Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CRISTO É O FUNDAMENTO DA PROMESSA




"Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito” Lc 22.37.


A garantia de que se realizará tudo o que Deus prometeu está na pessoa de Jesus. A situação de desvio do homem do propósito divino mediante a situação pecaminosa, resultante da queda, Deus corrigiu com a promessa de um Salvador proveniente da própria semente da mulher – Gn 3.15 - Este teria como alvo a redenção da criatura, pisando a cabeça da “serpente” e resgataria assim com seu próprio sacrifício toda a humanidade perdida e desgarrada.
Através de todo o texto bíblico encontramos manifestações de que Deus continuava firme em seu propósito e estas promessas mencionaram muitos patriarcas, legisladores e profetas. Em momento nenhum duvidaram. Viveram apenas na esperança.
No livro de Juizes 11.31,34-38 ocorreu um fato que deve ser examinado. Quando Jeftá, juiz em Israel saiu para lutar contra os amonitas fez um voto ao Senhor. Neste voto ele prometeu que se Deus fosse com ele naquela batalha e lograsse vitória contra seus inimigos, quando voltasse, aquilo que de sua casa viesse ao seu encontro, ele ofereceria em sacrifício de holocausto ao Senhor.
Provavelmente ele julgava que viesse ao seu encontro um animal. Seu voto foi impensado e ele não mediu as consequências. Ao retornar, vitorioso, veio ao encontrá-lo sua única filha e ele perturbou-se muito por isso. Ela, porém, aquiesceu no voto do pai e, por dois meses, lamentou-se pelo fato de não deixar geração, descendentes, e assim não ser contada na genealogia do Salvador que haveria de vir.
Vejamos o que ocorreu com Rute, uma gentia, moabita, nora de Noemi. O marido morreu, sem lhe deixar filhos. Quando Noemi decidiu retornar de Moabe para Israel aconselhou Rute que não a acompanhasse, mas ela decidiu a acompanhá-la para onde Noemi fosse e assim sucedeu. Por iniciativa da sogra, Rute constituiu família com Boaz, um parente de Noemi, e dessa união nasceu Obede, que foi avô do Rei Davi, ancestral na genealogia de Jesus (Rt 4.13-17; Mt 1.5-16). Devido a perseverança e fé desta mulher ela foi abençoada sendo precursora do enviado de Deus, o que era o anseio de qualquer pessoa em Israel.
Quando os espias que Josué enviou a Jericó, para tomar conhecimento da terra e do povo, Raabe, uma mulher de moral duvidosa, os acolheu em sua casa para que eles não fossem vistos pelos soldados do rei. Apesar da condição moral desta mulher, ela fez algo que agradou a Deus e isto lhe fez digna de fazer parte da geração do Messias, fazendo também parte da galeria dos heróis da fé, juntamente com Abraão e outros – Js 2.1-21; 6.23-25; Mt 1.5; Hb 11.31. Deus se apraz em tomar as pessoas e coisas que nada são na concepção humana e fazê-las úteis no seu plano, na sua obra – Rm 4.17.
O crente também, como Rute, Raabe, Davi e outros pode fazer parte da genealogia espiritual de Jesus. Paulo falou que desejava muito que Cristo fosse gerado em seus seguidores. Gl 4.19.
Com o advento da manifestação de Jesus e pela obra durante o seu ministério que culminou com a morte vicária no Calvário cumpriram-se as promessas referentes à sua pessoa até aquele momento, mas Ele mesmo, através de um Novo Testamento estabeleceu a renovação do concerto, e assim vivemos na fé e esperança de que Ele continua fiel à promessa e nEle depositamos toda a confiança - 2 Co 1.20.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...