Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

UMA ESCADA ATÉ O CÉU

Gn 11.3,4
A Presença de Deus entre os homens


Algum tempo após o dilúvio (Gn 11.3,4) os homens reuniram-se e resolveram construir uma torre, cujo topo tocasse os céus. Certamente uma idéia absurda,  que teve sua origem na mente de Satanás, procurando alterar, de uma maneira grosseira, os planos de Deus.  Veja:


 “Decorridos 120 anos depois do dilúvio, os habitantes de Sinar começaram a construir uma torre, para, talvez, formalizarem algum culto idólatra. Mas Deus confundiu-lhes a língua que falavam, dispersando-os em seguida. Daí em diante, a torre passou a ser conhecida como Babel que, em hebraico, significa "confusão". É bem provável que a torre de Bellus, na cidade de Babilônia, haja sido a culminação de  Babel. Constituía-se numa pirâmide quadrada de 8 pisos, cuja base media mais de 1 quilômetro de circunferência - Gn 10.10; 11.3, 4, 9,10. ( BEP, CPAD, 1995, pg. 47)”.

Era um projeto humano que Deus não aprovou,  "Torre de confusão". Confusos são os projetos humanos promovidos pelo inimigo para alterar o Plano Divino. Deus não pode ser ultrapassado e todos os projetos humanos ou diabólicos serão confundidos. As promessas de Deus têm o seu tempo (Kairos)  para o cumprimento.

Quando Jacó fugia de seu irmão Esáu, para terra de Arã – Gn 28.12,13, enquanto dormia teve um sonho e nele uma escada estava apoiada na terra mas o topo chegava ao céu e por ela os anjos do Senhor subiam e desciam. O Senhor estava no topo e de lá falou-lhe renovando as promessas feitas com Abraão e Isaque. A terra de suas peregrinações ser-lhe-ia dada como herança para sempre.

Nesta passagem duas profecias da promessa foram mencionadas. A primeira promessa veio a cumprir-se quase 500 anos depois, quando aquelas terras foram conquistadas por Josué e o Povo de Israel tomou como posse a Terra Prometida.


A Segunda promessa ou revelação, foi relativo à Sua presença em comunicação constante através de “uma escada” que chegava ao céu e nela os anjos de Deus comunicando-se com o homem continuamente, veio a cumprir-se 2500 anos depois com o advento da primeira Vinda de Jesus, o seu ministério na terra, e continua a cumprir-se através dos tempos até a volta prometida dEle: “...daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem - Jo 1.51". 


Os anjos de Deus permanecem ainda subindo e descendo. O Senhor continua conosco. O canal de comunicação entre o homem e Deus permanece aberto. Deus compromete-se a estar conosco todos os dias. Então, simbolicamente, através de "uma escada",  mantém a comunhão com a Igreja comprada, lavada e santificada por seu sangue. 


Ele quer diariamente comunicar-se com o homem regenerado: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” Mt 28.20b.


Pr. João  Q. Cavalheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...