães e colocar pelo buraco da chaminé e depois veremos o que ela vai dizer. Assim fizeram e quando aquela irmã começou a agradecer a Deus pela providência eles começaram a gracejar dizendo: “Imbecil! Pensa que foi Deus que veio trazer pão para a senhora? Fomos nós que fizemos isso, e não há motivos para agradecer a Deus” Ela respondeu: “Eu estava com fome, não tinha o que comer, orei a Deus pedindo pão e Ele me enviou o que pedi. Não importa de que maneira, o certo é que Ele atendeu o meu pedido. Graças a Deus! Após isto, aqueles homens saíram envergonhados. Deus usa até mesmo os “corvos” para trazer alimento aos fiéis. Você crê nisto? Tudo é possível ao que crer.


Conheci certo irmão em que estava em grande dificuldade  para providenciar o alimento para a família. Ao sair para o trabalho recomendou à esposa que procurasse certa pessoa e tomasse emprestado um valor em dinheiro para fazer a feira. Antes porém da esposa sair, alguém bateu em sua porta e ela foi atender. Era uma pessoa que lhes devia certo valor, e que já não esperavam receber. Ali estava ele com aquela quantia, que, não por coincidência, como poderia imaginar um cético, era exatamente a quantia que iriam pedir emprestado; porque todas as coisas estão dentro do plano de Deus. Aleluia! Louvado seja Deus que não permite que seus filhos venham a perecer “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta.“ Sl 34.10. Veja ainda Is 41.17; Tg 2.5.

Pr. João Q. Cavalheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...