Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BATALHA ESPIRITUAL

A IGREJA E O PODER SOBRE AS FORÇAS DO MAL

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Efésios 6:12.

E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão os demônios;.....”
(Mc. 16:17)


         A presença de forças espirituais no mundo é uma realidade. O Apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos de Éfeso já dizia

...a nossa luta não é contra a carne, o sangue...., sim contra as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal...”(Ef.6.12).
Não há como negar a presença maligna nas constantes guerras, assassinatos, prostituição, roubos, estupros e crimes os mais diversos que tanto afetam e dissabores trazem à nossa sociedade. O Apóstolo João já nos dizia:

Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno”(I Jo 5.19).

            A presença maléfica se manifesta até mesmo naqueles atos que julgamos simplesmente procedentes da maldade ou fraqueza humana; na violência; na desobediência; na promiscuidade; nos atos obscenos; no desespero; na opressão; no medo; na depressão, etc.

       Pessoas há que constantemente sofrem perturbações, têm visões estranhas de “fantasmas”, “assombrações”, contatos com “extra-terrestres”, mantêm comunicação com pessoas já falecidas; são atacados por forças estranhas que muitas vezes os levam até a praticar coisas que em são juízo não desejariam fazer; são as hostes demoníacas agindo na vida destas pessoas.

           Muitas foram as ocasiões em que Jesus ou algum dos apóstolos se depararam com possessões demoníacas. Encontramos em Mateus Cap. 8 e versos 28 a 32 uma passagem quando Jesus encontrou-se com dois endemoninhados gadarenos e quando estes se depararam com Jesus as legiões de demônios que possuíam aquelas vidas lamentaram dizendo:

...Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?”

e, na certeza que seriam expulsos, rogaram que lhes fosse permitido apossarem-se de uma grande vara de porcos que eram apascentados naquelas proximidades, os quais possuídos pelas hostes demoníacas, jogaram-se no mar e morreram todos.

              A presença de Deus perturba os demônios, os quais não O podem resistir; assim também o cristão, revestido do poder de Deus tem autoridade para expulsá-los, sejam eles de que natureza forem e onde estiverem. A Palavra de Deus não faz restrições, Ele deu-nos o poder e autoridade para ordená-los que saiam. Mc. 16.17.

              Paulo, o Apóstolo dos gentios, na cidade de Filipos, hoje território da Grécia, foi por diversos dias seguido por uma jovem que possuía um espírito de adivinhação (demônio), a qual com seus dotes “extra-sensoriais” dava muito lucro aos seus donos. Cremos ser ela duplamente escrava, humana e espiritualmente. Esta moça seguia os apóstolos, e com suas adivinhações perturbava o trabalho de Deus no qual os apóstolos estavam envolvidos, mas Paulo, com a autoridade que o Senhor lhe outorgara, voltou-se para ela e ordenou que o espírito adivinho lhe deixasse e no mesmo momento ela foi liberta. At.16.16-19.

             “As expressões vocais demoníacas da jovem escrava eram consideradas a voz de um deus; por isso os serviços dela como adivinha eram muito procurados, dando grande lucro aos seus donos. Através de Paulo, Cristo demonstrou aqui, mais uma vez, seu poder sobre o império do mal” (Bíblia de estudo Pentecostal, pg. 1667, Nota).

             Normalmente não faz parte da liturgia da igreja a exorcização, isto é, a igreja não deve andar a procura de demônios para exorcizá-los, como isto fosse uma parte do culto, como é costume de alguns grupos por aí a fora. Os demônios não podem habitar com o povo de Deus:

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos (demônios) IICo 6.16;

mas quando da manifestação deles temos por dever perante Deus de ordenar a libertação da vida que esteja sendo escravizada pelo Diabo, pois esta é a ordem do Senhor. Mc. 16.17.

               A manifestação demoníaca pode ocorrer de diversas maneiras, até mesmo de uma forma muito sutil, aparentemente inocente, cujos objetivos diabólicos são de perturbar e atrapalhar o bom andamento da obra de Deus, como já mencionamos com a moça adivinha. Não podemos nos submeter às forças do mal, pois o Diabo veio para roubar matar e destruir, mas Jesus veio para que tenhamos vida e Vida com abundância, Jo.10.10.

Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e, então, roubará a sua casa” Mc. 3.27.

              Um dos destaques principais do evangelho segundo Marcos é o propósito firme de Jesus em derrotar Satanás e suas hostes demoníacas. Em 3.27, isto é descrito como manietar o valente (Satanás) e, “roubará a sua casa” (libertar os escravos de Satanás). O poder de Jesus concedido à igreja sobre Satanás fica claramente demonstrado na libertação de vidas atormentadas pelos demônios.
                                                                                                                                                             JQC                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...