Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011





O AVIVAMENTO

"LIBERALIDADE E FIDELIDADE"


"Tomaram, pois, de diante de Moisés toda oferta alçada que trouxeram os filhos de israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária. e falaram a Moisés, dizendo: o povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o senhor ordenou se fizesse. porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.”
Ex 36.3,5,7.

Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade -
2 Rs 12.9,10,15..

Um avivamento também implica em disponibilidade generosa de contribuição. Desperta no servo de Deus uma alegria imensa em contribuir. Quando Moisés recebeu ordem de Deus para construir o tabernáculo, ainda no deserto , ele solicitou que o povo trouxesse ofertas alçadas de ouro, prata e outras coisas de valor para serem utilizadas no levantamento da casa do Senhor, o povo trouxe ofertas em tão grande abundância que foi preciso que Moisés fizesse passar pelo arraial um arauto dizendo ao povo que bastava de ofertas.

Tomaram, pois, de diante de moisés toda oferta alçada que trouxeram os filhos de israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária. e falaram a moisés, dizendo: o povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.” Ex 36.3,5,7.


Por que isto? O avivamento despertou no povo o amor pela obra de Deus. Assim também aconteceu com os discípulos nos primeiros dias da Igreja – At 2.42-4; 4.32.

Semelhantemente aconteceu quando o rei Joás, de Judá, determinou a reforma do templo em Jerusalém, ele ordenou que se trouxesse ofertas em dinheiro, prata e ouro como recursos para esta obra e o povo voluntariamente contribuía com seus bens, como podemos ver em 2 Rs 12.9,10,15.

Porém o sacerdote Joiada tomou uma arca, e fez um buraco na tampa, e a pôs ao pé do altar, à mão direita dos que entravam na Casa do SENHOR; e os sacerdotes que guardavam a entrada da porta depositavam ali todo o dinheiro que se trazia à Casa do SENHOR. Sucedeu, pois, que, quando viram que já havia muito dinheiro na arca, o escrivão do rei subia com o sumo sacerdote, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na Casa do SENHOR. Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade.


Não esqueçamos da promessa de Deus ao que contribui:
Deus ama o que dá com alegria – 2 Co 9.7; 8.15.


Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lc 6.38.


         O avivamento também impõe fidelidade nos trabalhadores da obra, porque a presença do Espírito Santo implica em temor e respeito pelas coisas sagradas, como vemos no versículo 15 supracitado. Não havia necessidade de se pedir conta da aplicação dos recursos aos trabalhadores, pois estes obravam com fidelidade e disto estavam todos convictos, o rei, o sacerdote e os encarregados da construção. Será que nossos líderes, e nós como tal, temos agido sempre com fidelidade? Ou será que agimos secretamente como se ninguém outro deva saber?

      Deus impõe sobre o verdadeiro crente o peso da responsabilidade pela sua obra, de maneira tal que não haveria necessidade de fiscalização, sendo esta apenas uma formalidade. Quando ouvimos de que certos líderes religiosos causaram prejuízos à igreja ou a seus membros, apossando-se indevidamente de  bens e recursos financeiros, nos conscientizemos, por estes ou por outros motivos, da necessidade de um avivamento na vida dos obreiros e talvez de toda igreja. Esse avivamento precisa começar por todos nós, por eu, que escrevo esta página e por você que a lê! O desafio está lançado, será que teremos coragem de encará-lo? Que Deus nos abençoe neste propósito!









3 comentários:

  1. Por isso esperamos avidamente a retorno do Messias. Ora vem Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário e apoio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Precisamos com urgência deste avivamento que leva o povo a contribuir generosamente, mas que faz também com que o administrador seja fiel. “... porque procediam com fidelidade”.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...