Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


AS FIÉIS PROMESSAS DE DEUS

ZC 8: 2-9


Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelei por ela”.
Assim diz o Senhor dos exércitos: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos: monte de santidade.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu bordão, por causa da sua muita idade.
E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se isto for maravilhoso ao resto deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? Diz o Senhor dos Exércitos.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente; e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade em justiça.
Assim diz o senhor dos Exércitos: Esforcem-se as mãos de todos vós, que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas, que estiveram no dia em que foi posto o fundamento da casa do Senhor dos Exércitos, para que o templo fosse edificado ““.

A Bíblia assegura muitas promessas dirigidas à nação de Israel, o povo escolhido, e em extensão à Igreja como o Novo Israel de Deus. As promessas de Deus à humanidade tiveram início quando da queda do homem no jardim do Éden. Nesta promessa Deus comprometia-se em mandar um Salvador para remissão do homem – Gn 3.15. Essa promessa foi renovada por diversas vezes e assim encontramos na Bíblia, no estabelecimento de um concerto com Abraão e renovado com Isaque, Jacó, Davi, Ezequias, Esdras, etc. Por ela Abraão deixou a sua terra e seus parentes e partiu apenas firmado na esperança de que a alcançaria pela fé.
Às vezes estamos tão familiarizados com a promessa bíblica por muito termos ouvido sua repetição, nas páginas da Bíblia ou através de pregadores, que até podemos esquecer que ela também nos diz respeito, que é também para nós e deixamos de conhecer sua aplicação prática.
As promessas de Deus comportam um princípio fundamental: Somente Deus é que estabelece as condições e ao homem cabe submeter-se a esta condição, a obediência. Sem a obediência aos preceitos divinos, Deus fica descompromissado do cumprimento da sua promessa. Contudo, sempre que homem procurou retornar aos princípios estabelecidos, Deus renovou o concerto firmado e permaneceu fiel ao prometido. Toda quebra da promessa teve a sua causa na desobediência humana; Deus permanece fiel para todo sempre. Estamos a ver algumas promessas feitas por Deus ao povo de Israel, à Igreja e a nós individualmente. Vemos também a fidelidade de Deus em cumprir estas promessas. Embasados nesta fidelidade incontestável temos a certeza de que aquelas que ainda não se cumpriram, por não haver chegado o seu tempo, também cumprir-se-ão, pois ambas tiveram a mesma origem, a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...