Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AS PROMESSAS SÃO PARA OS HUMILDES






Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” -Tg 4.6”.


Humildade: O crente precisa reconhecer que depende de Deus; reconhecer a sua pequenez e a ausência de qualquer mérito diante do Senhor.

O Senhor atenta para os humildes. Ainda que ele possa ser desprezado, afligido, esquecido ou deixado de lado pelos demais, o Senhor não esquecerá dele e a tempo lhe ouvirá e virá em socorro - Sl 138.6. Deus dá graças aos humildes. “Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” -Tg 4.6. Talvez por um momento poderá alguém pensar que Deus não tome conhecimento de seus atos, mas no tempo de Deus Ele dará a justa recompensa a cada um - Is 66.2.

Na cidade de Nazaré, na Galiléia, vivia uma moça, de família humilde e sem representação na casa de Israel. Em Jerusalém havia um rei com toda a sua pompa e serviçais, muitos soldados a seus serviço e poder em suas mãos. Não foi da casa real que Deus escolheu para nascer o Salvador, mas achou graça em Maria, aquela moça humilde.

Já vi pessoas arrogantes, cheias de si, com aparência de importante, de um momento para outro “ir para o chão” e seu lugar ser ocupado por alguém a quem não era dada importância alguma. Um exemplo bíblico disto podemos ver quando Samuel foi ordenado a escolher um rei entre os filhos de Jessé. Não foi aos moços de formosura e boa aparência que ele ungiu, mas a Davi, o humilde pastor de ovelhas.

E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”. Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes. Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui...... Então, mandou em busca dele e o trouxe . E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é”.1Sm 16.6,7,11,12.

O homem dá muita importância para a aparência, a apresentação, o trajar e talvez a uma conta bancária. Vê-se constantemente anúncios em jornais quando se faz ofertas de empregos e observa-se que uma das qualidades exigidas é “Boa aparência”. Deus, porém, com olhar penetrante vê o interior, os sentimentos do homem, aquilo que talvez o homem não tenha interesse em mostrar porque lhe poria em situação incômoda ou pouco recomendável para si, e por isso ele procura esconder. Oremos a Deus para que nos dê olhos espirituais para podermos ver aquilo que olhos terrenos não podem ver.

O jovem discípulo do profeta Eliseu nada via além de um grande exército a rodear a casa, quando o profeta rogou a Deus para que abrisse os olhos do moço e assim ele pode ver e dizer: “maior são aqueles que estão conosco do que que estão os com eles” porque um exército com cavaleiros e inumeráveis carros de fogo estavam sobre as montanhas e os guardava, era o exército do Senhor – 2 Rs 6.14-17.
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. 2 Co 5.18.
Parece um paradoxo, mas é assim que são as coisas de Deus, estranhas para os homens.

Quando Israel passava dificuldades, e era constantemente atacado pelos filisteus que levavam todo o produto de suas lavouras, Deus escolheu a Gideão, o menor da casa de seu pai, a menor de sua nação, para trazer libertação ao povo – Jz 6.11-16. Meu irmão, se quiseres ser usado por Deus não procures exaltação para tua própria glória ou engrandecimento, mas faz com que tudo seja feito para a glória de Deus e serás um vencedor. Sê “um Davi”, “um Gideão”, “um José”, “um Calebe”, “um Moisés”, “um Josué”. Sê humilde na presença de Deus e serás elevado à altura da vontade do Senhor. Deus tem promessas para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...