Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL / LIÇÃO 3/ 2º Trimestre 2011



17 de Abril de 2011



O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO 



Texto Áureo: 


"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais  poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sas sandálias; ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11).






Objetivos: 
Saber  o que não é o batismo com o Espírito Santo  
Explicar o que é o batismo com o Espírito Santo
Definir o que é glossolalia e xenolalia.





Glossolalia:
Dom sobrenatural concedido pelo Espírito Santo, que capacita o crente a fazer enunciados proféticos em línguas que lhe são desconhecidas.


Xenolalia:
O  falar em línguas num idioma conhecido, estranho apenas a quem o fala. Um exemplo de  xenolalia pode ser visto em At 2.6.
 A habilidade de falar em uma língua estrangeira que uma pessoa não aprendeu.


Cessacionistas:
Negam a   atualidade do Batismo com  o  Espírito Santo com evidências do falar em outras línguas, afirmando que isso foi somente para o tempo dos apóstolos. Crêem que os dons do Espírito Santo cessaram e não estão disponíveis para a igreja hoje. Baseiam-se em duas premissas. Uma delas diz que os dons eram características do ministério apostólico, são "marcas dos apóstolos". Com a morte destes no século I os dons cessaram. Outra baseia-se em 1Co 13:8. Para eles "o que é perfeito" é a Bíblia Sagrada, ou seja, quando o cânon foi completado, as profecias cessaram e as línguas foram aniquiladas. Estes são os argumentos, por assim dizer, bíblicos para embasar o cessacionismos. Eles também lançam mão de argumentos históricos ("existe séculos de silêncio sobre os dons").
Claro que os argumentos cessacionistas são muito frágeis e facilmente refutáveis à luz da Bíblia. 


Contemporanistas
Aqueles que creem que o Batismo com o Espírito Santo é uma promessa para os nosso dias e, portanto, contemporânea - At 2.39. Fazem parte desta linha teológica todos aqueles que  não  concordam que a promessa carismática, isto é batismo com o  Espírito Santo e os Dons espírituais,  ficou restrito aos dias dos apóstolos, podendo ser incluido a este grupo os pentecostais, neopentecostais, etc.






INTRODUÇÃO:

"É importante levar-se em consideração que embora exista duas correntes teológicas a respeito dessa dispensação, cada uma com suas argumentações e contra-argumentações,  uma coisa é certa que aquele que foi alcançado com essa experiência maravilhosa do batismo sabe o que vivenciou e vivencia. Respeitando as argumentações em contrário, somente aquele que sentiu é que pode emitir opinião a respeito. Se um prato estiver a nossa disposição, posso vê-lo, apreciá-lo, achá-lo atraente ou desprezível, mas só poderei emitir opinião a respeito de seu sabor depois de havê-lo provado. Embora uma teologia sistematizada possa ter sido contrária à extensão do Evangelho aos gentios no tempo dos apóstolos, Pedro foi ao gentios na casa de Cornélio, sob a direção do Espírito Santo. Os teólogos da época desaprovavam, mas Deus havia dispensado diretamente a ele este trabalho." 


O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Revestimento de poder - Lc 24:49- “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”

Unção - I Jo 2:27 – “E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”

Virtude do Espírito - At 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.”
Virtude é poder em ação. É o poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele e ensinar-lhes a observar tudo quanto Ele ordenou.

Diferença entre receber o Espírito Santo e o Batismo no Espírito Santo
Receber: Jo 20.19-22 - “ ... assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
Receber o Batismo: At 1.5, 8; At 2.4; At 2.39


PARA QUEM É O BATISMO 

 – PARA TODOS
At 2:38-39 – “...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”/
Joel 2:28-32 –“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.....”
Existem duas coisas básicas que impedem uma pessoa de receber o batismo com o Espírito Santo: a incredulidade ou pecados não confessados.
O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER?

1- Arrepender dos pecados – At 2:38

2- Crer – Jo 7:38 – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”
3- Pedir – Lc 11:13 –“Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?”
4- Receber – At 1:8 –“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,, que há de vir sobre vós...”

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO...
1. Não está vinculado a mérito, é um dom de Deus (At 10:45).
2. Nem a métodos, pois o Espírito opera como vento (Jo 3:8), “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai...”
3. Nem a datas, pois Jesus o batizador é soberano, e batiza quando lhe apraz.
4. Nem a locais, pois Ele batiza aonde quer.
5. Nem a posturas corporais, pois o que vale é a posição do coração (Jr 29:13) “ buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.”

CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

a) Arrependimento e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador (At 2:38-40), voltando para Deus em mudança radical de atitude.
b) Obediência (At 5:32) “e nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
c) Fé (Jo 7:38; 11:40) – “...se creres verás a glória de Deus.”
d) Busca ardente com perseverança (Mt 7:7) “Pedi, e dar-se-vos-á...”
e) Sede ardente (Sal 143:6) “...a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.”
f) Atitudes dignas de louvor.
g) Coração limpo (Mt 5:8). ”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”


Os resultados do Batismo no Espírito Santo.

- Ousadia e eficácia no testemunho e na pregação (At 1:8; 4:31, 33; 6:8-10; Rm 15:18-19; I Co 2:4).
- Sinais e maravilhas (At 6:8; I Co 2:4; Rom 15:18-19).
- Mensagens proféticas e louvores (At 2:4, 17; 10:46; I Co 14:2, 15).
- Visões da parte do Espírito Santo (Ap. 1:9-20).
- Maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, maior busca de retidão, percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (Jo 16:8; Ef 4:30).
- Maior desejo de orar e interceder (At 2:42; 3:1; 4:31; 6:4; 10:9; Rm 8:26-27; I Tm 2:1-6; Dt 9:1-23; Dn 6:10).
- Maior amor à palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16:13; At 2:42).
- Uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1:4, Rm 8:15; Gl 4:6).
- Submissão aos que estão em autoridade sobre nós (Gl 5:18-21; Hb 13:7; 13:17).

Evidências do Batismo no Espírito Santo

O falar em línguas estranhas, é uma das evidências para se aferir se a pessoa foi ou não batizada no Espírito Santo (At 11:15-17), o que se deu no dia de pentecostes, repetiu-se na casa de Cornélio (At 10:46); em Éfeso (At 19:6); na vida de Paulo (At 9:17-18; I Co 14:18; em Samaria (At 8:20-21), embora a Bíblia não declare, também deve ter havido línguas estranhas por ocasião do avivamento que lá houve nos dias dos apóstolos (veja I Co 13:1). 
       A Bíblia nos dá exemplos de que o falar em línguas estranhas é uma evidência física e audível da plenitude do Espírito em nós, o que é confirmado pela experiência de milhões de batizados. Poderá ocorrer casos de batismo sem o falar imediato em línguas? Pode. Deus é soberano na Sua vontade e não está limitado a fórmulas. Há casos também em que a plenitude do Espírito vem simultaneamente com outros dons, além do dom de línguas. Vejamos alguns exemplos bíblicos do falar noutras línguas como evidência desse batismo:
       No Dia de Pentecoste, estavam reunidos no cenáculo 120 pessoas:
"De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e PASSARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, segundo o Espírito lhes concedia que falassem"(Atos 2.1-4).
       Não apenas os discípulos de Jesus estavam ali. Homens e mulheres, até mesmo Maria, mãe de Jesus receberam a plenitude do Espírito naquele momento (Atos 1.14-15).
"E ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo, pois os ouviam FALANDO EM LÍNGUAS, e engrandecendo a Deus" (Atos 10.44-46).
       A partir do momento em que os cristãos hebreus ouviram os gentios falando em línguas, tiveram a certeza de que haviam recebido o derramar do Espírito.
       Os discípulos em Éfeso:
"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto FALAVAM EM LÍNGUAS COMO PROFETIZAVAM. eram ao todo uns doze homens" (Atos 19.1-7).
Aqui mais de um dom foi concedido no ato do batismo.

     Os crentes samaritanos:
"Então lhes impunham {Pedro e João} as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhe dinheiro"(Atos 8.15-18).
       Por inferência, o que Simão, o mágico, viu foi o FALAR EM LÍNGUAS. Que outro sinal teria visto? Alegria? Não, pois já haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus, e viviam alegres com o novo nascimento. Teriam desmaiado? Não, não há relato bíblico de reações emotivas, tais como queda, choro, desmaio, embora isso possa ocorrer.
       Além desse sinal físico - o falar noutras línguas -, o genuíno batismo no Espírito Santo proporciona o aumento da capacidade de amar, exaltar e glorificar a Deus; fará aumentar o desprezo pelos prazeres mundanos; dar mais convicção da presença do Espírito Santo em nossas vidas; aumentará o apego às Escrituras; elevará o interesse em salvar as almas perdidas e em pregar o Evangelho; proporcionará revestimento de poder para anunciar as Boas Novas com ousadia, coragem, intrepidez e amor, na direção do Espírito:
"Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lucas 24.49; Atos 1.4; 2.14).




CONCLUSÃO:

     Embora o prezado leitor possa saber toda a doutrina a respeito do batismo com o Espírito Santo, ser um profundo conhecedor desta corrente teológica, se você ainda não mergulhou nessa experiência, precisa buscar com insistência pois a promessa é para todos aqueles que a buscarem - At 2.39. Que Deus lhe abençoe concedendo essa maravilhosa experiência espiritual.





2 comentários:

  1. É verdade, meu caro pastor! É de se pensar!
    Enquanto reflito nelas, peço a Deus perdão por ser tão arrogante...
    Abç , passe sempre lá no Paixão e Compaixao!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmão Diego por seu comentário e pela visita em meu blog.
    Certamente com nosso trabalho estaremos contribuindo para o engrandecimento do Reino de Deus.
    Abraços...
    JQCavalheiro
    www.aramasi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...