Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL / LIÇÃO 1/ 2º Trimestre 2011

Data: 

03 de Abril de 2011                                                   

Tema:

QUEM É O


ESPÍRITO 


SANTO  
      

Texto Áureo: 

" E eu rogarei ao Pai, ele vos dará outro 


Consolador, para que fique convosco 


para sempre" (Jo 14.16).             


Objetivos: 
      
Conhecer os principais pontos da doutrina bíblica do Espírito 

Santo.  

Explicar o que é aseidade do Santo Espírito.
                                                   
Saber que o Espírito Santo tem personalidade



                             

O ESPÍRITO SANTO



INTRODUÇÃO


Quando Jesus caminhava com seus discípulos rumo ao monte das Oliveiras de onde seria ascenso ao céu Ele ordenou a eles para que permanecessem em Jerusalém, onde deveriam aguardar o Espírito Santo que haveria de descer sobre eles e os revestiria de poder para testemunhar na sua cidade, província,  vizinhança e em todas as partes do mundo - At 1.8.
O Espírito Santo é o penhor da garantia de que Jesus está conosco e há de voltar - 2 Co 1.22. Ele testifica em nós juntamente com o nosso espírito que somos filhos Dele - Rm 8.16. Por isso é importante conhecermos melhor esse fiel companheiro que intercede por nós com gemidos levando a Deus as nossas petições que não somos capazes de expressar - Rm 8.26.
Eis alguns termos do hebraico e/ou do grego que é importante conhecermos no desenrolar deste estudo:

parakletos           Consolador, Advogado
allos                     um outro do mesmo tipo
ruach                   espírito, vento (hebraico)
pneuma               espírito, vento (grego)

A palavra 'parakletos', traduzida como "Consolador" em João 14:16, é também traduzida como "Advogado". Em I João 2:1 e neste versículo refere-se a Jesus Cristo. Jesus Cristo é nosso Consolador. Cristo confortou os Apóstolos com a promessa da presença de uma outra pessoa divina em sua ausência - João 14:16: O Espírito, "outro Consolador" que deve ser igualmente uma pessoa divina. A palavra grega usada em João 14:16 para "outro" é allos que significa "um outro do mesmo tipo" ao invés de heteros que significa "um outro de um tipo diferente."




I. A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO




A palavra "espírito" é a tradução, no Velho Testamento, da palavra Hebraica ruach e, no Novo Testamento, da palavra Grega pneuma. Estas palavras também são traduzidas como "vento" (Salmos 1:4; João 3:8). Estas palavras podem referir-se também ao espírito humano (I Tessalonicenses 5:23), aos anjos (Hebreus 1:7), ou a natureza de Deus (João 4:24). A idéia central é a do poder invisível. 


O Espírito Santo, todavia, é uma Pessoa Divina e nunca deve ser visto como um espírito criado (que nega a sua divindade) ou, como a mera presença ou poder de Deus (que nega a sua personalidade).




II. A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO



A. O Espírito Santo é chamado Deus - (Atos 5:3-4, 9; I Coríntios 3:16; Efésios 2:22; II Coríntios 3:17).

O Espírito é chamado Adonai "Senhor" (Compare Atos 28:25 com Isaías 6:8-9).

O Espírito é chamado Jeová (Compare Hebreus 10:15-16 com Jeremias 31:31-34).1

B. O Espírito Santo está associado ao Pai e ao Filho num mesmo nível de igualdade - (Mateus 28:19) [Observe que a palavra "nome" está no singular significado assim que o poder, a glória e a autoridade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo é uma só] (I João 5:7; II Coríntios 13:14).

C. O Espírito Santo tem todos os atributos de uma pessoa da Trindade
  1. Onipotência - Gênesis 1:1-2; João 3:5
  2. Onisciência - I Coríntios 2:10.
  3. Onipresença-Salmos 139:7-8.
  4. Eternidade - Hb 9.14
  5. Vida - Romanos 8:2
  6. Santidade - Mateus 28:19.
  7. Soberania - João 3:8; I Coríntios 12:11.
  8. Imutabilidade: Ml 3.6; Hb1.11.


III. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO



A personalidade (quer dizer, a qualidade ou fato de ser uma pessoa) do Espírito Santo é um fato descrito na Bíblia tanto quanto a personalidade do Pai e do Filho. Quando o homem nega essa verdade fica evidente uma cegueira Satânica. Satã, quem ataca toda a verdade, tem atuado em duas frentes contra a doutrina da personalidade do Espírito Santo:



Ao atribuir personalidade ao Espírito pensamos que Ele não é uma energia impessoal, uma abstração, uma influencia, ou emanação. Ele é uma inteligência auto-cônscia, autodeterminada, voluntária, sensiente. Pode-se dizer que a personalidade existe onde se encontrem unidas numa combinação singular inteligência, emoção a volição, ou senso comum e autodeterminação" (Bancroft, Elemental Theology).






IV. O ESPÍRITO SANTO E A TRINDADE



A Bíblia nos ensina que enquanto há um só Deus (Deuteronômio 6:4), há três personalidades na divindade (Mateus 28:19; I João 5:7). Neste estudo da divindade do Espírito Santo seria ajudador se relembrássemos do relacionamento entre as Pessoas do Deus Trino.



A. Deus, o Espírito Santo - Teologicamente falamos do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade e é Ele quem Procede do Pai e do Filho (João 15:26; Salmos 104:30; Gálatas 4:6; Filipenses 1:19). "Processão Eterna" esta frase é usada para descrever o relacionamento do Espírito Santo com o Pai e o Filho.



B. Deus, o Filho - Jesus Cristo é o Filho unigênito do Pai. Cristo tem sido sempre o Filho do pai (Gálatas 4:4; João 3:16; Isaías 9:6). "Geração Eterna" esta frase é usada para descrever o relacionamento do Filho entre o pai. Teologicamente falamos de Cristo como a Segunda Pessoa da Trindade.


C. Deus, o Pai - O pai nem "procede" e nem é "gerado" por ninguém e assim falamos dEle como a Primeira Pessoa da Trindade. Devemos lembrar-nos que estes termos nunca podem implicar inferioridade às Pessoas Divinas. Mesmo que estes relacionamentos a nos não sejam compreendidos mentalmente, eles devem ser aceitos ou logo nos afastaremos da doutrina do Trinitarianismo para o Unitarianismo.




V. ALGUNS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO COMO PESSOA



Ele executa funções que são características quem possui personalidade. Não está alheio aos nossos atos ou ao comportamento da criação ou da natureza

  • Ele pensa - I Coríntios 2:10-11; Atos 15:28
  • Ele sente:
  • Ele pode ser entristecido - Efésios 4:30 .
  • Ele pode ser contristado - Isaías 63:10.
  • Ele ama - Romanos 15:30 (podemos mencionar aqui que é impossível entristecermos a uma   pessoa que não nos ama).
  • Ele exerce volição (poder de escolha) - I Co 12:11. 
  • Ele age:
  • Ele inspirou as Escrituras - II Pedro 1:21 .
  • Ele ensina - João 14:26.
  • Ele guia - Romanos 8:4.
  • Ele fala - Atos 8:29; 13:2.
  • Ele convence - João 16:8-11.
  • Ele regenera - João 3:5.
  • Ele conforta - João 14:16.
  • Ele testifica - João 15:26.
  • Ele intercede - Romanos 8:26.
  • Ele chama ao ministério - Atos 13:2; 20:28.
  • Ele cria - Jó 33:4
Há, aproximadamente, cinqüenta títulos atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia e cada um deles nos revela um aspecto da Sua pessoa ou obra.


CONCLUSÃO

            O conhecimento da Doutrina do Espírito Santo é importante e necessário. Por ele poderemos ter maior comunhão com esse fiel companheiro que nos assiste e convence os homens dos pecados deles - Jo 16.8-11.
O Espírito Santo nunca deve ser confundido com os Seus dons - (I Coríntios 12:4, 7-11; Atos 2:38). Todos os Cristãos têm o "dom do Espírito Santo," mas nem todos tem toda a "diversidade de dons".

Pesquisa, Comentários,  Adaptação e organização:
Pr. J.Q.Cavalheiro


                                                                                                                    
Fontes:
Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD).
O Que a Bíblia diz sobre o ESPÍRITO SANTO (Stanley M. Horton - CPAD)




















2 comentários:

  1. Diante destas e muitas outras verdades, muito bem aqui comentadas pelo Professor e Pr. João Q. Cavalheiro, como não reconhecer o Espírito Santo como uma Pessoa?
    Parabens meu amigo, tenho lido com freqüência o teu blog e o tenho recomendado a outros.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Pastor e companheiro. Obrigado por vossos comentários e recomendações deste blog. Com certeza Deus há de retribuir-lhe (1 Co 15.58).
    Vosso em Cristo.....

    Pr. João Q. Cavalheiro

    www.aramasi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...