Parte 1
A oração é, antes de tudo, uma ligação. Esta ligação dá-se nos planos vertical e horizontal, comunhão com Deus e com nossos irmãos. Ela está figurada na cruz, a cruz de Cristo na qual nossa oração é firmada. Nas linhas do plano desta cruz está a comunhão plena e a resposta de nossas orações. “Sem Deus o homem nada pode, sem o homem Deus nada quer” (Nascido para a Batalha, pg. 111). Vejamos na oração ensinada por Jesus e que podemos encontrar em Mt 6.9-13
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!”
Esta oração, ensinada por Jesus, é demonstrada tanto no plano vertical como horizontal, tendo por plano de fundo a Cruz de Cristo, pois ela nos liga a Deus a nível vertical (céu, terra; Deus, nós), e entre nós e os irmãos, ela se pronuncia no plural (nosso). A comunhão entre os irmãos é uma condição para que a oração seja atendida. Quando oramos de forma egoísta, somente no plano horizontal e ainda limitado ao “eu”, por não haver lugar para Deus e nem comunhão com os irmãos, Ele não atenderá esta oração. Oração somente a plano vertical é impedida pela falta de comunhão com os irmãos.
Ligação no plano vertical (com Deus):
- Pai Nosso que estás no céu. = Franqueza, autorização para chegar-se a Ele.
- Santificado seja o teu Nome = Culto.
- Venha o teu Reino = Comunhão e domínio de Deus sobre tudo.
- Seja feita a tua vontade = Submissão a Ele.
- Assim na Terra como no Céu = Pontos extremos da Relação.
Ligação no plano horizontal (com os irmãos):
- O pão nosso de cada dia dá-nos hoje = Suprimentos material e espiritual.
- Perdoa as nossa dívidas = Redenção.
- Assim como perdoamos os nossos devedores = Condição.
- E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal = Socorro.
- Porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! = Entrega total.
Pr. João Q. Cavalheiro
Continua....
Nenhum comentário:
Postar um comentário