Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

JESUS E AS CONTRADIÇÕES



Quando Jesus foi apresentado no templo, como era costume dos judeus, um ancião chamado Simeão, profeta, frequentador do templo, tomou o menino nos braços disse à Maria:

(...) Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel e para sinal que é contraditado (Lc 2.34)”.

Todo o ministério de Jesus foi repleto de contradições, a começar pelo nascimento. Nasceu numa manjedoura, quando reis nascem em palácios. Nasceu humilde e entre animais numa estrebaria (Lc 2.1-7; Mt.1-6). Os ricos e nobres da família de Herodes estavam acomodados em suas confortáveis casas, mas o Rei dos reis veio ao mundo e teve como berço uma humilde cocheira e suportou o rigor daquela noite fria envolto panos rasos.
Lucas ainda menciona que aos doze anos Jesus foi encontrado no templo a discutir a doutrina da lei. Ensinava os doutores quando, conforme os costumes e por sua tenra idade, Ele deveria aprender com eles. Lc 2.41-50.
Seu ministério teve início na Galiléia, quando em Caná transformou água em vinho, não em Jerusalém que era o centroda religião dos judeus – Jo 2.1-12; 1.46; 7.32.
O dono do mundo não possuía nenhum bem material, sequer uma residência própria :
E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça – Mt 8.20”.

O profeta Isaias vaticinando a vinda do Messias o chama de Príncipe da Paz:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz - Is 9.6. “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! - Lc 2.14”

Sendo Rei de Paz causou divisão até entre seus familiares:

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra - Mt 10.34,35”.

A oposição entre familiares quando um dos membros faz decisão por Cristo torna-se presente. Uma decisão pessoal e consciente que um pecador, movido pelo Espírito Santo, fizer por Jesus sempre encontrará resistência daqueles que ainda tem as suas consciências cauterizadas pelo pecado.

Pelo medo de perder o trono de Israel o rei Herodes promoveu grande perseguição pretendendo eliminar aquele que era o legítimo herdeiro do Reino (Mt 1.1-17). Foi rejeitado pelos nobres mas aceito pelos pobres:

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve - Mt 11.25, 26”.


Os ensinamentos de Jesus contrastavam com os propalados pelos que dominavam quando Ele exorta seus discípulos a comportarem-se perante o povo com humildade, amor, compaixão e doação, que são menções constantes nos ensinamentos de Jesus - Mt 5.3-12; 38-44”.

Vejamos algumas situações de seu Reino e entronização:

Foi julgado e condenado sem ter culpa alguma – Mt 27.23,24.

Recebeu uma coroa de espinhos em vez de honra – Mc 15.17.

Recebeu escárnios em vez de aplausos – Mc 15.18; Mt 27.29.

Recebeu bofetadas e não adoração – Mt 26.67.

Recebeu cuspe em vez de unção – Mc 15.19; At 10.38.

Subiu a uma cruz e não a um trono – Mc 15.22.- 26; Lc 1.32.
De tudo despojado mas oferecia o Paraíso – Lc 23.39-43.

O Rei Jesus foi morto mas não foi o fim. Quando todos o julgavam derrotado Ele ressuscitou glorioso. Aqueles que O julgavam definitivamente acabado tiveram que ouvir o testemunho daquela gente humilde que gritava: “Ele ressuscitou!”

E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados e como mortos - Mt 28.1-4.

Um dia Ele voltará glorioso nas nuvens então será entronizado perante todos, quer queiram ou não, todo olho o verá e todo o joelho se dobrará perante Ele – At 1.10,11; Rm 14.11; Fp 2.10,11.


Pr. João Q. Cavalheiro

3 comentários:

  1. Realmente. Nosso Senhor Jesus, sempre andou na contramão de um mundo cheio de dor, tristeza e desamor.
    Que possamos estar vigilantes, aguardando a gloriosa vinda de Cristo.
    Deus lhe abençoe pastor João.
    Abraços.
    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Irmão Demetrius!
    Obrigado por vosso comentário e que Deus lhe abençoe também.
    Continuo visitando e seguindo vosso blog, muito rico em conteúdos.
    Abraços de......
    João Q. Cavalheiro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...