Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

EBD - A INTEGRIDADE DE UM LÍDER


Lições Bíblicas CPAD - 4º Trimestre de 2011

SUBSÍDIOS À 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Lição 13 do 4º Trimestre 2011

 A Integridade de um Líder

 25 de Dezembro de 2011


Texto Áureo

“Se é ministério, seja em ministrar [...]; o que preside, com cuidado[...]"(Rm 12.7,8).

Verdade Prática

 Somente com líderes verdadeiramente chamados por Deus e comprometidos com a sua obra é que a Igreja de Cristo poderá cumprir integralmente a missão que lhe confiou o Senhor.

Leitura Bíblica em Classe 
Ne 1. 5-11


Objetivos

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: 

Compreender que é o Senhor quem escolhe e prepara os líderes para a sua obra.

- Descrever algumas características que um líder de Deus deve possuir.

Conscientizar-se  de que o líder precisa ter uma vida devocional.



LEGENDAS E VOCABULÁRIO:


Integridade 


O vocábulo “Integridade” vem do latim “Integrare” que significa “fazer inteiro, uno, total” por exemplo: integrais são números inteiros, integrar é combinar as partes em algo único, um total. 

Líder:
 Os especialistas no assunto definem o líder natural como alguém que, devido à sua própria personalidade empreendedora, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.

Líder-servidor:   
Indivíduo que, na moderna administração, é visto como o modelo ideal de liderança,                 pois,  em vez de chefiar friamente, serve aos liderados de modo que constrange-os a trabalhar em prol do bem coletivo.



ESBOÇO:

INTRODUÇÃO

I. DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA
1. Um copeiro a serviço do Reino
2. Uma rainha a serviço do Reino
3. Um pastor de ovelhas a serviço do Reino

II. AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER DE DEUS
1. Integridade espiritual
2. Integridade moral
3. Um testemunho irrepreensível

III. A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE DEUS
1. A oração
2. O estudo da Palavra de Deus
3. Adoração ao Senhor

CONCLUSÃO


COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

Neemias conjugava integridade com exortação. Os governadores que precederam Neemias exploraram o povo. Eram líderes que se serviam das pessoas em vez de servi-las. Neemias interrompe essa cultura de corrupção e exorta os abastados a socorrer os necessitados. Ele exortou com autoridade, porque sua integridade era a base da sua liderança. Por temor a Deus, não usou seu posto de liderança para auferir vantagens pessoais, mas para servir ao povo com maior abnegação. A vida do líder é a vida da sua liderança. A integridade do líder é a base da sua autoridade para exortar seus liderados.

I. DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA


 
1. Um copeiro a serviço do Reino

Enquanto Neemias servia como copeiro no palácio real na Babilônia ele preocupava-se com a situação de seus irmãos na Palestina. Ele não acomodou-se à estabilidade que desfrutava junto ao rei, mas seu coração estava no serviço que poderia prestar em sua cidade em Judá. A preocupação de Neemias foi tão intensa que buscou junto aos familiares chegados de Jerusalém sobre como viviam aqueles que ficaram em Jerusalém quando toda a elite de Israel foi deportado para a Babilônia. Soube que aqueles lá viviam encontravam-se em situação de miséria e de ruína. O coração dele condoeu-se que não pode ocultar na presença do rei. 
Dispôs-se a abdicar do conforto e da posição que desfrutava e obter a permissão do rei para viajar a Jerusalém e trabalhar duro, enfrentando oposição e restaurar a cidade.

 
2. Uma rainha a serviço do Reino

Em Ester encontramos uma mulher disposta a colocar em risco a posição privilegiada de rainha e até mesmo a própria vida para salvar o povo. Estava determinada a qualquer custo fazer algo para barrar a sentença que já fora lavrada para por a perder todo o descendente de Israel.
A posição que Deus a elevara tinha um propósito definido. Sempre que o servo de Deus estiver decidido a servir ao Senhor, que o alistou, Deus coloca em posições estratégicas. Ele tem um objetivo em alvo com a nossa vida. Mardoqueu fez ver a Ester a posição na qual ela estava, o que ela podia fazer, e que Deus a chamara para isso. É você um líder? Veja onde Deus o colocou e disponha-te a realizar o propósito que Deus designou para você.


 
3. Um pastor de ovelhas a serviço do Reino

Quem passasse pelas campinas de Belém, em certo campo encontraria Davi, um jovem simples, sem ambição aparente, atrás de um rebanho de ovelhas. Estava fazendo o seu trabalho. Mas naquele coração ardia uma vida de fidelidade e disposição para com Deus e sua obra, fosse ela qual fosse. Foi de lá que Deus escolheu Davi e o colocou à frente de um rebanho muito maior e com imensa responsabilidade. Deus sabia que em Davi habitava um coração segundo o seu próprio coração.
Em Davi vemos um jovem pastor de ovelhas que com armas simples enfrenta "em nome do Senhor" um guerreiro de tamanho incomum e fortemente armado. Enquanto foge do rejeitado rei Saul não faz uso das oportunidades que se apresentaram para eliminar o ímpio, mas confia no Senhor, pois a sua integridade era notória de todos e perante Deus.

Deus coloca em áreas estratégicas pessoas com propósitos e decisão. Vemos em Jerusalém, no Sinédrio, Nicodemos, José de Arimateia e Gamaliel, três homens, que aparentemente eram iguais aos demais senadores, mas Deus tinha objetivos  na vida daqueles homens, e quem ver os Evangelhos e Atos dos Apóstolos verá um Gamaliel em plenário fazendo a defesa dos apóstolos.  Cada um deles prestou serviços inestimáveis na causa do Reino de Cristo.

4. Algumas qualidades encontradas nestes líderes

Podemos encontrar nos líderes chamados por Deus qualidades indispensáveis para bem conduzir a Obra de Deus:

  • Coragem
  • Determinação
  • Temor de Deus
  • Lealdade
  • Confiança em Deus


II. AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER DE DEUS

1. Integridade espiritual

Na escolha de um líder pela direção de Deus, a primeira qualidade a ser observada nele deve ser um compromisso com a sua Palavra. Se Deus escolher alguém para um ministério certamente também o capacitará. Ele zela pela sua obra e não porá a seu serviço vidas descomprometidas com a ortodoxia da sua Palavra, líderes com desvios doutrinários. Embora possamos ver líderes que assim procedem, trazendo danos à Obra, mas tenha certeza, Deus não estava nessa escolha, foi por direção humana.
O líder precisa estar seriamente comprometido com a Palavra de Deus, ser sedento de aprender e colocá-la em ação. Estamos vendo, hoje mais do que antes, tantas heresias que se propagam na Seara, levando muitos incautos ao erro e não poucas vezes a afastarem-se do Caminho. Por isso é necessário uma sábia escolha, sob a direção do Espírito Santo, de líderes que farão conhecida a Verdade da Palavra de Deus.

2. Integridade moral

A capacidade de manter-se íntegro é o mínimo que Deus espera do líder. Integridade significa ter pureza ética, moral e espiritual. Não burlar as leis, não dar jeitinho para que seus projetos pessoais sejam realizados. Não mudar a regra do jogo em benefício próprio. Não subverter o direito do outro, ser verdadeiro. O Dr. Russell Shedd fala com muita propriedade sobre isto: "O líder que mente, que exagera ou que esconde a verdade não tem direito algum de controlar a vida de outros. O homem que mantém-se fiel à verdade em todas as circunstâncias faz com que seja fácil para alguém confiar nele. Em todos os relacionamentos humanos, a mentira, a decepção, as promessas falsas e os contratos não cumpridos, promovem, todos, à desconfiança. E a desconfiança, no topo da organização, é como uma rachadura em uma parede ou uma fenda em uma represa." 

Em 2 Coríntios 1:12 (NVI), Paulo diz: "Este é o nosso orgulho: a nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus." O que eu gosto nesse verso é que o que Paulo está realmente dizendo é: "Eu tenho ministrado com uma consciência limpa. Ninguém pode apontar o dedo para mim. Nossas consciências testificam que nós nos comportamos com integridade." Essa é a marca de um líder.

Em Tito 2:6, ele nos diz que um líder deve ser totalmente inocente. O verso está falando sobre integridade, que é a melhor qualidade de um líder. Em Efésios 5:3 (NVI), ele nos avisa: "Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos."(Rick Warren)



3. Um testemunho irrepreensível

Um líder precisa ter um bom testemunho para que seus liderados e também vejam um exemplo a ser seguido. Vejam Eliseu (2 Rs 4.9); Jó (Jó 1.1,8); Abraão. Elias, Josué, etc.
Não estamos falando aqui em relação a acusações infundadas que por ódio, inveja e outros motivos se levantam contra líderes íntegros, coisas que ocorrem com muita frequência em tempos de grande evolução nas comunicações via mídia escrita, falada e pela internet. Tem se tornado muito comum acusar qualquer pessoa, mesmo sem fundamento, cabendo o ônus da prova em contrário ao acusado, e quando postas por terra tais acusações não tem-se dado na retratação a mesma ênfase da acusação, se houver retratação, por não produzir o mesmo impacto de audiência como  em jogar lixo sobre as pessoas. Jesus mesmo falou ocorreria tais coisas quando orientava seus discípulos a respeito das bem-aventuranças: "Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(....) - Mt 5.11,12.


III. A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE DEUS


 

1. A oração

Em todos os líderes que a Bíblia trata sempre encontraremos a oração como um lema de suas vidas. Na oração eles encontram direção para suas tomadas de decisões, conforto nas horas de dificuldades, sofrimentos e desespero, ânimo quando todas as portas fecham-se. Vemos:
  • Moisés confessando e  rogando perdão em nome do povo. 
  • Salomão pedindo sabedoria para dirigir a Nação; 
  • Daniel buscando revelação de mistérios; 
  • Davi buscando socorro de Deus enquanto foge de seus inimigos. 
  • Neemias confessa a Deus e roga perdão por Israel, busca força e coragem enquanto levanta os muros da cidade e enfrenta séria oposição dos adversários. 
  • Ester, antes de encontrar o rei e fazer sua petição ela jejua e ora por três dias;  
Assim todo o líder na obra de Deus  deve ter uma vida de intensa oração.




 
2. O estudo da Palavra de Deus 

Causa estranheza que certos líderes administram o trabalho do Senhor como uma empresa secular. Embora a Igreja seja uma organização e como tal ela está sujeita às leis naturais, ela é muito mais do isto, ela não é um negócio comum, mas ela rege-se pela leis da Palavra de Deus. O líder de uma igreja não é um empresário que apenas preocupa-se em bem administrar sua empresa para dar lucro financeiro. O líder de uma igreja é responsável em fazer conhecida a vontade de Deus para seus liderados. E para ensinar a sua Palavra ele precisa antes conhecê-la. Precisa de uma vida dedicada ao estudo e conhecimento da mensagem. Vemos hoje cristãos carentes de doutrina da Palavra, são crentes fracos, sem base alguma e que podem ser levados qualquer heresia e movimentos estranhos.
O líder precisa firmar-se na Palavra, ler a Bíblia, estudar seus ensinamentos  para poder transmitir ao rebanho, e assim terá uma Igreja sadia e bem alicerçada.



 
3. Adoração ao Senhor

Adoração não é somente louvor (cânticos), embora louvor sincero também seja adoração. Adoração está relacionado a um coração consternado e agradecido a Deus pelas suas muitas magnificências. Adoração é dirigir a Deus toda honra e glória por tudo aquilo que por intermédio de sua bondade, misericórdia e poder fizermos em sua obra (Sl 103.1-10). O líder deve ser reconhecido para com Deus quando movido pelo Espírito de Deus faz um edificante sermão, quando almas rendem-se aos pés de Jesus através de sua eloquente mensagem. Quando pelo poder de Deus enfermos são curados, demônios são expulsos e maravilhas são operadas (Mc 16.15b; At 1.8). A vida devocional de oração, estudo da Palavra e adoração deve sempre ter lugar na agenda do verdadeiro líder  e deve estar sempre atualizada.
A adoração sincera parte do coração, a verdadeira adoração é a do espírito, Veja Jo 4.23,24).

CONCLUSÃO

O padrão de Deus não é o de uma liderança bem sucedida na esfera secular. Deus não está a procura de executivos ou empresários que possam trazer sua experiência na esfera dos negócios (mesmo porque igreja não é negócio) para enriquecer a administração ou o planejamento estratégico da igreja, como fazem as empresas que dependem do marketing ou da estratégia para sobreviver. Deus está a procura de líderes, homens e mulheres, que tenham compromisso com a vontade e a soberania de Deus e, também, com uma vida íntegra e reta. Resumindo: Deus está a procura de líderes que desejem orientar a sua vida pela perspectiva de Deus. Que Deus tenha misericórdia da sua igreja e da sua liderança.


Pesquisa, organização e textos:
Prof. João Q. Cavalheiro


Fontes:
Lições Bíblicas nº4 do 2º Trimestre/2009, CPAD/RJ
Lições Bíblicas nº5 do 4º Trimestre/2009, CPAD/RJ
Lições Bíblicas nº7 do 1º Trimestre/2010, CPAD/RJ
http://www.estudantesdabiblia.com.br/

6 comentários:

  1. A paz do Senhor pr. e amigo João Q.
    Quero lhe agradeçer pelas palavras no blog Ciência e o Criador, louvo o nome de Jesus em ter um pastor e prof. como amigo, leitor e seguidor do blog. Com a permissão do querido irmão, faço de suas palavras as minhas: são pessoas como sr. pastor que me motivaram neste 1 ano de blog a ir adiante, a não abrir mão da excelência e qualidade das matérias pesquisadas e postadas. Muito Obrigado.
    Que Nosso Deus continue a lhe abençoar.
    Muita paz, saúde ao querido irmão e toda família.
    Abrçs do amigo,irmão e fiel seguidor...
    Demétrius A. Silva
    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor irmão e amigo Demétrius!

    Muito estimulantes suas palavras! Tomo a liberdade para uso das mesmas em retribuição a seu elogioso comentário. O meu desejo é que Deus continue a abençoá-lo nesta tarefa da qual também estou a fazer parte, que é de contribuir para o engrandecimento do Reino de Deus.
    Desejo-lhe um bom e feliz Natal e muitas bênçãos
    neste Novo Ano que se aproxima. Deus o abençoe e também à sua família.

    Abraços do Amigo....

    Pr. João Q. C.

    ResponderExcluir
  3. Pr Cavalheiro,
    A paz

    Para meu deleite, enfim, encontro mensagem como esta, voltada para a importância da liderança cristã. ...E pensar que sabia muito sobre esta matéria!
    Com frequência, repito em meus ditos: Preciso aprender bastante para prosseguir ensinando.
    Parabenizo o dileto mestre pela aula.
    Estima e apreço do conservo e admirador

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor irmão Alberto!

    Humildade sua estimado irmão! Em suas postagens temos encontrado excelentes lições a aprender e seu Livro, o qual tenho o prazer de ler, tenho encontrado um elevado tratado sobre liderança, o qual todo o líder e porque não dizer todo o cristão deveria ler. Muito obrigado por seu estimulante comentário neste meu humilde blog que luto para editar. Deus continue a abençoá-lo em produzir instrutivos textos para delícia de todos seus leitores.
    Tenha juntamente com sua família um feliz Natal um bom Novo Ano. Que as luzes do Natal sejam uma constante em todos os dias do ano que estamos já antevendo.

    Aceite um forte abraço deste seu irmão e amigo..

    João Q. Cavalheiro

    ResponderExcluir
  5. Saudações em Cristo.

    Vou resumir "Edificante e Maravilhoso" para glória de Deus.
    Que o senhor Deus todo poderoso continue lhe abençoando para que possamos alimentar nosso entendimento e por fim honrar a Deus com estas palavras!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor Pr. André!

    Muito obrigado por suas palavras. O meu desejo, da mesma maneira, é que Deus o abençoe em seu ministério de divulgar a Palavra de Deus, arrebatando almas das veredas do inimigo trazendo-as para a Luz de Cristo.
    Abraços do irmão e amigo..

    Pr. João Q.C.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...