Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RELIGIÕES – SEITAS E HERESIAS








                   Há 10 grandes religiões no mundo, além do Cristianismo. São elas: Budismo, Confucionismo, Hinduísmo, Taoísmo, Jainismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Sikhismo, Islamismo e Judaísmo, e cerca de 10 mil seitas, das quais aproximadamente 6 mil na África e 1200 nos Estados Unidos.

                 O termo seita como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente não tinha sentido pejorativo (At 15.5; 24.5,14). Depois assumiu sentido negativo (Gl 5.19-21). Pode designar um subgrupo de dentro de uma religião organizada, como os saduceus e fariseus (At 5.17; 15.5; 26.5) ou dissensões no seio da própria Igreja (Rm 16.17; 1 Co 11.19).

            Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:

Sobre a Bíblia Sagrada;
Sobre a Pessoa de Deus;
Sobre a queda do homem e o pecado;
Sobre a pessoa e a obra de Cristo;
Sobre a Salvação; e
Sobre o porvir.


Se o que um grupo religioso ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante de uma seita herética.

               Heresia deriva da palavra grega “háiresis” e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita. Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade. Os hereges “convertem a Graça de Deus em dissolução e negam a Deus único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” – Jd v. 4. No Cristianismo do Século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pelos apóstolos – 2 Pe 2.1; 2 Co 11.3,4; Gl 1.8.

               Analisando os conceitos acima poderá o leitor aprofundar-se em pesquisas e tirar suas próprias conclusões. Sugerimos o acompanhamento de uma boa versão da Bíblia Sagrada, a consagração em meditação e oração para não se deixar enganar e tomar um caminho errado que lhe trará danos para a alma. Deus vos abençoe!

(OLIVEIRA, Raimundo F. de. Seitas e Heresia Um Sinal dos Tempos. Rio de Janeiro (RJ): CPAD, 7ª Edição, 1992.;SILVA, Ezequias Soares de, em Lições Bíblicas. Seitas e Heresias. Rio de Janeiro (RJ): CPAD, 2º Trimestre de 1997; FERNANDES, Carlos e Francisco Brandão, em Eclésia, Ed.Eclésia, , São Paulo/SP, Nº 57, Agosto/2000, pp 18-25.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...