Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011



SEHOL-HADES

            Sehol do hebraico no Antigo Testamento e Hades do grego, no Novo Testamento. É um lugar de repouso consciente. A Bíblia fala dos crentes falecidos como “os que dormem no Senhor” – 1 Co 15.6; 1 Ts 4.13., e isto não se refere a uma forma de dormir inconsciente, mas de repouso, descanso. As atividades no Sheol-Hades não implicam que os mortos possam sair daquele lugar, mas que estão retidos até a ressurreição de seus corpos para apresentarem-se perante o Senhor. Aqueles que morreram sem Cristo além de estarem em plena consciência ainda terão lembranças desta vida, o que tornará o tormento ainda maior – Lc 16.9-31; 23.43; At 7.59. O lugar provisório dos mortos não foi sempre assim. Antes da morte de Jesus era diferente. Vejamos:

Antes do Calvário:

             Antes da morte de Jesus no Calvário o Sheol-Hades era composto de três divisões distintas. Para entendimento melhor desta habitação provisória dos mortos ilustraremos por três círculos concêntricos. A primeira parte é o lugar dos justos, chamado “Paraíso”, “Seio de Abraão”, “Lugar de consolo” – Lc 16.22-25; 23.43. A Segunda é a parte dos ímpios, denominada “Lugar de tormento” – Lc 16.23. A terceira parte fica entre a dos justos e a dos ímpios, e é identificada como “lugar de trevas”, “lugar de prisões eternas”, “abismo” – Lc 16.26; 2 Pe 2.4; Jd v. 6. Nessa terceira parte foi aprisionada uma classe de anjos caídos, a qual não sai desse abismo, senão quando Deus permitir, nos dias da Grande Tribulação – Ap 9.1-12: Jd v.6. Não há qualquer possibilidade de contato com os espíritos caídos; habitantes do “poço do abismo”.


Depois do Calvário:

               Após o evento do Calvário, com a morte de Jesus, houve uma mudança dentro do mundo dos espíritos dos mortos. Quando Jesus enfrentou a morte e a sepultura, e venceu, efetuou uma mudança radical no Sheol-Hades – Ef 4.8-10; Ap 1.17,18. A parte do Paraíso foi transferida para o terceiro céu, na presença de Deus – 2 Co 12.2,4, separando-se completamente das “partes inferiores”, onde continuam os ímpios mortos. Hoje, quando um crente morre, ele não vai mais para o Hades. Ele vai estar com Cristo – 2 Co 5.6-8.

              Somente os justos gozam dessa mudança em esperança pelo dia final quando esse estado temporário se acabará, e viverão para sempre com o Senhor, num corpo espiritual ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...