Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

EBD - APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO


Lições Bíblicas CPAD - 2º Trimestre de 2012 
Escola Bíblica Dominical
Subsídio à Lição Nº 1 do 2º Trimestre/2012


INTRODUÇÃO AO LIVRO DE APOCALIPSE

Revelação
 (gr apokalupsis, lit "tirar o véu"). Indica a revelação de uma mensagem. De Jesus Cristo. A gramática (gr genitivo subjetivo) indica que a mensagem vem de Cristo.  A chave da interpretação deste livro já está no primeiro versículo: é ensinamento simbólico.


ANÁLISE:

A chave deste livro se encontra no versículo inicial "Revelação de Jesus Cristo". O propósito principal é revelar a pessoa de Jesus Cristo como o Redentor do mundo e conquistador do mal, e apresentar, de forma simbólica, o programa mediante o qual ele dará prosseguimento à sua obra.

A estrutura do livro de Apocalipse se funda sobre quatro grandes visões, cada uma delas principiando com a frase "no espírito", e contendo algum aspecto da pessoa de Cristo e  sua suprema capacidade, como juiz do mundo. Cada visão aparece numa cena diferente e cada qual avança mais um passo no desenvolvimento da ideia central do livro.

O livro de Apocalipse começa com cartas enviadas pelo Senhor a sete igrejas existentes no período apostólico, e que servem de tipos das igrejas de todos os tempos. Nessas cartas, Ele expressa Seus louvores e Suas críticas, concluindo com uma advertência e uma promessa.

Começando pelo quarto capítulo, o vidente é transferido para o céu, e contempla coisas que devem "acontecer depois destas coisas" (4.1). Através de uma série de julgamentos, os selos, as trombetas e as taças, a terra é castigada pelo pecado e o grande dia da ira de Deus é inaugurado. Nenhuma indicação é dada sobre a duração desse processo, embora pareça que será acelerado quando estiver se aproximando do fim.

Nos capítulos dezessete a vinte, nos são fornecidas visões detalhadas sobre a consumação desta dispensação. O retorno de Cristo, gloriosamente, em companhia dos exércitos do céu (19.11-21), o estabelecimento do Reino e sua conclusão por ocasião do julgamento final do trono branco (20.1-15), e a criação de um novo mundo (21.1-8), tudo é descrito. a última visão dá prosseguimento à terceira, ao descrever de modo mais completo a natureza da cidade de Deus (21.9-22.5).

A conclusão do livro consiste em uma chamada à devoção. Se Cristo retornará então a santidade e a indústria são coisas obrigatórias para seu povo. A oração no final do livro deveria expressar o desejo íntimo de todos os crentes: "Amém. Vem Senhor Jesus" (22.20).

AUTOR

O autor do livro de Apocalipse é claramente chamado de João. Encontrava-se aprisionado na ilha de Patmos, para onde havia sido exilado por causa de sua fé cristã (1.4,9; 2.8). Ele era pessoa bem conhecida entre as igrejas da Ásia, e estava classificado como "profeta" (22.9). Justino Mártir (cerca de 135 d. C.), e Irineu  (cerca de 180 d. C) citam, ambos passagens do livro, palavra por palavra, e atribuem-no a João, o apóstolo de Cristo. Em vista de sua linguagem ser tão diferente do evangelho de João, alguns estudiosos pensam que Apocalipse não foi escrito pela mesma pessoa que o evangelho de João. A posição conservadora, entretanto, atribui o livro a João, filho de Zebedeu, que provavelmente o escreveu em cerca de 95 d.C., durante o reinado de Domiciano. A Igreja Ocidental aceitou-o prontamente como livro canônico; mas a Igreja Oriental não o recebeu senão por volta do ano 500 d.C.

ESBOÇO


Introdução: 1.1-8.
Primeira Visão: Cristo e a Igreja, 1.9 - 3.22.
Segunda Visão: Cristo e o mundo, 4.1 - 16.21.
Terceira Visão: Cristo e a vitória, 17.1 - 21.8.
Quarta Visão: Cristo e a Eternidade, 21.9 - 22.5
Epílogo: A Chamada de Cristo, 22.6 - 21.


Bíblia de Estudo Shedd, pp 1758-59.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...