Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Escola Dominical Moderna.


Gloucester, massa - csp0250651
  1. O movimento religioso que nos deu a Escola Dominical como temos hoje, começou em 1780, na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. O fundador foi Robert Raikes, de 44 anos, redator do jornal local. Raikes foi inspirado a criar a Escola Dominical movido por dois sentimentos principais: 1º) O grande número de crianças pobres que perambulavam pelas ruas da cidade sem um destino aparente. e que devotavam à pilhagem, ao vício e à ociosidade, sem nenhuma orientação espiritual. 2º) Há 15 anos ele trabalhava entre os detentos da prisão local, e viu que este seria o destino daquelas crianças no futuro. A princípio foi muito criticado pelos líderes de sua Igreja, como fundador de uma coisa desnecessária, e foi acusado por alguns mais zelosos de profanador do Domingo.
  2. De acordo com as diretrizes de Raikes, nas reuniões dominicais, além do ensino das Escrituras, era também ministrado às crianças rudimentos de linguagem, aritmética e instrução moral e cívica. O ensino das Escrituras consistia quase sempre de leitura e recitação. Em seguida teve início a prática de comentar os versículos lidos. Muito depois é que surgiram as Revistas da Escola Dominical.




Alguns fatos históricos:
  1. Ao fundar a primeira Escola Dominical em 20.07.1780, Raikes estabeleceu o seguinte: Desenvolver inicialmente uma fase experimental e dependendo dos resultados obtidos, divulgaria ao mundo sua experiência. Mal sabia ele que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e alcançaria o globo, chegando até nós. Seria a maior agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe.. Nessa fase experimental – 1780-1783, Raikes fundou 7 escolas dominicais somente em sua cidade, tendo cada uma cerca de 30 alunos. Os abençoados frutos do trabalho logo surgiram entre as crianças, refletindo isso profundamente nos pais. Estava dando certo a experiência com a Palavra de Deus!
  2. Foi no dia 3 de novembro de 1783 em que Raikes triunfalmente publicou em seu jornal a transformação ocorrida na vida de duas crianças. Até hoje: 03.11.1783 é considerado como o dia natalício da Escola Dominical. Os benditos e abundantes resultados causaram tal impacto no modo de vida da sociedade, que um ano após – 1784, Raikes era o homem mais popular da Inglaterra. Então as Igrejas começaram dar apoio à obra de Raikes e a Escola Dominical passou das casas particulares para os templos.
  3. Em 1784, isto é quatro anos após o início do movimento, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos.
  4. Quem diria que um começo tão humilde como aquele de 1780 através do irmão Raikes, chegasse a tão elevado dividendo? Está escrito em Zacarias 4.10 “...quem desprezará o dia das coisas pequenas?”






A Escola Dominical no Brasil


A Escola Dominical teve seu início entre nós em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis/RJ. O fundador foi o missionário Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah P. Kalley, da Igreja Congregacional. Eram escoceses. Ele fora um médico ateu. Depois foi salvo sob circunstâncias especiais, e chamado por Deus entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião a freqüência foi de 5 crianças. Desde então o crescimento da Escola Dominical tem sido maravilhoso.
O Brasil defronta-se hoje com problemas espirituais, sociais e morais idênticos aos que precederam a fundação da Escola Dominical na Inglaterra, principalmente no que tange à delinqüência juvenil e desagregação da família. A solução cabal para esses males que tanto preocupam o governo e as autoridades em geral, está na regeneração espiritual preconizada na Palavra de Deus, através da Escola Dominical. A Igreja de Deus precisa, pois explorar todo o potencial da Escola Dominical, como agência de ensino da Palavra de Deus e evangelização em geral.


( Manual da Escola Dominical, Antônio Gilberto, CPAD, 1987, pp. 110-117.

3 comentários:

  1. Parabéns pr. João pela mensagem. Não tinhas conhecimento destes fatos históricos, referentes a escola dominical.
    Deus lhe abençoe.
    Abrçs do amigo e irmão em Cristo.
    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário no "Sola Scriptura",parabéns pelo blog e estamos juntos na luta pelo verdadeiro Evangelho.Deus o abençoe!Já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. Querido Pastor, graça e paz!

    Parece até engraçado a leitura deste texto.

    Deus tem colocado no meu espírito o imenso desejo de ensinar a palavra do Senhor.

    Ensinar e fazer discipulos.

    Que o Espirito Santo possa nos capacitar a fazer esta obra.

    Deus abençoe sua vida e seu ministério.

    Pra Thaís Itaborahy

    http://palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...