Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

NOVA ERA




                   O Movimento Nova Era, também conhecido por Era Aquariana, é uma filosofia que absorve todas as religiões. É tão inclusivista quanto o hinduísmo. É um conjunto de crenças, seitas, práticas e ideologias, que negam os valores espirituais do Cristianismo. Uma visão panorâmica desse movimento é suficiente para vermos que, nele, não há nada de novo, exceto o nome; quanto ao mais, são as velhas crenças ocultistas hindus que procuram, agora, se firmar no Ocidente. A Nova Era é uma forma disfarçada de Espiritismo.


                    O movimento na sua estrutura atual surgiu na década de 60. Sua malévola ideologia vem desde a queda do Éden – Gn 3.1-9. Sua origem está intimamente ligada à Sociedade Teosófica, uma seita ocultista, fundada pela médium Helena Petrovna Blavastki em 1875; partindo daí, a filosofia ocultista hindu chegou ao Ocidente.

                  No Brasil a grande arma da Nova Era é a página impressa. O consumo de livros sobre o assunto é espantoso. Isso mostra o desespero do povo brasileiro que, em busca de uma vida melhor, assimila com facilidade suas doutrinas.

               Os escritos da Nova Era classificam a história da humanidade em quatro eras: infantil, adolescência, mocidade e maturidade. A primeira é a era de Touro, da força bruta (4304 – 2154 a . C.); a segunda, de Carneiro, que marca o surgimento dos hebreus e da Bíblia (2154 - 4 a .C.); a terceira, de peixes, que tem como ponto central o surgimento do Cristianismo (4 a .C. - 2146) e a próxima a de Aquário, onde o homem se tornará Deus (2146 - 4296). Em 4296, terá início a era de Capricórnio.

            O Sincretismo religioso da Nova Era faz com que ela congregue em seu bojo inúmeras práticas ocultistas e espíritas, as quais são condenadas pela Palavra de Deus – Dt 18. 9 – 14. Inclui: reencarnação, esoterismo, ufologia, ioga, meditação transcendental, hipnose, clarividência, artes mágicas e todos os ramos de adivinhação. Incorpora todo o sistema espírita, englobando também as doutrinas de Hare Krisnha e da seita japonesa Seicho-no-iê.

             São várias as concepções de divindade da Nova Era. Praticamente são as mesmas do hinduísmo. Todas, pois, contrárias à Bíblia. Há grupos panteístas e monistas. Monismo é a teoria filosófica que defende que tudo no universo é feito de uma só matéria. Tudo é deus. Eles são panteístas. O panteísmo é a doutrina de que Deus é tudo e tudo é Deus. Assim não há distinção entre a criatura e o Criador, e isso engloba o próprio Satanás que para eles é também deus. O Deus da Bíblia transcende a criação; é um ser espiritual e pessoal que governa o Universo.

            Os adeptos dessa heresia falam de um Cristo separado de Jesus. Dizem que Jesus é o homem nascido em Belém, mas Cristo é apenas a percepção interior e humana dEle. Para eles Cristo é apenas um grande iniciado, ao lado de Buda, Confúcio, Maomé e outros.

           A Nova Era está infiltrada na religião, na política, na imprensa, nos meios de comunicação, na indústria, no comércio, no esporte, na arte, na medicina, na literatura e até na educação. Políticos, cientistas, empresários, financistas, artistas, atores, religiosos, em toda a parte da Terra, estão se tornando adeptos da Nova Era. Todas esses, à maneira de um quebra-cabeça, cujas peças estão espalhadas por todos os segmentos da humanidade, estão se aproximando, e quando forem juntados ver-se-á que se encaixarão com perfeição, e disto surgirá o governo do Anticristo com todo poderio e engano.

           Grandes instituições mundiais são influenciadas pela Nova Era, como Clube de Roma, Conselho Mundial de Igrejas (CMI), organização das Nações Unidas (ONU), maçonaria, instituições ecológicas e feministas, ONGs (Organizações Não Governamentais), etc.

            Quanto à pessoa de Jesus, as Escrituras afirmam que Ele é nascido de mulher, é o Cristo Verdadeiro, sendo então o Verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Criador de todas as coisas no céu e na Terra, um Ser à parte de sua criação. Ele morreu por nossos pecados e ressuscitou corporalmente para nossa justificação e está vivo no seio do Pai, acima de todo nome que se nomeia e em cuja presença se dobrarão todos os joelhos dos que estão no céu, na Terra e debaixo dela, confira com os textos: Gl 4.4; Lc 2.11; Jo 1.1; Cl 2.9; 1 Jo 5.20; 1 Tm 2.5; 1 Jo 4.1-4; Jo 1.3; Cl 1.15 - 18; 1 Co 15.1-4; Lc 24.39,40; Rm 4.25; Jo 1.18; Hb 1.1-3; Ef 1.20,21; Fp 2.8-11.

          A salvação conforme a Bíblia, é concedida mediante a fé em Jesus e não há salvação sem Jesus – At 16.31; Ef 2.8,9; Tt 3.5; Jo 14.6 e At 4.12.

        A Bíblia fala de uma Nova Era em Isaías 2.2-4; 11. 1-10, e em muitas outras passagens bíblicas. É o que chamamos Milênio – Ap 4.1-6. Um período de mil anos em que o Senhor Jesus Cristo reinará na Terra juntamente com sua Igreja. O cronograma Divino, exarado na Bíblia, revela que nossa dispensação terminará com a Vinda de Jesus nas nuvens para levar a sua Igreja.

       Depois disso começará a Grande Tribulação, tempo de angústia tal que nunca houve desde que há nação – Mt 24.21. A Grande Tribulação, que terá uma duração de 7 anos, terminará com a manifestação pessoal de Jesus Cristo – Mt 24.29-31. Uma leitura cuidadosa de Isaías, texto acima citado, revelará o futuro glorioso do planeta Terra. As expectativas da humanidade serão então, cumpridas por Jesus Cristo.


(OLIVEIRA, Raimundo F. de. Seitas e Heresia Um Sinal dos Tempos. Rio de Janeiro (RJ): CPAD, 7ª Edição, 19; SILVA, Ezequias Soares de, em Lições Bíblicas. Seitas e Heresias, Rio de Janeiro (RJ): CPAD, 2º Trimestre de 1997;FERNANDES, Carlos e Francisco Brandão, em Eclésia, Ed.Eclésia, São Paulo/SP, Nº 57, Agosto/2000, pp 18-25; SILVA, Ezequias Soares de, em Defesa da Fé, Ed. ICP, São Paulo/SP, Nº 2, Outubro/Dezembro 1996, pp 9-15. EETAD, Escola de Educação Teológica. História da Igreja,Campinas (SP), EETAD, 1988: BREESE, Dave, Conheça as Marcas das Seitas. São José dos Campos/SP, Ed. FIEL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...