05 de junho de 2011
ASSEMBLEIA DE DEUS
100 ANOS DE PENTECOSTES
TEXTO ÁUREO:
“De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número” ( At 16.5).
VERDADE PRÁTICA:
“ Deus levantou as Assembléia de Deus no Brasil para proclamar ao mundo que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará”.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
1 Co 3.6-11
LEITURA DIÁRIA:
Segunda-feira: Jl 2.28-32; At 2.1-12 “O Pentecostalismo e a obra do Espírito Santo através da Igreja":
Jl 2.28 -32:
28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.
1 Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
Terça-feira: At 2.37-47 “O Pentecostalismo e os tempos apostólicos":
37 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
40 E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Quarta-feira: 1 Co 12.1-11“O Pentecostalismo e os dons espirituais":
1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Quinta-feira: Ef 4.11,12 “O Pentecostalismo e os dons ministeriais":
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
Sexta-feira: Mc 16.15-20 “O Pentecostalismo e a evangelização":
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
Sábado: At 2.4-11 “O Pentecostalismo e a obra missionária":
4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
OBJETIVOS:
Explicar como se deu o chamado missionário de Daniel Berg e Gunnar Vingren
Conhecer como foi a fundação da Assembléia de Deu no Brasil.
Saber que a Assembléia de Deus é a pioneira do Movimento Pentecostal brasileiro
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
I. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS
II. A FUNDAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL
III. DO NORTE PARA TODO O BRASIL
IV. A ASSEMBLÉIA DE DEUS NOS DIAS ATUAIS
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Muita gente não sabe que a Assembléia de Deus nasceu num porão e pelas mãos de dois imigrantes suecos. Pois foi a partir da visão missionária de Gunnar Vingren e Daniel Berg que os ventos do avivamento Pentecostal sopraram pela primeira vez no país. Partindo de Chicago, a dupla aportou em Belém (PA) no dia 19 de novembro de 1910, trazendo uma idéia ambiciosa: propagar o Evangelho em um país dominado pelo catolicismo e superstições religiosas. Os dois vieram para cá motivados por uma revelação ocorrida durante uma reunião de oração, no qual ouviram o nome do Pará, um lugar de cuja existência sequer sabiam – mais pentecostal, impossível. Afinal, ambos já haviam tido a experiência do Batismo com o Espírito Santo, revestimento do poder de Deus. Juntaram as economias, tomaram um trem até Nova Iorque e de lá embarcaram num navio de terceira classe com destino ao norte do Brasil.
Neste estudo traremos uma breve história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus-IEAD, pioneira do Movimento Pentecostal no Brasil.
I. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS
Como Tudo Começou
Enquanto o avivamento pentecostal expandia-se e dominava a vida religiosa de Chicago, na cidade de South Bend, no Estado de Indiana, que fica a cem quilômetros de Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos acontecimentos do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.
Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com Espírito Santo. Ambos eram de origem sueca e membros da igreja batista em seu país, havendo emigrado para a América em épocas diferentes. Ali, não somente tomaram conhecimento do avivamento pentecostal, mas receberam-no individualmente de modo glorioso.
Posteriormente, já amigos e buscando juntos o Senhor, receberam Dele a chamada missionária para o Brasil. Através de uma revelação divina, o lugar tinha sido mencionado: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil. Era uma chamada de fé, pois para eles, era um lugar totalmente desconhecido.
Rumo ao Brasil
Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com Espírito Santo. Ambos eram de origem sueca e membros da igreja batista em seu país, havendo emigrado para a América em épocas diferentes. Ali, não somente tomaram conhecimento do avivamento pentecostal, mas receberam-no individualmente de modo glorioso.
Posteriormente, já amigos e buscando juntos o Senhor, receberam Dele a chamada missionária para o Brasil. Através de uma revelação divina, o lugar tinha sido mencionado: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil. Era uma chamada de fé, pois para eles, era um lugar totalmente desconhecido.
Rumo ao Brasil
Gunnar Vingren e Daniel Berg despediram-se da igreja e dos irmãos em Chicago. A igreja levantou uma coleta para auxiliar os missionários que partiam. A quantia que lhes foi entregue só deu para a compra de duas passagens até nova Iorque. Quando lá chegassem, eles não saberiam como conseguir dinheiro para comprar mais duas passagens até o Pará. Porém, esse detalhe não os abalou em nada, nem os deteve em chicago à espera de mais recursos. Tinham convicção de que haviam sido convocados por Deus. Portanto, era da total responsabilidade de Deus fazer com que os recursos materiais inexistentes necessários à viagem surgissem.
Chegaram à grande metrópole, Nova Iorque, sem conhecer ninguém, e sem dinheiro para continuar a viagem. Os dois missionários caminhavam por uma das ruas da cidade, quando encontraram um negociante que conhecia o jovem Gunnar. Na noite anterior, enquanto em oração, aquele negociante sentira que devia certa quantia ao irmão Vingren. Pela manhã, aquele homem colocou a referida importância em um envelope para mandá-la pelo correio, mas enquanto estava caminhando para executar aquela tarefa, viu os dois enviados do Senhor surgirem à sua frente. Surpreso ao ver a maneira especial como Deus trabalhava, o comerciante contou-lhes sua experiência e entregou-lhe o envelope.
Quando o irmão Vingren abriu o envelope, encontrou dentro dele 90 dólares - exatamente o preço de duas passagens até o Pará.
Assim, no dia 5 de novembro de 1910, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren deixaram Nova Iorque a bordo do navio "CleMent" com destino à Belém do Pará.
A Chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg no Brasil
No dia 19 de novembro de 1910, em um dia de sol causticante, os dois missionário desembarcaram em Belém. Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil.
No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era quase que totalmente católico.
II. A FUNDAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL
Não possuíam eles amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam endereço de alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras brasileiras. Seguindo a indicação de alguns passageiros com os quais viajaram, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg hospedaram-se num modesto hotel, cuja diária completa era de oito mil réis. Em uma das mesas do hotel, o irmão Vingren encontrou um jornal que tinha o endereço do pastor metodista Justus Nelson. No dia seguinte, foram procurá-lo, e contaram-lhe como Deus os tinha enviado como missionários para aquela cidade. Como Daniel Berg e Gunnar Vingren estivessem até aquele momento ligados à Igreja Batista na América (as igrejas que aceitavam o avivamento permaneciam com o mesmo nome), Justus Nelson os acompanhou à Igreja Batista, em Belém, e os apresentou ao responsável pelo trabalho, pastor Raimundo Nobre. E, assim, os missionários passaram a morar nas dependências da igreja. Alguns dias depois, Adriano Nobre, que pertencia à igreja presbiteriana e morava nas ilhas, foi a Belém em visita ao primo Raimundo Nobre. Este apresentou os missionários a Adriano, que imediatamente mostrou-se interessado em ajudá-los a aprender falar o português.
Passado um determinado tempo eles já podiam falar português. Vingren continuou a estudar a língua, enquanto Daniel trabalhava como fundidor. Passado algum tempo, Berg começou a dedicar-se ao trabalho de colportogem.
Passado um determinado tempo eles já podiam falar português. Vingren continuou a estudar a língua, enquanto Daniel trabalhava como fundidor. Passado algum tempo, Berg começou a dedicar-se ao trabalho de colportogem.
O Movimento Pentecostal Começa
A Fundação da Primeira Assembléia de Deus
Os jovens missionários tinham o coração avivado pelo Espírito Santo, e oravam de dia e de noite. Oravam sem cessar. Esse fato chamou a atenção de alguns membros da igreja, que passaram a censurá-los, considerando-os fanáticos por dedicarem tanto tempo à oração. Mas isso não os abalou. Com desenvoltura e eloqüência, continuaram a pregar a salvação em Cristo Jesus e o batismo com o Espírito Santo, sempre alicerçados na Escrituras. Todavia, como resultado daquelas orações, alguns membros daquela Igreja Batista creram nas verdades do Evangelho completo que os missionários anunciavam. Os primeiros a declararem publicamente sua crença nas promessas divinas foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não somente creram, mas resolveram permanecer em oração até que Deus as batizasse com Espírito Santo conforme o que está registrado em Atos 2.39.
Numa quinta-feira, uma hora da manhã de dois de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque, enquanto orava, foi batizada com o Espírito Santo. Após o batismo daquela irmã começaria a luta acirrada. Na Igreja Batista alguns creram, porém outros não se predispuseram sequer a compreender a doutrina do Espírito Santo. Portanto, dois partidos estavam criados.
Daniel Berg e Gunnar Vingren e mais 17 simpatizantes deixaram a Igreja Batista, no dia 13 de junho de 1911. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem a casa da irmã Celina, na Rua Siqueira Mendes, 67, os irmãos resolveram passar a se congregar ali, o que normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos três meses, com cultos dirigidos pelo missionário Vingren e pelo irmão Plácido. Daniel Berg pouco falava por ainda estar atrasado no aprendizado da língua.
O início, como em todas as “aventuras” missionárias, foi difícil: sem Ter onde se reunir, Berg e Vingren começaram a realizar cultos de oração no porão da Igreja Batista de Belém.
Os jovens missionários tinham o coração avivado pelo Espírito Santo, e oravam de dia e de noite. Oravam sem cessar. Esse fato chamou a atenção de alguns membros da igreja, que passaram a censurá-los, considerando-os fanáticos por dedicarem tanto tempo à oração. Mas isso não os abalou. Com desenvoltura e eloqüência, continuaram a pregar a salvação em Cristo Jesus e o batismo com o Espírito Santo, sempre alicerçados na Escrituras. Todavia, como resultado daquelas orações, alguns membros daquela Igreja Batista creram nas verdades do Evangelho completo que os missionários anunciavam. Os primeiros a declararem publicamente sua crença nas promessas divinas foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não somente creram, mas resolveram permanecer em oração até que Deus as batizasse com Espírito Santo conforme o que está registrado em Atos 2.39.
Numa quinta-feira, uma hora da manhã de dois de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque, enquanto orava, foi batizada com o Espírito Santo. Após o batismo daquela irmã começaria a luta acirrada. Na Igreja Batista alguns creram, porém outros não se predispuseram sequer a compreender a doutrina do Espírito Santo. Portanto, dois partidos estavam criados.
Os crentes locais não estavam acostumados a manifestações carismáticas, como profecias e dons de línguas e logo os dois avivalistas foram “convidados” a se retirar, levando consigo os que aderiram àquilo que os protestantes tradicionais de Belém chamavam de “estranho movimento”.
Daniel Berg e Gunnar Vingren e mais 17 simpatizantes deixaram a Igreja Batista, no dia 13 de junho de 1911. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem a casa da irmã Celina, na Rua Siqueira Mendes, 67, os irmãos resolveram passar a se congregar ali, o que normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos três meses, com cultos dirigidos pelo missionário Vingren e pelo irmão Plácido. Daniel Berg pouco falava por ainda estar atrasado no aprendizado da língua.
Assim surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a Assembléia de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros orientadores.
Localizada à Rua Siqueira Mendes, 79, no Bairro Cidade Velha. Fundaram assim uma nova igreja”(História das Assembléias de Deus no Brasil, pg. 27). Nascia ali a Missão de Fé Apostólica. Um grupo que se reunia em residências e começou a se expandir rapidamente. Gunnar Vingren tornou-se seu pastor titular, auxiliado por Berg.
“A igreja funcionou durante algum tempo na casa de Celina Albuquerque e depois transferiu-se para a Av. São Jerônimo, 224. No dia 11 de Janeiro de 1918, foi registrada oficialmente, como Assembléia de Deus, primeira igreja no mundo a adotar esse nome. Não era uma igreja filiada a alguma missão estrangeira, mas era genuinamente brasileira”(História das Assembléias de Deus no Brasil, Pg. 27).
O nome escolhido foi Assembléia de Deus, numa provável alusão à expressão “assembléia de Deus com seu povo”, uma das traduções para a palavra igreja.
2º Templo da Igreja Assembléia de Deus-Belém/PA |
Diga-se de passagem, a criação de uma outra denominação jamais esteve nos planos de Vingren e Berg.
Além de ser o primeiro grupo evangélico genuinamente nacional – até então, todos foram criados a partir da iniciativa de missões estrangeiras - , a Assembléia de Deus tinha a vantagem de pregar o Evangelho voltada para as massas, formando uma base essencialmente popular. Com simplicidade e dinamismo, seus membros conquistaram novos adeptos e espalharam a doutrina pentecostal.
Em 11 de Janeiro de 1968 a denominação foi registrada oficialmente como pessoa jurídica. Com o nome de Assembléia de Deus.
III. DO NORTE PARA TODO O BRASIL
Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro.
A chegada ao Rio de Janeiro, então capital da República, em 1923, foi fundamental para a expansão do ministério. Gunnar Vingren alugou um salão no bairro carioca de São Cristóvão e ali estabeleceu um pólo de atração para novos crentes e os diversos grupos evangélicos que aderiram ao movimento. Em 1927, Daniel Berg implantou a igreja em São Paulo. Estavam lançadas as bases para expansão da Assembléia de Deus por todo o Brasil.
Apresentamos abaixo, segundo o estudo "HISTÓRIA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL", compilada por Emilio Conde, as possíveis datas e nomes ou possíveis nomes dos fundadores da Assembléia de Deus nas capitais dos estados brasileiros:
Retirado do Livro "História da Igreja", um dos cursos da EETAD. Semeado pela nação brasileira o fogo pentecostal 9.1 Amazonas - Severino Moreno de Araújo, foi quem levou a mensagem pentecostal mais para o norte. E em 1º de Janeiro de 1918 foi considerada a data de fundação da Assembléia de Deus em Manaus. 9.2 Rondônia ? o ano de 1922 assinala a fundação da Assembléia de Deus na cidade mais importante da região que naquela época, pertencia ao Amazonas: Porto Velho. A data de registro é 28 de Fevereiro; entre os fundadores da Assembléia de Deus em Porto Velho estava um dos primeiros missionários vindos da América do Norte seu nome Paul John Aenis. 9.3 Maranhão ? foi no ano de 1921 que Deus enviou a mensagem pentecostal ao Estado. O trabalho teve início na capital São Luiz. Procedente do Estado do Pará, a mensagem foi trazida pelo pastor Clímaco Bueno Aza, cidadão colombiano que se convertera ao Evangelho em Belém, e ali fora ordenado ministro do Evangelho em 10 de Março de 1918. Clímaco foi o pioneiro do Movimento Pentecostal em terras maranhenses. 9.4 Piauí ? No dia 8 de junho de 1927 ocorreram os primeiros movimentos dos mensageiros pentecostais em Teresina. Não se sabe ao certo se nesta data houve cultos na capital do estado, mas sabe-se que a visita de Raimundo Prudente de Almeida a cidade, teve como objetivo anunciar a mensagem de Cristo, a mensagem pentecostal. 9.5 Ceará ? Não foi qualquer missionário, nem mesmo qualquer obreiro credenciado quem levou a mensagem pentecostal ao estado do Ceará, nem sequer foi um varão, e sim uma mulher humilde, mas fervorosa e destemida, que recebera e aceitara a mensagem pentecostal quando estava em Belém do Pará e desejou que seus parentes que viviam no Ceará também conhecessem as Boas Novas. No ano de 1914 a irmã Maria Nazaré partiu para a serra de Uruburetama. 9.6 Rio Grande do Norte - As atividade dos primeiros crentes na cidade de Natal tiveram como resultado a conversão de muitas pessoas que foram alcançadas pelo poder de Deus. Os cultos começaram a serem realizados em casas particulares e o número de convertidos aumentava dia a dia. Para batizá-los, por solicitação dos irmãos de Natal, a Assembléia de Deus de Belém enviou, no ano de 1918, o pastor Adriano Nobre, queiniciou a Igreja em Natal. 9.7 Paraíba ? Embora não seja possível determinar o dia exato em que os arautos pentecostais chegaram à Paraíba, sabe-se, contudo, que foi em 1918 que o trabalho das Assembléias de Deus se iniciou naquele estado. Na capital, o evangelho chegou em 1920, trazido por Francisco Felix e sua esposa. 9.8 Pernambuco ? Graças à larga visão espiritual da igreja em Belém do Pará, que o evangelho chegou à Recife. No ano de 1916 Adriano Nobre foi enviado com o objetivo de testificar de Jesus e verificar as possibilidades de estabelecer um trabalho de evangelização na capital de Pernambuco. 9.9 Alagoas ? No dia 21 de agosto de 1915, a bordo de um navio do Lloyd Brasileiro, chegava a Maceió o missionário Otto Nelson com a incumbência divina de anunciar a mensagem pentecostal àquele lugar. 9.10 Sergipe ? A primeira cidade a receber o evangelho completo foi a capital Aracaju. O primeiro pregoeiro das verdades bíblicas foi o Sargento Ormínio, membro da Assembléia de Deus em Belém do Pará, que servia ao exército brasileiro. Fruto de sua pregação, diversas pessoas aceitaram a Cristo. Para batizá-las comunicou-se com a igreja em Maceió, Alagoas; esta comissionou o pastor João Pedro da Silva, que em 1928 batizou os primeiros novos convertidos. 9.11 Bahia ? As primeiras atividades do trabalho pentecostal no Estado da Bahia começaram na antiga cidade de Canavieiras, no sul do estado. No ano de 1927, nesta cidade, o primeiro batismo nas águas foi realizado pelo pastor João Pedro, porém, quem primeiro anunciou a mensagem pentecostal foi Joaquina de Souza Carvalho, que ao vir morar em Canavieira, começou a falar a respeito da salvação. 9.12 Espírito Santo ? Os primeiros arautos pentecostais que chegaram à cidade de Vitória foram Galdino sobrinho e sua esposa, em 1922. Em 1924 Daniel Berg chegou na cidade. Realizou os primeiros cultos na rua Santo Antônio, no centro da cidade. Após alguns meses, o missionário Daniel deixou a cidade sem ter estabelecido um trabalho. Não se sabe se alguma pessoa se converteu. Em 1928, chegaram à Vitória, sete membros da Assembléia de Deus de Aracaju, Sergipe que logo iniciaram a evangelização pessoal, com resultados surpreendentes. Deus converteu várias pessoas. No ano de 1929 os crentes pediram à igreja em Sergipe que lhes enviasse um pastor para organizar o trabalho e doutrinar os novos convertidos. No dia 9 de maio chegava à cidade o pastorJoão Pedro da Silva que realizou o primeiro batismo nas águas em 8 de junho de 1930. 9.13 Rio de Janeiro - No ano de 1925, logo após a sua organização, a Assembléia de Deus no Rio de Janeiro passou a atender a cidade de Niterói. Em agosto de 1926, proveniente de Santos, chegava à Niterói João Corrêa da Silva e esposa para dirigirem o trabalho. 9.14 Guanabara ? no final de 1923, moravam no Rio de Janeiro alguns irmãos que tinham vindo do Pará, estes realizaram os primeiros cultos pentecostais, antes mesmo da organização da igreja. Algum tempo depois, chegou ao Rio de Janeiro, proveniente do Norte, Heráclio Menezes, que se hospedou na casa da família Brito, onde fundou uma escola dominical, domingo à tarde e aos sábados à noite realizava cultos de oração, por não haver pregador. No dia 30 de abril de 1924, na rua Senador Alencar, resolveram organizar a Assembléia de Deus do Rio de Janeiro sob o pastorado de Adriano Nobre eJoão do Nascimento. 9.15 Minas Gerais ? No mês de fevereiro de 1927 chegava a Belo Horizonte o pastorClímaco Bueno Aza. Não havia pentecostais ali. Aza foi morar na rua Peçanha, esquina da rua Paraíso. Ali foram realizados os primeiros cultos e se converteram as primeiras pessoas. Dali estendeu-se a obra pentecostal para todo o estado. 9.16 São Paulo ? após 15 anos de a mensagem pentecostal ter chegado ao Brasil, São Paulo foi alcançado pela chama que já havia se alastrada inclusive pelos estados do Sul. Em 15 de novembro de 1927 chegava à cidade de São Paulo o missionário Daniel Berg eesposa, com o objetivo de anunciar as boas novas na metrópole paulista. Os primeiros cultos foram realizados em uma casa alugada na vila Carrão e assistidos por duas ou três pessoas. No dia 4 de março de 1928 foi efetuado o batismo dos primeiros novos convertidos. 9.17 Paraná ? A data de 19 de outubro de 1928 assinala a chegada a Curitiba, do pastorBruno Skolimowski. Pela direção de Deus, pregou aos poloneses na sua própria língua, em razão do grande número desses que ali viviam e não falavam português. Após um ano, o pastor Bruno passou a pregar também aos brasileiros, sem deixar de pregar aos poloneses aos domingo à tarde. 9.18 Santa Catarina ? A primeira pessoa residente em Santa Catarina a manter relações com a Assembléia de Deus no estado do Pará foi João Karkle, que morava em Criciúma. Desde 1924 ele recebia literatura pentecostal e o jornal Boa Semente. Em 1923, Gunnar vingren esteve em Santa Catarina. Fora informado de que o movimento pentecostal estava atuando nesse estado, mas encontrou apenas feitiçaria e baixo espiritismo. Voltou sem estabelecer trabalho. 9.19 Mato Grosso ? O norte do estado do Mato Grosso recebeu a mensagem pentecostal no ano de 1923. O evangelho foi levado através das fronteiras com o Estado do Amazonas pelos pioneiros pentecostais que percorriam os imensos rios e intermináveis seringais amazonense. O responsável foi Elói Bispo de Sena que iniciou pela cidade de Generoso Ponce. Apesar do primeiro registro referir- se a Elói, sabe-se que ele fora visitar um núcleo naquele local, mas não sabe-se exatamente quem levou a mensagem pela primeira vez e que, portanto, o evangelho realmente chegara ao norte do Mato Grosso no ano anterior:1922. 9.20 Goiás ? Foi a última unidade da Federação a receber a mensagem pentecostal. Somente em 1936 registrou-se oficialmente a presença de mensageiros pentecostais ali. O diácono da igreja em Madureira Antônio Moreira foi designado por Paulo Leivas Macalão a dirigir o trabalho. Os primeiros cultos realizados em Goiânia foram realizados no bairro de Botafogo, na casa de um irmão, no mês de dezembro de 1936. 9.21 Rio Grande do Sul ? As atividades da Assembléia de Deus no Estado iniciaram-se no dia 15 de abril de 1924, com o primeiro culto pentecostal na cidade de Porto Alegre. O missionário responsável foi Gustavo Nordlund e família. Ele chegou ao estado em 2 de fevereiro de 1924. Na quinta-feira, 21 de novembro de 1946, a família Taranger embarcou em um DC3 no aeroporto do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, fazendo escala em São Paulo e Curitiba. Quando chegaram a Porto Alegre, foram recebidos pelos missionários Gustavo e Herberto Nordlund e, com muita alegria no coração, Nils e Gustavo viram realizado o desejo manifesto em 1938, na Suécia, quando Nils havia expressado sua chamada para a obra missionária e Gustavo pediu-lhe que, se fosse ao Brasil viesse ajudá-lo no Rio Grande do Sul. Nesse período, Herberto havia alugado um sobrado, na rua larga, hoje Santa Cecília, nº 281 e cedeu para Nils morar juntamente com ele e sua família. Nils começou a participar dos cultos, cantando e tocando seu acordeão e sendo interpretado quando pregava por Gustavo ou Herberto. Logo que chegou a Porto Alegre, Nils procurou aprender a língua portuguesa de forma correta; por isso, contratou uma professora que era nora do pastor Derli Chaves, da igreja Metodista que também foi presidente da Câmara de Vereadores e Prefeito da Capital Gaúcha. Quando Nils chegou ao Rio Grande do Sul, o irmão Gustavo Nordlund era o responsável pelo trabalho de todo o Estado e fazia visitas periódicas às igrejas. Mas ele havia determinado que o pastor Herberto atenderia a fronteira e o pastor Olavo Nunes atenderia a serra. As primeiras igrejas na fronteira estavam localizadas em Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Quaraí e Itacurubi. Na serra eram Passo Fundo, Nonoai, Palmeira das Missões, Boi Preto e Cruz Alta. A Assembléia de Deus tornou-se grande em toda a parte. As reuniões gerais ocorriam duas vezes por ano, como se fossem Convenções. Os assuntos administrativos eram muito pouco tratados, para que não tirassem o tempo do estudo da Palavra e da Oração. Durante o dia, eram realizados os Estudos Bíblicos, e, à noite, ocorriam os cultos de avivamento. Eram uma semana de festa espiritual e muitos milagres, e maravilhas aconteciam, e Jesus batizava centenas com Espírito Santo, pois os momentos de Oração eram indispensáveis antes de qualquer reunião, e a freqüência era maciça. Essas reuniões eram abertas ao público, mas só eram consagrados ao pastorado, irmãos de tempo integral na obra. A igreja não admitia pastor com atividade paralela ao ministério. |
IV. A ASSEMBLÉIA DE DEUS NOS DIAS ATUAIS
A IGREJA DE MULTIDÕES
Desde 1989, a Assembléia de Deus divide-se em dois segmentos principais: A convenção Geral das Assembléias de Deus (CGADB), com sede em São Paulo, e Convenção Nacional de Madureira das Assembléias de Deus (Conamad), cuja matriz fica no Rio. Existem ainda outros ministérios regionais e também nacionais independentes. Confira os números grandiosos das duas maiores convenções da denominação:
CGADB Conamad
13 milhões de fiéis 3 milhões de fiéis
85 mil pastores 16 mil pastores
80 mil templos 5 mil templos
A Assembléia de Deus é a maior igreja evangélica do país com 18,5% do total de evangélicos. Possui:
- Duas geradoras e 47 repetidoras de televisão, além de treze rádios espalhadas pelo país.
- São 130.000 casas de orações, que vão de salas alugadas em cidades do sertão nordestino a templos enormes em São Paulo e outras capitais com capacidade de abrigar até mais de 10 mil pessoas sentadas.
- Consome aproximadamente 1,2 milhões de Bíblias por ano.
A força da organização está nos passos da formiga de cada um de seus membros. A Assembléia de Deus é menos centralizada que a Igreja Católica, muito mais permeável, portanto, à pressão dos fiéis. “Quando há um loteamento novo, não esperamos: chegamos na frente, compramos o terreno mais barato e assim que o pessoal chega já tem igreja para freqüentar. Onde tem Coca-Cola, correios e Bradesco, tem Assembléia de Deus”(Pr. Wellington/Presidente da CGADB - na Revista Veja, Edição 1502 de 02 de Julho de 1997, pgs. 90 e 91).
CRESCIMENTO CONSTANTE
A centenária Assembleia de Deus é a maior denominação evangélica do Brasil. Veja a seguir o demonstrativo da evolução no crescimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil através dos anos:
1911 – Fundada em 18 de junho por missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará, com o nome de Missão da Fé Apostólica. Sete anos depois assume a denominação atual.
Década de 1950 – A Assembleia de Deus ultrapassa a Congregação Cristã do Brasil e a Luterana, em número de fiéis e se torna a maior igreja evangélica do País.
Entre 1990 e 2000 – Cresceu 245% passando de 2.439.763 membros para 8.418.140. Detém 32,15% do total de evangélicos no Brasil.
2010 – Estima-se que os assembleianos sejam 15 milhões e representem 50% dos evangélicos brasileiros.
A ASSEMBLÉIA DE DEUS E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TEOLÓGICO
Os seminários e escolas teológicas da Assembléia de Deus formam, anualmente, centenas de obreiros em cursos básicos, de extensão ou bacharelado. Estes são alguns dos principais estabelecimentos:
Escola de Educação Teológica das A.D. (ETAD) – São Paulo
Escola de Preparação de Obreiros Evangélicos (EPOE) – Rio de Janeiro
Escola Teológica das Assembléias de Deus no Brasil (Esteadeb) – Nordeste
Instituto Bíblico das Assembléias de Deus (Ibad) – Pindamonhangaba/SP
Instituto Bíblico Pentecostal (IBP) – Rio de Janeiro
Instituto Bíblico Esperança (IBE) – Porto Alegre/RS
Conselho de Educação e Cultura (CEC) com Escolas de Teologia em todo o estado/SC
Faculdade de Educação Teológica Logos (FAETEL) – São Paulo
Instituto Bíblico Pentecostal de Teresina (PI)
Instituto Bíblico da AD de Imperatriz (MA).
Faculdade de Ciência, Tecnologia e Biotecnologia da CGADB (FAECAD) – Rio de Janeiro
CONCLUSÃO
Você viu um pouco da história da Igreja pioneira do Pentecostalismo no Brasil. Esta história ainda não acabou, cada dia dia se acrescenta novos fatos a ela. Cada dia há novas conversões, novos batismos em águas, novas inaugurações de templos e sobretudo a sublime manifestação do Espírito Santo, com batismos, dons espirituais, curas divinas e operação de maravilhas. Assim espero, que pela sublime graça de Deus, será até o dia da manifestação gloriosa de Jesus para buscar a sua Igreja.
Você também faz parte dessa história e ajuda a escrever um novo capítulo a esse volumoso compêndio.
Delicie-se e conhecendo um pouco mais da História da Assembleia de Deus com esse vídeo. Deus nos abençoe
CONCLUSÃO
Você viu um pouco da história da Igreja pioneira do Pentecostalismo no Brasil. Esta história ainda não acabou, cada dia dia se acrescenta novos fatos a ela. Cada dia há novas conversões, novos batismos em águas, novas inaugurações de templos e sobretudo a sublime manifestação do Espírito Santo, com batismos, dons espirituais, curas divinas e operação de maravilhas. Assim espero, que pela sublime graça de Deus, será até o dia da manifestação gloriosa de Jesus para buscar a sua Igreja.
Você também faz parte dessa história e ajuda a escrever um novo capítulo a esse volumoso compêndio.
Delicie-se e conhecendo um pouco mais da História da Assembleia de Deus com esse vídeo. Deus nos abençoe
Pesquisa, adaptações e comentários adicionais:
João Q. Cavalheiro
Fontes de busca e consulta:
http://www.avivamento.net/historia_ad.htmhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNtpZGD1pXb7O1Zukztp4OZu4xY96_0Pqq9clBy__VlpTDCwKRtOLRpBAX0j8NFuJ4cIL4pXTdI8RMW7KFeiU2nJ8qo-w2MONFLteq0kjpWX_sFsPZwlp0Oy2AHz_8xdfEpDWJWKt80oSU/s1600/Slide8.jpg
Revista Vinde, Nº 38, pgs. 21-24;
Revista Veja Nº 1502 de 02.07.97, pgs. 90-91;
História das Assembléias de Deus no Brasil, 2ª Edição/1982, pgs. 23-27;
Escola Bíblica de Obreiros/CEC-1998, pgs. 37,38.
Revista ISTOÉ Nº 2167 de 25.05.2011, pp 57.
Mensageiro da Paz, CPAD/RJ, Nº 1513, Junho/2011, pp 3-5; Nº 1500, maio/2010, pp 9.
História das Assembléias de Deus no Brasil, pg. 27
Caro amigo e pastor João, Parabéns por nos abençoar com a história da AD e de homens que foram guiados pelo Espírito Santo.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo apoio no Ciência e o Criador.
Deus lhe abençoe.
Abraços do irmão Demétrius A. Silva.
http://ciencia-religiao.blogspot.com/
Olá Pastor João Q. Cavalheiro,graça e paz.
ResponderExcluirSinto-me honrado pela visita e pelo amável comentário, muito obrigado.
Gostaria de ressaltar algo importante, eu não sou pastor..., eu não sou nada, nem cooperador eu sou.
O blog 'A tua palavra é a verdade' é um instrumento que eu uso para dividir com os que amam a Palavra de Deus as minhas experiências e estudos que edificam os irmãos em Cristo, na igreja que eu congrego eu não preencho certos requisitos para ocupar cargos e me sinto bem com isso pois o Senhor me deu esta ferramenta para levar a Palavra para seus filhos e vejo o blog como um 'ministério' , dedico horas todos os dias a pesquisas e material de boa qualidade.
Espero que esta afirmação não mude em nada o seu relacionamento comigo.
Parabéns pelos textos, são uma fonte de pesquisa muito rica e completa.
Seu conservo, Iveraldo Pereira.
Homens que eram tão guiados pelos ES que mentiram e ficaram hospedados no porão de uma Igreja Batista, dizendo-se serem membros de tal denominação, se eles eram tão espirituais, deviam dizer a verdade (que foram expulsos da Batista nos EUA), a história é até bonita quando contada por alguém do ramo pentecostal, mas não devemos fechar os olhos para esse fato, nem tudo foram flores.
ResponderExcluirPregaram muito sobre os dons, e os frutos? Mentir é um bom fruto?
Se tinham dons de novas línguas, porquê tiveram de aprender português? Não utilizam a passagem de Atos 2 para confirmarem suas crenças? Deviam falar conforme o Espirito lhes permitisse, Pedro pregou em hebraico e pessoas de diversas nacionalidades conseguiram compreender através do ES.